| Código: | P726 | Sigla: | SED |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIPSI | 24 | Plano Oficial | 4 | - | 6 | 54 | 162 |
| Plano Oficial 2012-4 (Plano apenas para estudantes que vão inscrever-se no 5º. ano em 2013) | 4 | - | 6 | 54 | 162 |
No final desta unidade curricular os estudantes devem ser capazes de: - Compreender a importância do conhecimento da evolução dos sistemas e subsistemas de emprego para a intervenção do psicólogo do trabalho, nomeadamente enquanto promotor de desenvolvimento local e regional, demonstrando capacidade de integração dos diferentes contributos teóricos e metodológicos explanados nas aulas teóricas, nos trabalhos de campo e nos exercícios teórico-práticos, bem como nos momentos formais de avaliação. - Organizar com clareza, precisão e coerência a sua argumentação e a justificação das opções teóricas e metodológicas assumidas em diferentes situações. - Produzir reflexões e processos originais de abordagem às questões em análise. - Salvaguardar a capacidade de auto-crítica e a compreensão do ponto de vista dos seus interlocutores.
1. Capacidade de integração de diferentes tipos de contributos;
2. Capacidade em organizar com clareza, precisão e coerência uma argumentação e a justificação das opções teóricas e metodológicas assumidas;
3. Capacidade para a produção de reflexões e processos originais de abordagem às questões em análise;
4. Capacidade de auto-crítica e compreensão do ponto de vista dos interlocutores
Esta disciplina pretende: - Situar de forma sintética as mudanças teóricas na análise do mercado do trabalho nas economias industrializadas, frisando o contributo de outras ciências sociais, além da ciência económica; - Caracterizar as evoluções e mutações dos sistemas de emprego em Portugal, realçando, nomeadamente, as especificidades regionais e setoriais; - Examinar as evoluções demográficas, algumas políticas públicas definidas, as perspetivas de emprego e as condições em que este pode passar a ser assumido; - Relacionar as especificidades regionais e setoriais com projetos de intervenção para um desenvolvimento local; - Debater de novas formas de gestão territorial que procuram desencadear processos de coordenação multi-atores, integrando-os no seio de compromissos renovados entre o global e o local.
Aulas expositivas. Preparação, organização, apresentação e discussão de dados e textos relacionados com a temática central da disciplina. Encontros e debates com actores de alguns sectores da actividade económica portuguesa. Trabalho de campo + orientação/tutoria. Recursos online.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Prova oral | 20,00 |
| Trabalho de campo | 40,00 |
| Trabalho escrito | 40,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Elaboração de relatório/dissertação/tese | 20,00 |
| Estudo autónomo | 38,00 |
| Frequência das aulas | 54,00 |
| Trabalho de campo | 50,00 |
| Total: | 162,00 |
As aulas estão sujeitas à verificação da assiduidade. Os estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência.
Na avaliação são ponderadas as seguintes componentes: Trabalhos práticos realizados no âmbito das aulas 20% Pesquisa de terreno (em pequenos grupos) e sua apresentação em aulas 40% Síntese escrita de reflexão teórica (5 pág. _ individual) 40% As classificações em cada uma das componentes e a classificação final serão comunicadas aos estudantes na escala de 0 a 20 valores. A não realização de uma componente de avaliação implica uma classificação de 0 valores nessa componente e, conforme regulamentado, a classificação mínima exigida é de 8 valores em todos os componentes. O recurso das classificações parciais é possível mediante a realização de novos trabalhos equivalentes àqueles cujas classificações são alvo de recurso. O recurso está circunscrito às componentes que pela sua natureza sejam passíveis de repetição e, por conseguinte, permitam a reavaliação inicialmente atribuída.
Os trabalhadores-estudantes não estão obrigados ao cumprimento da assiduidade e à verificação da frequência nas aulas. No cálculo da sua classificação final serão ponderadas as mesmas componentes de avaliação dos demais estudantes. Sendo, portanto, que a realização dos trabalhos será regida pelas regras de funcionamento acordadas e comuns a todos os estudantes.
Situações especiais serão discutidas com a equipa docente no início da UC.
A melhoria das classificações parciais é possível mediante a reformulação dos trabalhos numa ou em mais componentes da avaliação. A melhoria é limitada aos elementos de avaliação que pela sua natureza possam ser repetidos e, por conseguinte, permitam a reavaliação inicialmente atribuída.