Questões Aprofundadas em Intervenção Comunitária
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MCED |
21 |
Plano Oficial |
1 |
- |
12 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta disciplina visa:
- capacitar os estudantes com conhecimentos e competências de análise das situações concretas de intervenção comunitária,
- capacitar os estudantes com conhecimentos e competências no domínio da investigação sobre a intervenção comunitária,
- capacitar os estudantes com conhecimentos e competências que permitam a articulação entre métodos de investigação e de intervenção comunitária,
- propiciar a reflexão sobre as especificidades da intervenção comunitária.
Programa
1. A mediação comunitária.
2. A redução de riscos.
3. O comércio justo.
4. Políticas sociais e educativas.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição, debate, trabalho de grupo, trabalho de campo e orientação tutorial.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências da educação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
104,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
O modelo de avaliação adoptado pressupõe o cumprimento da assiduidade de acordo com o previsto na lei para os restantes cursos da faculdade e sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final é função da qualidade do trabalho de campo e respectivos relatório e apresentação oral. A componente de trabalho de campo corresponde a 40% (8 valores), a componete de apresentação corresponde a 20% (4 valores) e a componente escrita a 40% (8 valores) da avaliação.
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes que por lei sejam dispensados das horas de contacto da UC serão chamados a realizar uma prova especial de carácter presencial destinada a avaliar o domínio de competências e de conteúdos programáticos da UC. No entanto, não estão dispensados do trabalho de campo, pelo que devem contactar os docentes no início do semestre.
Melhoria de classificação
Através da melhoria de uma das componentes da avaliação.