Psicologia do Desenvolvimento
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia da Educação |
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se que os estudantes:
1. Conheçam os elementos chave definidores do desenvolvimento humano e a importância do estudo científico desse mesmo desenvolvimento;
2. Identifiquem fatores processuais e estruturais, que influenciam o desenvolvimento humano;
3. Adquiram uma compreensão dos padrões de funcionamento psicológico e das principais características desenvolvimentais ao longo do ciclo vital;
4. Sejam capazes de identificar comportamentos e competências que constituem marcos do desenvolvimento humano;
5. Desenvolvam uma perspectiva integrativa e critica relativamente aos conteúdos programáticos da unidade curricular
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. O(s) conceito(s) de desenvolvimento humano;
2: Fatores estruturais e processuais de desenvolvimento;
3. As primeiras adaptações na infância;
4. Questões de desenvolvimento físico e socioemocional na infância;
5. Questões de desenvolvimento cognitivo ao longo do ciclo vital;
6. Questões de desenvolvimento físico e socioemocional na adolescência;
7. Questões de desenvolvimento na idade adulta.
Bibliografia Obrigatória
Papalia Diane E.;
O^mundo da criança
Laval Virginie;
La^psychologie du développement. ISBN: 2-200-26486-0
Flavell John H.;
Cognitive development. ISBN: 0-13-139783-4
Sroufe, L. A., Cooper, R. B., & DeHart, G. B;; Child Development: Its Nature and Course, McGraw-Hill,, 2004. ISBN: ISBN: 0-07-249141-8
Kimmel Douglas C.;
Adolescence. ISBN: 0-471-11602-5
Adams Gerald R. 340;
Blackwell handbook of adolescence. ISBN: 1-4051-3302-3
Campos Bártolo Paiva;
Psicologia do desenvolvimento e educação de jovens. ISBN: 972-674-037-2 (v.1)
Vandenplas-Holper Christiane;
Desenvolvimento psicológico na idade adulta e durante a velhice. ISBN: 972-41-2157-7
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
1. Expositivo
2. Tutorial
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
39,00 |
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|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Obrigatória. A obtenção de frequência envolve a participação dos estudantes em, pelo menos, 75% das aulas efectivamente lecionadas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final será atribuída e ponderada com base nos seguintes elementos de avaliação:
1. Trabalho individual relativo à elaboração de um portefólio. O portefólio inclui os produtos da realização de um conjunto de tarefas e atividades que serão propostas e realizadas no âmbito desta unidade curricular. A classificação obtida neste portefólio corresponde a 85% (17 valores) da classificação final;
2. Participação e envolvimento nas atividades e exercícios realizados em sala de aula. A classificação obtida neste elemento de avaliação corresponde a 15% (3 valores) da classificação final.
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Nos casos em que o estatuto do aluno lhe permitir não frequentar as aulas, terá direito a realizar uma avaliação com exame final. Qualquer situação que implique uma avaliação especial será apresentada pelo estudante e analisada pelos docentes no início do semestre.
Melhoria de classificação
Tendo em conta as características das componentes de avaliação e de ocupação desta unidade curricular a melhoria da classificação implica a realização de uma avaliação com exame final.