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História Social da Infância: Risco, Violência e Protecção Social

Código: OP115     Sigla: HSIRVP

Ocorrência: 2010/2011 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 15 Plano Oficial 1 - 6 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Objectivos
-Conhece etapas e problemáticas fundamentais em História da Infância e sua protecção social
- Problematiza conceitos e abordagens em estudos históricos sobre a infância contemplando o risco e a protecção social.
- Analisa discursos sobre a infância numa perspectiva histórica
- Problematiza as opções educacionais sobre a infância na óptica da sua protecção e dos direitos da criança
- Perspectiva o património lúdico como parte da herança cultural de uma comunidade;
- Investiga e desenvolve práticas de valorização e salvaguarda da herança lúdica e dos seus patrimónios

Competências
- Problematização de questões educativas com uma compreensão alargada do universo infantil, da sua educação e das instituições de protecção social.
- Organização em contextos diversos, de espaços lúdicos para a infância.
- Animação de projectos de intervenção tomando o brincar e o jogo como mediadores.
- Investigação do património lúdico com vista à sua divulgação e salvaguarda.

Programa

I HISTÓRIA SOCIAL DA INFÂNCIA EM PORTUGAL: UM TERRITÓRIO EM CONSTRUÇÃO?
Conceitos, sentidos, abordagens e fontes para a história social da criança e das instituições de protecção e reinserção social.
II Do cuidar materno à intervenção higiénica, médica e penal na educação e reeducação da infância. A criança institucionalizada.
III A criança no discurso de educadores portugueses(séculos XVIII, XIX e XX)
IV A instrução pública e escolarização diferenciada das crianças: a classe social, o género e as necessidades específicas.
V O brincar na pedagogia da infância

Bibliografia Principal
BASTOS, Susana Pereira - O Estado Novo e os seus vadios. Contribuição para o estudo das identidades marginais e da sua repressão. Publicações Dom Quixote, 1997
CARDONA, Maria João - Para a história da educação de infância em Portugal. O discurso oficial (1834-1990), Porto: Porto Editora, 1997.
COSTA, Marisa Vorraber (Org.) - Estudos culturais em Educação: mídia, arquitectura, brinquedo, biologia, literatura, cinema. Porto Alegre: Editora da UFRGS,, 2004
Filho, Luciano Mendes Faria (Org.) - A Infância e sua Educação. Materiais, práticas e representações (Portugal e Brasil). Belo Horizonte: Autêntica,2004
FELGUEIRAS, Margarida Louro - Para uma História Social do professorado primário em Portugal no século XX. Uma nova família: o Instituto do Professorado Primário Oficial Português. Porto: Campo das Letras, 2008.
Vidal, Diana G. (Org) - Grupos Escolares: cultura escolar primária e escolarização da infância no Brasil (1893-1971. Campinas: Mercado de Letras, 2006
FERNANDES, Rogério; LOPES, Alberto (Coord.) - Para a compreensão histórica da Criança. Porto: Campo das Letras,2007
REVISTA EDUCAÇÃO SOCIEDADE E CULTURAS. A Educação em instituições de custódia. N.º 30. Porto: CIIE, 2010.
FERNANDES, Rogério, VIDIGAL, Luís (Coord.) - Infantia et Pueritia. Introdução à História da Infância em Portugal., Santarém: ESSE, 2005.
FERNANDES, Rogério - As ideias pedagógicas de F. Adolfo Coelho. Lisboa: Instituto Gulbenkian de Ciência/ Centro de Investigação Pedagógica, 1973.
GONDRA, J. G. (Org.) - História, Infância e Escolarização. Rio de Janeiro: 7 Letras,
FERREIRA, António G. - Gerar, criar, educar. A criança no Portugal do Antigo Regime. Coimbra, Quarteto, 2000.
GOMES, J. F. , - A Educação Infantil em Portugal., Coimbra: Livraria Almedina, 1977.
Kishimoto, Tizuko Morchida - O jogo e a educação infantil, São Paulo: Cengage Learning, 2008.

Bibliografia Obrigatória

Cardona Maria João; Para a história da educação de infância em Portugal. ISBN: ISBN 972-0-34453-9 (Para a história da educação de infância em Portugal. O discurso oficial (1834-1990))
Fernandes Rogério 570; Para a compreensão histórica da infância. ISBN: 978-989-625-126-0
Fernandes Rogério 570; Infantia et pueritia
Gondra José 570; História, infância e escolarização. ISBN: 85-7577-002-0
Fernandes Rogério; As^ideias pedagógicas de F. Adolfo Coelho
Felgueiras Maria Louro 340; Rogério Fernandes. ISBN: 972-36-0711-5
Pintassilgo Joaquim 570; A^história da educação em Portugal. ISBN: 978-972-41-4917-2
Bastos Susana Pereira; O^Estado Novo e os seus vadios. ISBN: 972-20-1360-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição das grandes linhas que estruturam as temáticas do programa, de noções e autores de referência no campo da história da infância. Organização do trabalho em seminário repousando sobre a participação dos/das estudantes na análise prévia de textos e de pesquisa bibliográfica sobre a infância. Esta destina-se também à realização de um trabalho individual.

Palavras Chave

Ciências Sociais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 56,00
Elaboração de 1 trabalho escrito final individual sob a forma de artigo Trabalho escrito 25,00 2010-12-04
Pesquisa bibliográfica e histórica em bibliotecas, e arquivos Teste 25,00 2010-10-30
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Leitura e análise de textos, documentos, artigos ou capítulos de livros, de preparação para intervir nas aulas e com a elaboração de um roteiro de formação em grupo Estudo autónomo 55 2010-12-18
Total: 55,00

Obtenção de frequência

Os estudantes obtêm a frequência pela participação activa em 2/3 das aulas e pelo menos duas tutorias.

Fórmula de cálculo da classificação final

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
Frequência às aulas apresentação de pesquisa e leituras sobre a temática de cada aula . Esta participação traduzir-se-á na elaboração de um roteiro de formação em pequeno grupo.
Elaboração de trabalho final, individual, escrito e discutido oralmente em seminário.
Avaliação contínua em cada sessão, com a constituição de um "roteiro de formação" onde conste uma súmula de cada aula e o investimento realizado para a disciplina - 35%
Trabalho escrito final - 45%; apresentação oral 20%. .

Provas e trabalhos especiais

Roteiro de formação; Elaboração do trabalho final deverá ter o formato de 1 artigo (10 a 15 páginas A4, tamanho 12, Times New Roman, com a bibliografia utilizada, apresentada segundo a Norma Portuguesa) ou projecto de intervenção lúdica no âmbito da educação de infância, segundo o modelo anterior e contendo uma análise histórica da temática.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Estudantes com necessidades específicas poderão ver substituído o "roteiro de formação" pelo preenchimento de pequenos testes quinzenais. Os trabalhadores estudantes poderão substituir o "roteiro de formação" por exame final.

Melhoria de classificação

Os estudantes podem obter uma melhoria da nota final através da reformulação quer do "roteiro de formação" , quer do trabalho final e sua defesa perante a docente.

Observações

O programa foi cumprido .
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