Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > P104

Psicologia da Aprendizagem

Código: P104     Sigla: PA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2013/2014 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/conteudos_adm.list?pct_pag_id=1009119&pct_parametros=pv_ocorrencia_id=332993
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 154 Plano Oficial 1 - 6 54 162
Plano Oficial 2012-4 (Plano apenas para estudantes que vão inscrever-se no 5º. ano em 2013) 1 - 6 54 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2013-06-07.

Campos alterados: Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Componentes de Avaliação e Ocupação, URL da página, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os principais objectivos desta unidade curricular são: (1) Obter conhecimentos básicos sobre os mecanismos de aquisição de comportamentos e conhecimentos; (2) Saber os principais tipos de aprendizagem e teorias explicativas; (3) Conhecer e compreender parte da literatura científica mais relevante desta área; (4) Proporcionar a oportunidade dos estudantes participarem em estudos e investigações de alguns tipos representativos de aprendizagem humana.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta unidade curricular os estudantes devem ser capazes de: (1) Descrever e compreender os vários tipos de aprendizagem e teorias explicativas; (2) Conhecer e compreender parte da literatura científica mais relevante da área; (3) Aplicar alguns dos conhecimentos obtidos em situações reais como a aprendizagem escolar a nível universitário, integrando conhecimentos e experiência; (4) Analisar, escrever e comunicar conhecimentos desta área de saber.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

n/a

Programa


  1. Cérebro, mente, cognição e aprendizagem

  2. Definição, âmbito e tipos de aprendizagem

  3. Tipos e modelos de aprendizagem:


    1. habituação

    2. condicionamento clássico

    3. condicionamento operante

    4. aprendizagem verbal e de conceitos

    5. aprendizagem por observação.


  4. Aplicações práticas no domínio da psicologia clínica (terapia comportamental), psicologia educacional e aprendizagem escolar (e-learning, estilos de aprendizagem e técnicas de estudo).

  5. Aprendizagem escolar

  6. Conclusão: Aprendizagem, memória e outros processos cognitivos.

Bibliografia Obrigatória

Pinto Amâncio da Costa; Psicologia da aprendizagem e memória. ISBN: 978-989-8148-80-3
Bransford John D. 340; How people learn. ISBN: 0-309-07036-8
Anderson John R.; Learning and memory. ISBN: ISBN 0-471-24925-4
Pinto Amâncio da Costa; Psicologia geral. ISBN: 972-674-339-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas têm uma componente de exposição e enquadramento teórico apoiada por PPTs e clips de vídeos, e uma segunda componente de demonstrações, experiências, discussões pontuais e avaliações breves da aula corrente.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia experimental
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Ciências cognitivas
Ciências Sociais > Ciências da educação > Estudos sobre aprendizagem
Ciências da Saúde > Neurociências > Neuropsicologia

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 110,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho laboratorial 10,00
Total: 162,00

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final é o resultado da avaliação por exame final (100%).

Os estudantes devem obter 10 valores em 20 para serem aprovados.

 

Provas e trabalhos especiais

n/a

Trabalho de estágio/projeto

n/a

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas em vigor. Os alunos com necessidades especiais devem informar o docente no início das aulas a fim de se poder planear as adaptações necessárias.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor.

Observações

Os alunos devem consultar semanalmente o website da UC P104 no sigarra (Documentos), onde estão organizadas várias pastas com ficheiros em pdf referentes aos PPTs das aulas, sumários de cada aula, leituras obrigatórias e complementares, avisos e tipos de questões de exame. Há ainda um fórum no Moodle para promover uma discussão sobre alguns tópicos mais relevantes e um segundo para dúvidas e esclarecimentos.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-27 às 13:00:28 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico