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Dinâmicas da Construção Social da Juventude

Código: DE120     Sigla: DCSJ

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Educação

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 14 Plano Oficial 1 - 6 49 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Compreensão dos processos sociais, culturais e históricos subjacentes à construção da juventude e do modo como têm contribuído para estruturar os quotidianos e percursos juvenis.


Analise de forma crítica o papel da escola enquanto sistema significativo na definição da juventude e dos processos de transição juvenis.

 

Interpretação sistemática e aprofundada dos contributos teóricos clássicos e contemporâneos em torno das identidades, contextos e culturas juvenis.

 

Mobilização apropriada de conceitos fundamentais  provenientes dos estudos juvenis na análise de contextos e diagnóstico de problemas

 

Problematização de realidades juvenis contemporâneas à luz de conceitos e perspetivas teóricas.

 

Formulação de quadros concetuais de suporte a projectos de investigação e de intervenção.

Resultados de aprendizagem e competências

Esta UC tem como finalidade construir a base teórica e concetual para problematizações posteriores em torno das juventudes, seus projetos e contextos. Foca-se no campo teórico dos estudos sobre as  juventudes e na dinâmica da sua construção enquanto constructo social. Contribui para se equacionarem os desafios que as juventudes colocam a diferentes contextos sociais, locais e globais, nomeadamente aos educativos. Discute o modo como diferentes instituições, em particular a instituição escolar, contribuem, no exercício dos seus objetivos societais fundamentais, para estruturar o tempo da juventude e as expectativas que sobre elas recaem.

 Deste modo, os conteúdos programáticos desenhados, tem como objetivos:

Fornecer um quadro teórico e conceptual sustentado que permita desenvolver um entendimento integrado dos estudos juvenis e das abordagens metodológicas na pesquisa sobre jovens.
Fornecer conhecimentos aprofundados sobre juventudes e estudos juvenis, que permitam uma atitude crítica nas leituras e interpretação das suas culturas, transições, percursos e exclusões.  

Desenvolver perspectivas críticas sobre diferentes percursos, culturas, transições e exclusões juvenis de modo a serem capazes de realizarem análises contextualizas das juventudes e seus percursos para a cidadania.

Os objetivos identificados encontram fundamentação na forma como o programa se encontra organizado: uma primeira parte que procura dar conta de correntes, estudos e teorias fundamentais mais clássicas e contemporâneas, não esquecendo aquele que tem sido o contributo da Sociologia da Educação, permitindo aos estudantes contatar com um mapa dos estudos juvenis mais relevantes; uma segunda parte que trata da emergência e crise do conceito de transições juvenis, fundamental para se compreenderem aquelas que são também as expectativas sociais em torno das juventudes e a construção da autonomia nos espaços sociais disponíveis. Finalmente, o programa discute as culturas juvenis na sua diversidade, procurando fornecer aos estudantes conhecimentos que lhes permitam analisar criticamente as juventudes nas suas diversidades, recorrendo á teoria da interseccionalidade para se discutirem os diferentes acessos à cidadania a justiça social.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I. FUNDAMENTOS TEÓRICOS NOS ESTUDOS SOBRE JUVENTUDE: PERSPETIVAS HISTÓRICAS, SOCIAIS, CULTURAIS E EDUCACIONAIS

1.1. A CONSTRUÇÃO DA JUVENTUDE E SUAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E SOCIOLÓGICAS

.Teorias geracionais, classistas, culturalistas, feministas

.Estudos culturais Juvenis: dos contributos do CCCS  às abordagens contemporâneas

.Comunidades, identidades e culturas juvenis: abordagens subculturais e pos-subculturais

.A juventude enquanto problema

.O papel dos media na construção de uma ideia de Juventude

 .Juventudes globais vs locais;

1. 2. CONTRIBUTOS DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO PARA A COMPREENSÃO DAS JUVENTUDES

.A construção da juventude a partir do sistema educativo

.Produção/reprodução de  percursos educativos juvenis

 

II. TRANSIÇÕES JUVENIS e IMPREVISIBILIDADE NA POS-LINEARIDADE

 2.1. Debates contemporâneos sobre a incerteza da transição

 2.2. Juventudes, presenticidade e des- Futurização

 2.3. Desemprego, família e autonomia: o limites às transições, flexibilidade e responsabilização

 

III. TOPOGRAFIAS DE PERTENÇA e ESPAÇOS JUVENIS DE CIDADANIA

3.1. EXPERIÊNCIAS JUVENIS E CULTURAS SITUADAS: a abordagem da interseccionalidade

3.2. ESPAÇOS JUVENIS DE AFIRMAÇÃO e PARTICIPAÇÃO: direitos, justiça e participação

Bibliografia Obrigatória

Silva Sofia Marques da; Da casa da juventude aos confins do mundo. ISBN: 978-972-36-1217-2
Ball Stephen J.; Choice, pathways and transitions post -16. ISBN: 0-7507-0860-3
Fonseca Maria Laura Pereira da; Vozes, silêncios e ruídos na educação escolar das raparigas
Epstein Jonathon S. 340; Youth culture. ISBN: 1-55786-851-4
Pais José Machado; Culturas Juvenis

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Sendo uma UC fundamentalmente teórica as aulas terão uma componente forte de exposição, mas também de debate crítico de textos, autores/as, clássicos e contemporâneos fundamentais. No sentido de se construir um ambiente educativo colegial e inclusivo formar-se-ão pares pedagógicos, seguindo experiências anteriores.

A avaliação recai sobre a realização de um ensaio crítico, escrito, individual, em torno de conhecimentos teóricos e conceptuais sobre as juventudes, seus contextos e culturas. Pretende-se que neste trabalho os/as estudantes sejam capazes de mobilizar conhecimentos teóricos e de explorar de forma criativa e aprofundada modos de pensar as juventudes, quer no âmbito de possibilidades de investigação quer de intervenção.  

Este trabalho traduzirá a dinâmica dos pares pedagógicos constituídos por elementos que tendencialmente têm experiências distintas (formação e trabalho), sendo capazes de integrar, investigar e traduzir teoricamente as aprendizagens e reflexões mútuas.

 

 



Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 30,00
Estudo autónomo 40,00
Frequência das aulas 39,00
Total: 109,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Ensaio escrito individual - 100%
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