Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > E106

Psicologia do Desenvolvimento

Código: E106     Sigla: PDES

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia da Educação

Ocorrência: 2012/2013 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCED 110 Plano oficial 2012/2013 - 3º ano 1 - 6 57 162
Plano Oficial 1 - 6 57 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se que os estudantes:

1. Conheçam os elementos chave definidores do desenvolvimento humano e a importância do estudo científico desse mesmo desenvolvimento;
2. Identifiquem fatores processuais e estruturais, que influenciam o desenvolvimento humano;
3. Adquiram uma compreensão dos padrões de funcionamento psicológico e das principais características desenvolvimentais ao longo do ciclo vital;
4. Sejam capazes de identificar comportamentos e competências que constituem marcos do desenvolvimento humano;
5. Desenvolvam uma perspectiva integrativa e critica relativamente aos conteúdos programáticos da unidade curricular

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. O(s) conceito(s) de desenvolvimento humano;
2: Fatores estruturais e processuais de desenvolvimento;
3. As primeiras adaptações na infância;
4. Questões de desenvolvimento físico e socioemocional na infância;
5. Questões de desenvolvimento cognitivo ao longo do ciclo vital;
6. Questões de desenvolvimento físico e socioemocional na adolescência;
7. Questões de desenvolvimento na idade adulta.

Bibliografia Obrigatória

Papalia Diane E.; O^mundo da criança
Laval Virginie; La^psychologie du développement. ISBN: 2-200-26486-0
Flavell John H.; Cognitive development. ISBN: 0-13-139783-4
Sroufe, L. A., Cooper, R. B., & DeHart, G. B;; Child Development: Its Nature and Course, McGraw-Hill,, 2004. ISBN: ISBN: 0-07-249141-8
Kimmel Douglas C.; Adolescence. ISBN: 0-471-11602-5
Adams Gerald R. 340; Blackwell handbook of adolescence. ISBN: 1-4051-3302-3
Campos Bártolo Paiva; Psicologia do desenvolvimento e educação de jovens. ISBN: 972-674-037-2 (v.1)
Vandenplas-Holper Christiane; Desenvolvimento psicológico na idade adulta e durante a velhice. ISBN: 972-41-2157-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

1. Expositivo
2. Tutorial

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 39,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Obrigatória. A obtenção de frequência envolve a participação dos estudantes em, pelo menos, 75% das aulas efectivamente lecionadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final será atribuída e ponderada com base nos seguintes elementos de avaliação:

1. Trabalho individual relativo à elaboração de um portefólio. O portefólio inclui os produtos da realização de um conjunto de tarefas e atividades que serão propostas e realizadas no âmbito desta unidade curricular. A classificação obtida neste portefólio corresponde a 85% (17 valores) da classificação final;

2. Participação e envolvimento nas atividades e exercícios realizados em sala de aula. A classificação obtida neste elemento de avaliação corresponde a 15% (3 valores) da classificação final.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Nos casos em que o estatuto do aluno lhe permitir não frequentar as aulas, terá direito a realizar uma avaliação com exame final. Qualquer situação que implique uma avaliação especial será apresentada pelo estudante e analisada pelos docentes no início do semestre.

Melhoria de classificação

Tendo em conta as características das componentes de avaliação e de ocupação desta unidade curricular a melhoria da classificação implica a realização de uma avaliação com exame final.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-25 às 08:15:57 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico