| Código: | MED303 | Sigla: | EDP |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| CNAEF | Ciências da educação |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ciências da Educação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MCED | 26 | Plano Oficial | 2 | - | 52 | - |
O estágio curricular do Mestrado em Ciências da Educação tem como objectivo, favorecer a iniciação à prática profissional autónoma e a integração no meio profissional. através do contacto com os contextos de exercício da profissão.
Os conteúdos programáticos são contextuais pois os estágios organizam-se de acordo com os vários domínios do MCED e num leque alargado de contextos, previamente protocolados para a cooperação, estando coberta a multiplicidade de funções profissionais do perfil do mestre em CE, das quais destacamos: conceção, implementação, avaliação e execução de programas e projectos de intervenção educativa, comunitária e institucional, e gestão, avaliação e animação da formação. O estagiário é duplamente orientado, por um supervisor local que acompanha as atividades realizadas e por um docente orientador que reúne regularmente com os estagiários, para assegurar a ligação entre a aprendizagem teórica e as exigências práticas. Compete igualmente ao orientador garantir a mediação entre a faculdade e as entidades de acolhimento durante o estágio, no início, para ajustar o estágio, e no final para colher a avaliação da supervisão (qualitativa).
A bibliografia é variável em função do contexto de estágio. No entanto, algumas referências bibliográficas de base são consideradas, dados os objectivos gerais e específicos do estágio:
O estagiário passa de uma situação inicial de participação por observação para um exercício progressivamente mais autónomo, no contexto de uma prática continuamente refletida, seja na relação com o orientador, seja com o supervisor.
Para além da informação proveniente dos contactos regulares entre orientador e estagiário, são realizadas reuniões entre o estagiário, o orientador e o supervisor; este, no final do estágio preenche uma ficha de avaliação qualitativa que entrega ao orientador.
Seminários entre estagiários e orientadores, por domínio, também têm lugar como momentos de formação conjunta.
Apesar de a orientação se realizar continuadamente, pratica-se avaliação através da entrega de relatório final. No final do ano é entregue um relatório pelo estudante onde se apresentam e analisam teórica e metodologicamente as atividades realizadas e o valor da experiência do estágio para a profissão. Em época própria, tem lugar a apresentação e defesa pública, com júri, do relatório de estágio.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese | 50,00 |
| Participação presencial | 25,00 |
| Trabalho escrito | 25,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Realização de Estágio | 340,00 |
| Total: | 340,00 |
Experiência em contexto real de trabalho, continuada no tempo (340horas) com avaliação qualitativa da supervisão local e presença continuada nas sessões de orientação.
O Estágio curricular do MCE rege-se por um regulamento próprio disponível na página dop curso.
A produção do Relatório de Estágio também obedece a normas próprias constantes em documento acessível na página do curso.