| Código: | P826 | Sigla: | SGDD |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIPSI | 1 | Plano Oficial | 2 | - | 3 | 30 | 81 |
No final desta unidade curricular os estudantes devem ser capazes de: - Distinguir as noções de sexo e género; - Compreender como a diferenciação em função do sexo influência múltiplos aspectos da vida em sociedade; - Tomar consciência dos processos de construção social do género, do impacto de estereótipos e atitudes sobre o desenvolvimento e o bem-estar; - Contactar com diversos quadros teóricos que permitem analisar de modo crítico certas formas de diferenciação ou discriminações sociais em função do género; - Analisar criticamente algumas questões específicas ligadas à diferenciação em função do género na sociedade actual.
No final desta unidade curricular os estudantes devem ser capazes de: - Distinguir as noções de sexo e género; - Compreender como a diferenciação em função do sexo influência múltiplos aspectos da vida em sociedade; - Tomar consciência dos processos de construção social do género, do impacto de estereótipos e atitudes sobre o desenvolvimento e o bem-estar; - Contactar com diversos quadros teóricos que permitem analisar de modo crítico certas formas de diferenciação ou discriminações sociais em função do género; - Analisar criticamente algumas questões específicas ligadas à diferenciação em função do género na sociedade actual.
Introdução ao estudo do género 1. Construção social do género 1.1. Introdução à psicologia do género 1.2. O género como categoria social 1.3. Diferentes perspectivas teóricas sobre a identidade de género 1.4. Os estereótipos de género 2. Diversidade sexual e de género 2.1. Identidades sexuais e de género LGBT 2.1.1. Carácter multidimensional da identidade sexual 2.1.2. Abordagem histórica e psicológica da orientação sexual 2.1.3. Perspectiva desenvolvimental da identidade sexual 2.2. Diversidade sexual e de género e preconceito 2.2.1. Evolução na conceptualização do preconceito contra pessoas LGBT 2.2.2. Factores associados ao preconceito contra pessoas LGBT 2.2.3. A situação em Portugal, na Europa e no resto do mundo 2.3. Diversidade sexual e de género e família 2.3.1. Relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo 2.3.2. Parentalidade LGBT 3.Género e a conciliação de papéis familiares, profissionais e parentais 3.1. Introdução: situação actual a nível nacional e internacional 3.2. Modelos de gestão dos papéis profissionais e familiares 3.3. Género e divisão do trabalho familiar 3.4. A dinâmica familiar e a gestão de papéis 3.5.Papel das organizações e comunidade na gestão de papéis 3.6.Parentalidade e gestão de papéis
Exposição teórica de conteúdos, com recurso eventual a outras actividades (e.g. vídeos, dinâmicas de grupo), com promoção da participação e discussão. Actividades de contacto: apresentação e discussão das teorias e investigações no domínio dos estudos de género a volta de duas problemáticas específicas em grande grupo e ilustração com casos concretos Trabalho autónomo: leitura e estudo pelos alunos de artigos e textos sobre as temáticas da disciplina, identificação de objectivos e hipóteses de estudo para a elaboração de um trabalho de campo, aplicação de um instrumento de recolha de dados sobre o tema (entrevista ou questionário), análise dos dados e apresentação dos mesmos sob a forma de um poster. Discussão do trabalho com docentes e investigadores externos à unidade curricular.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 30,00 |
| Trabalho de campo | 70,00 |
| Total: | 100,00 |
A frequência das aulas é obrigatória
- A avaliação é contínua: os alunos devem estar presentes e activos nas aulas (10%). - Participação ativa em pelo menos duas reuniões intercalares a marcar com o/a docente responsável pelo módulo no qual se enquadra o trabalho (20%). Serão apresentados seis temas que deverão ser escolhidos por grupos de trabalho constituídos preferencialmente por cinco elementos. - Trabalho final (70%). Cada grupo desenvolve um trabalho que será apresentado sob a forma de poster que será sujeito a discussão com convidados. Não poderá haver mais do que um grupo a trabalhar sobre cada tema. Caso não haja consenso na escolha do tema, estes serão sorteados. Salvo em situações excecionais, a avaliação é feita em grupo (uma nota comum para os elementos do grupo de trabalho) pelo que é importante que cada um dos elementos constituintes se responsabilize pela participação e envolvimento similar dos diferentes membros.
A avaliação dos alunos abrangidos por regimes especiais obedece ao disposto nas normas da FPCEUP.
Os alunos devem estar presentes nas aulas e participar nas actividades propostas. Aconselham-se os alunos abrangidos por regimes especiais a virem falar com o docente no início do semestre.