Código: | P505 | Sigla: | PPC |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Psicologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Psicologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIPSI | 54 | Plano Oficial | 3 | - | 3 | 30 | 81 |
No final do semestre os estudantes devem ser capazes de: Dominar os conceitos chave do desenvolvimento e da comunicação e aplicá-los à prática psicológica com crianças. Aplicar técnicas de comunicação para o estabelecimento de uma relação empática e não avaliativa com crianças. Aplicar técnicas de comunicação facilitadoras da autoexpressão das crianças no contexto de uma entrevista. Elaborar questões abertas, precisas, simples e com linguagem adequada ao nível de desenvolvimento das crianças. Realizar entrevistas semiestruturadas com crianças visando a recolha de informação. Aplicar estratégias de distanciamento adequadas em função do nível de desenvolvimento proximal das crianças. Refletir sobre a informação recolhida e as competências de interação utilizadas durante as interações com as crianças, tomando como pano de fundo perspetivas teóricas acerca do desenvolvimento da criança e do processo comunicacional.
1. Domínio dos principais conceitos da comunicação que servirão de base à intencionalidade na construção da relação com a criança, atribuindo-lhe a especificidade e qualidade necessária.
2. Competências de entrevistas com crianças.
3. Competência na utilização da atividade da leitura conjunta de um livro como veículo de estimulação do desenvolvimento da criança.
4. Integração de conhecimentos teóricos e práticos acerca do desenvolvimento da criança e suas implicações para a avaliação e intervenção com crianças em diferentes domínios profissionais.
1. Modelos teóricos que enquadram conceptualmente a prática psicológica com crianças 1.1. Perspetivas do desenvolvimento humano: bioecológica, transaccional e sociocultural 1.2. Teorias da comunicação humana. 2. Competências de comunicação e de construção da relação com a criança: atitudes rogerianas e micro-competências. 3. Técnicas específicas de facilitação da comunicação com a criança. 4. Técnicas de entrevista com crianças: construção de guião e elaboração de questões. 5. Estratégias de promoção do desenvolvimento: andaime e distanciamento.
1. Método expositivo (perspetivas teóricas)
2. Role-play de técnicas de comunicação com crianças
3. Treino de entrevistas com crianças
4. Treino de estratégias de distanciamento com crianças
5. Debate em grande grupo sobre as experiências de simulação e de trabalho direto com crianças
Designação | Peso (%) |
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Trabalho de campo | 20,00 |
Trabalho escrito | 70,00 |
Trabalho laboratorial | 10,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de relatório/dissertação/tese | 30,00 |
Estudo autónomo | 10,00 |
Frequência das aulas | 28,00 |
Trabalho de campo | 8,00 |
Trabalho laboratorial | 5,00 |
Total: | 81,00 |
A obtenção de frequência envolve a participação dos estudantes em pelo menos 75% das aulas efetivamente lecionadas, e a realização, em grupo, de dois trabalhos.
A nota final (0-20 valores) é atribuída com base nos seguintes elementos: 1. Realização de uma entrevista semiestruturada a uma criança ou adolescente com objetivo de recolha de informação, e respetiva reflexão sobre o trabalho efetuado (45%) + 2. Implementação de uma situação de interação com crianças (leitura conjunta de um livro de histórias) de forma a promover o seu desenvolvimento e respetiva reflexão sobre o trabalho efetuado (45%) + 3. Participação nas atividades realizadas nas aulas e realização de exercícios individuais em casa (10%).
Não estão contemplados.
Nos casos em que o estatuto do estudante lhe permita não frequentar as aulas (e.g. TE), o estudante poderá usufruir desse direito em relação à participação presencial nas aulas. Contudo, tendo em consideração as características das componentes de avaliação desta unidade curricular, o estudante terá de realizar individualmente as seguintes atividades e tarefas com a respetiva ponderação na classificação final: 1. Realização de uma entrevista semiestruturada a uma criança ou adolescente com objetivo de recolha de informação, e respetiva reflexão sobre o trabalho efetuado (40%) +2. Implementação de uma situação de interação com crianças de forma a promover o seu desenvolvimento; respetiva reflexão sobre o trabalho efetuado (40%) + 3. Realização de uma prova de avaliação teórico-prática (20%).
Qualquer situação que implique uma avaliação especial será apresentada pelo estudante e analisada pelos docentes no início do semestre.
Tendo em conta as características das componentes de avaliação e de ocupação desta unidade curricular não está contemplada a melhoria da classificação.