| Código: | DE120 | Sigla: | DCSJ |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Ciências da Educação |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ciências da Educação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MCED | 14 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 49 | 162 |
Compreensão dos processos sociais, culturais e históricos subjacentes à construção da juventude e do modo como têm contribuído para estruturar os quotidianos e percursos juvenis.
Analise de forma crítica o papel da escola enquanto sistema significativo na definição da juventude e dos processos de transição juvenis.
Interpretação sistemática e aprofundada dos contributos teóricos clássicos e contemporâneos em torno das identidades, contextos e culturas juvenis.
Mobilização apropriada de conceitos fundamentais provenientes dos estudos juvenis na análise de contextos e diagnóstico de problemas
Problematização de realidades juvenis contemporâneas à luz de conceitos e perspetivas teóricas.
Formulação de quadros concetuais de suporte a projectos de investigação e de intervenção.
Esta UC tem como finalidade construir a base teórica e concetual para problematizações posteriores em torno das juventudes, seus projetos e contextos. Foca-se no campo teórico dos estudos sobre as juventudes e na dinâmica da sua construção enquanto constructo social. Contribui para se equacionarem os desafios que as juventudes colocam a diferentes contextos sociais, locais e globais, nomeadamente aos educativos. Discute o modo como diferentes instituições, em particular a instituição escolar, contribuem, no exercício dos seus objetivos societais fundamentais, para estruturar o tempo da juventude e as expectativas que sobre elas recaem.
Deste modo, os conteúdos programáticos desenhados, tem como objetivos:
Fornecer um quadro teórico e conceptual sustentado que permita desenvolver um entendimento integrado dos estudos juvenis e das abordagens metodológicas na pesquisa sobre jovens.
Fornecer conhecimentos aprofundados sobre juventudes e estudos juvenis, que permitam uma atitude crítica nas leituras e interpretação das suas culturas, transições, percursos e exclusões.
Desenvolver perspectivas críticas sobre diferentes percursos, culturas, transições e exclusões juvenis de modo a serem capazes de realizarem análises contextualizas das juventudes e seus percursos para a cidadania.
Os objetivos identificados encontram fundamentação na forma como o programa se encontra organizado: uma primeira parte que procura dar conta de correntes, estudos e teorias fundamentais mais clássicas e contemporâneas, não esquecendo aquele que tem sido o contributo da Sociologia da Educação, permitindo aos estudantes contatar com um mapa dos estudos juvenis mais relevantes; uma segunda parte que trata da emergência e crise do conceito de transições juvenis, fundamental para se compreenderem aquelas que são também as expectativas sociais em torno das juventudes e a construção da autonomia nos espaços sociais disponíveis. Finalmente, o programa discute as culturas juvenis na sua diversidade, procurando fornecer aos estudantes conhecimentos que lhes permitam analisar criticamente as juventudes nas suas diversidades, recorrendo á teoria da interseccionalidade para se discutirem os diferentes acessos à cidadania a justiça social.I. FUNDAMENTOS TEÓRICOS NOS ESTUDOS SOBRE JUVENTUDE: PERSPETIVAS HISTÓRICAS, SOCIAIS, CULTURAIS E EDUCACIONAIS
1.1. A CONSTRUÇÃO DA JUVENTUDE E SUAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E SOCIOLÓGICAS
.Teorias geracionais, classistas, culturalistas, feministas
.Estudos culturais Juvenis: dos contributos do CCCS às abordagens contemporâneas
.Comunidades, identidades e culturas juvenis: abordagens subculturais e pos-subculturais
.A juventude enquanto problema
.O papel dos media na construção de uma ideia de Juventude
.Juventudes globais vs locais;
1. 2. CONTRIBUTOS DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO PARA A COMPREENSÃO DAS JUVENTUDES
.A construção da juventude a partir do sistema educativo
.Produção/reprodução de percursos educativos juvenis
II. TRANSIÇÕES JUVENIS e IMPREVISIBILIDADE NA POS-LINEARIDADE
2.1. Debates contemporâneos sobre a incerteza da transição
2.2. Juventudes, presenticidade e des- Futurização
2.3. Desemprego, família e autonomia: o limites às transições, flexibilidade e responsabilização
III. TOPOGRAFIAS DE PERTENÇA e ESPAÇOS JUVENIS DE CIDADANIA
3.1. EXPERIÊNCIAS JUVENIS E CULTURAS SITUADAS: a abordagem da interseccionalidade
3.2. ESPAÇOS JUVENIS DE AFIRMAÇÃO e PARTICIPAÇÃO: direitos, justiça e participaçãoSendo uma UC fundamentalmente teórica as aulas terão uma componente forte de exposição, mas também de debate crítico de textos, autores/as, clássicos e contemporâneos fundamentais. No sentido de se construir um ambiente educativo colegial e inclusivo formar-se-ão pares pedagógicos, seguindo experiências anteriores.
A avaliação recai sobre a realização de um ensaio crítico, escrito, individual, em torno de conhecimentos teóricos e conceptuais sobre as juventudes, seus contextos e culturas. Pretende-se que neste trabalho os/as estudantes sejam capazes de mobilizar conhecimentos teóricos e de explorar de forma criativa e aprofundada modos de pensar as juventudes, quer no âmbito de possibilidades de investigação quer de intervenção.
Este trabalho traduzirá a dinâmica dos pares pedagógicos constituídos por elementos que tendencialmente têm experiências distintas (formação e trabalho), sendo capazes de integrar, investigar e traduzir teoricamente as aprendizagens e reflexões mútuas.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Trabalho escrito | 100,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Elaboração de relatório/dissertação/tese | 30,00 |
| Estudo autónomo | 40,00 |
| Frequência das aulas | 39,00 |
| Total: | 109,00 |