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Cidadanias e Diversidade

Código: MED201     Sigla: CD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Estudos Sociais/Políticas Públicas/ Ciências da Educação

Ocorrência: 2016/2017 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: https://sigarra.up.pt/fpceup/FICHA_DISCIPLINA.EDITAR?p_cad_codigo=MED201&p_periodo=2S&p_ano_lectivo=2011/2012
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 42 Plano Oficial 1 - 3 24 81
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2017-05-05.

Campos alterados: Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Componentes de Avaliação e Ocupação, Observações Bibliográficas

Língua de trabalho

Português e Inglês

Objetivos

Esta UC procura trazer para a formação de estudantes questões postas pelo confronto com cidadania na sua relação com o estado, com comunidades e na sua relação entre indivíduos. A sua relação estreita com direitos civis, políticos, sociais e com os de nova geração, os direitos culturais, é focada de forma central. A educação como direito social é uma questão central na UC. As questões de inclusão/exclusão e a diversidade socio-cultural são também estruturantes desta UC.

Objectivos da formação 
. debater educação como direito social
. debater conceitos de cidadania, inclusão/exclusão, diversidade cultural
. conhecer contribuições marcantes nas questões mencionadas
. identificar processos e contextos sociais geradores de exclusão/ inclusão

Resultados de aprendizagem e competências

Competências (relativas ao perfil)
. análise crítica de dispositivos e contextos sócio-educativos em torno da igualdade e diversidade, da protecção social, da produção e acesso à cultura;
. investigação em educação, por referência a contextos de educação formal e não-formal e de natureza social, cultural

Resultados da aprendizagem

. distinção dos vários conceitos de cidadania

. identificação da relação entre cidadania e direitos civis, políticos, sociais e culturais

. conhecimento das sociedades contemporâneas como caracterizadas pela diversidade socio-cultural

 . análise de textos visuais/escritos e de problemáticas sócio-educativas em torno da cidadania e diversidade, da protecção social, da produção e acesso à cultura

. produção de ensaio em torno de um 'produto cultural' à luz de educação como direito social/educação e diversidade cultural.


Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos de Introdução às Ciências Sociais, de Sociologia da Educação, Sociologia da Familia, de Socioantropologia da Cultura e de Politicas Educativas, entre outras, são contribuições relevantes para a realização da UC:  

Programa

 . Conceitos de cidadania e sua problematização: cidadania como direitos; cidadania como dever; cidadania como conceito contestado 


. Debates em torno de cidadania - as teorias em campo : as perspetivas liberais; o repulicanismo cívico; as perspetivas social-democratas -  perspetivas de T.H Marshall; as perspetivas neo-conservadoraas perspetivas feministas e de novos movimentos sociais.. 


.  A educação como direito social, entendido a partir das perspetivas de T. H. Marshall.  

. Inclusão/Exclusão: conceitos de exclusão e de inclusão; processos sociais e exclusão; as pessoas imigrantes e direitos (denizens & citizens)

. Diferença como recurso social (I. Young): o conceito de diferença; distinção de diferença como desigualdade; o debate igualdade vs diferença; contestando a divisão público-privado; para além de igualdade e diferença; um universalismo diferenciado (R. Lister)

.  Diversidade e Interculturalidade: um universalismo diferenciado (R.Lister); o desafio da diversidade e diferença para a cidadania; redistribuição,reconhecimento, cuidadr e soldariedade (J. Baker, K. Lynch..)

Bibliografia Obrigatória

Bourdieu Pierre; A Miseria do Mundo, Vozes, 2001
Touraine Alain; Iguais e diferentes. ISBN: 972-771-063-8
Arnot Madeleine; Educating the gendered citizen, Routledge, 2009
Bolivar antonio; Educacion para la ciudadania
Perrenoud Philippe; Escola e cidadania. ISBN: 85-363-0420-0
fonseca Laura; justica social e educacao, afrontamento, 2009
Santos boaventura sousa; A critica da razao indolente, afrontamento, 2000

Observações Bibliográficas

De notar que nem todos os textos referenciados na 'bibliografia obrigatória' foram selecionados para a seção 'documentos' do Sigarra. São os textos que se encontram na seção 'documentos' que são centrais para a realização dos ensaios desta UC.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

De actividades de contacto

 

Exposição teórica e conceptual

          Apresentação de textos por estudantes

Debates


Conferência

 

Acompanhamento tutorial

 

 

 

 

De trabalho autónomo

 

Trabalho de grupo

 

Pesquisa bibliográfica

 

 

Trabalho de campo

 

Preparação de apresentação de trabalhos de grupo ou individuais

 

 As atividades desenvolvidas que serão tomadas em conta para a avaliação na UC serão:

I - Partipação nas aulas

II.  A - Elaboração de trabalho de pesquisa focando problema
relacionado com temáticas abordadas na UC.

ou 
    B - Apresentação aprofundada de ensaio na aula sobre obra selecionada com docente (c/ entrega trabalho escrito)
ou    

  C - Elaboração de um ensaio sobre um filme ou romance, incidindo sobre temáticas dos direitos, da cidadania, da inclusão/exclusão, da diversidade cultural, em que se torne clara: identificação de uma problemática na leitura do filme ou do romance relevante para a UC; desconstrução de um olhar a partir de contributos selecionados da UC, em particular com recurso aos textos a selecionar em 'Documentos' (ver abaixo).

D. Elaboração de ensaio a partir de uma imagem que se articule intensamente com as temáticas abordadas na UC, devendo incluir a justificação da sua escolha e uma interpretação pessoal, como enquadramento para uma análise teoricamente informada, como se acentua abaixo.

Qualquer um destes trabalhos escritos não deve exceder as 5000 palavras e deverá ser objeto de consulta com docente respetiva. Helena C. Araújo (livros e filmes); Eunice Macedo (imagens).
Qualquer ensaio deverá articular-se com 3 ou 4 textos incluidos nos documentos do Sigarra. Encontram-se aproximadamente dez textos, que deverão ser objeto de seleção da parte de estudantes. Propõe-se que não se incluam outros textos e que a discussão (filme/imagem/livro) se baseie no diálogo critico e interpretativo com os 3 ou 4 (ou mais) textos selecionados dos documentos. A articulação com esses textos não é apenas ao nivel de mera citação, mas de articulação estruturada. Espera-se que o diálogo se estabeleça entre imagem/cena(s) do filme/romance e contributos dos textos escolhidos. As referências bibliográficas deverão ser corretamente integradas.

A entrega dos trabalhos deverá ser por mail e em papel (frente e verso, pf, por razões ecológicas e poupança). 

Palavras Chave

Ciências Sociais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 30,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho de investigação 30,00
Total: 90,00

Obtenção de frequência

O/a estudante obtém a frequência da unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito/a, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25 % das aulas previstas.

Fórmula de cálculo da classificação final


A classificação da unidade curricular é expressa numa escala inteira de 0 a 20. 
O envolvimento dos/as estudantes e a apresentação final terá uma ponderação máxima de 20% na classificação final. O ensaio ou trabalho terá uma ponderação de 80%.
 
Os e as estudantes que tenham apresentado ensaio na aula estão dispensados da última apresentação, pois já a realizaram numa das sessões e deverão entregar o trabalho escrito até três semanas depois da sua apresentação. Os restantes trabalhos escritos serão entregues, em geral, até 31 de Maio e a apresentação decorre em Junho. Espera-se que a apresentação seja com base em material visual (powerpoint, nomeadamente) que permita à docente e colegas estudantes apreender o sentido do trabalho realizado. 

 

 

 

Provas e trabalhos especiais

n.a.

Trabalho de estágio/projeto

n.a

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os/as estudantes, em situações previstas pela legislação e pelos regulamentos em vigor, que não possam frequentar as aulas, deverão contactar a docente desde o início das aulas. Deverão realizar o trabalho ou ensaio mencionado, que terá de ser acompanhado pela docente, e deverá ser apresentado no final perante colegas. Para além disso, além do ensaio acima referido, deverão entregar uma ficha de leitura (em datas a combinar com a docente).

 

 

 

Melhoria de classificação

Para efeitos de melhoria de nota, os/as estudantes têm a possibilidade de se apresentar a exame.

Observações

Bibliografia
Araújo, Helena C. (2007) "Cidadania na sua polifonia - debates nos estudos de educação feministas" in Educação, Sociedade e Culturas, 25, 83-116.
Arnot, Madeleine (2009)"Educating the global citizen" in Educating the Gendered Citizen (pp.223-251), New York:Routledge. 
Arnot, Madeleine (2007) "Masculinidades de classse trabalhadora, escola e justiça social: revisitando o significado sociológico de Paul Willis em Learning to Labour" in Educação, Sociedade e Culturas, 25, 9-42.
Benhabib, Sheila (2004) The Rights of Others ? Aliens, residents and citizens, Cambridge: Cambridge University Press.
Bolivar, Antonio (2007) Educación para la ciudadanía ? algo más que un asignatura, Barcelona: Ed. Graó.
Bourdieu, Pierre (1999) A miséria do mundo, (pp. 683-713), Petrópolis: Editora Vozes.
Capucha, Luís (1998) "Pobreza, exclusão e marginalidades", in J. M. Viegas e A. F.  (orgs) Portugal: Que Modernidade?, Oeiras: Celta.  
Casanova, Maria José (2009) Etnografia e Produçõa de Conhecimento - reflexões críticas a pariir de uma investigação com ciganos portugueses, Lisboa:ACIDI
Costa, Alfredo Bruto da (1998) Exclusões, Lisboa: Gradiva.
Estêvão, Carlos (2007) "Direitos Humanos, Justiça e Educação", in Educação, Sociedade e Culturas, 25, 43-81.
Fonseca, Laura (2007) "Corpo falado: sexualidades, poder e educação" in Educação, Sociedade e Culturas, 25, 135-168.
Fonseca, Laura (2009) Justiça social e educação, Porto:Afrontamento.
Fraser, Nancy e Gordon, Linda (1995) "Contrato versus Caridade: porque não existe cidadania social nos Estados Unidos?" in Revista Crítica de Ciências Sociais, 42, 27-52
Heater, Derek (2005) What is Ciizenship?, Cambridge: Polity Press
Lanskey, Caroline (2010) "Citizenship  education for young people in secure institutions in England and Wales in Educação, Sociedade e Culturas,30, 41-56 
Lister, Ruth (2007) “Inclusive Citizenship: realizing the potential” in Citizenship Studies, 11 (1), 49-61
Marshall, T.H. (1967) "Cidadania e Classe Social? in Cidadania, Classe Social e Status", pp. 57-114, Rio: Zahar Editores, 1950
Osler, Audrey & Starkey, Hugh (2005) Changing Citizenship - democracy and inclusion in education, Maidenhead: Open Univ Press.
Perrenoud, Philippe (2005) Escola e cidadania ? o papel da escola na formação para a democracia, Porto Alegre: Artmed
Santos, Boaventura Sousa (2000) A crítica da razão indolente, (pp. 209-235), Porto, Edições Afrontamento.
Stoer, Stephen R. & Magalhães, António (2005) A Diferença Somos Nós ? a gestão a mudança social e as políticas educativas e sociais, Porto: Afrontamento
Torres, Carlos A. (2007) "El lugar de las diversidades y de ls ciudadanias en la sociologia de la Educación, in Revista Portuguesa de Educação, 20 (1), 7-45
Touraine, Alain (1995) O racismo hoje, in M. Wieviorka,  (org.) Racismo e Modernidade, (pp.25-43), Lisboa: Bertrand Editora.
Touraine, Alain (1997) Iguais e diferentes, (pp. 127-172), Lisboa: Instituto Piaget.   
Young, Iris M. (2000) Inclusion and Democracy, Oxford: Oxford University Press
Zimenkova, Tatiana (2011) "Diversity: Future project or current challenge? Construction of the term diversity within citizenship education in Europe in Educação, Sociedade e Culturas, 32, 23-40

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