Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > MED200

Metodologias de Investigação em Educação

Código: MED200     Sigla: MIE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Metodologias de Investigação e Intervenção em Educação/Ciências da Educação

Ocorrência: 2011/2012 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: https://sigarra.up.pt/fpceup/FICHA_DISCIPLINA.EDITAR?p_cad_codigo=MED200&p_periodo=2S&p_ano_lectivo=2009/2010
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 60 Plano Oficial 1 - 6 65 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Objectivos de Aprendizagem
- aprofundar e alargar a reflexão sobre os quadros de referência fundadores da investigação em educação;
- fornecer conhecimentos estruturantes do procedimento de investigação
- permitir o contacto teórico e prático com métodos e técnicas específicas de investigação.
- informar as escolhas subjacentes ao processo de investigação
- estimular actividade critica para escolhas metodológicas ajustadas ao objecto de investigação
- dar relevo a obras e autores estruturantes no âmbito das Ciências da Educação/Ciências Sociais

Resultados de Aprendizagem
- distinção de paradigmas de investigação em Ciências Sociais/C.Educação
- conhecimento diferenciado da diversidade de métodos e técnicas
- análise critica de questões centrais que atravessam os processos de investigação
- escolha metodológica apropriada a um objecto de estudo




Programa

I - Dinâmicas de Investigação em Educação

1. Questões epistemológicas e metodológicas
Émile Durkheim e as Regras do Método Sociológico
Pierre Bourdieu e a pesquisa como relação social e violência simbólica
Michel Foucault e a arqueologia do saber
Boaventura de Sousa Santos, a dupla ruptura epistemológica e transição paradigmática
Sandra Harding e a perspectiva 'standpoint'

2. Questões de investigação em educação
As polémicas da investigação em educação: do passado ao presente
Os pólos da investigação em educação
Fundamentos do paradigma interpretativo
Da construção do objecto e do rigor
As fases do procedimento de investigação

3 - Questões de métodos e técnicas de recolha e análise de dados
Métodos Quantitativos
Etnografia
Entrevista
Focus Group
Métodos Biográficos
Análise de Conteúdo





Bibliografia Obrigatória

Wallerstein, Emmanuel (1996). Para abrir as ciências sociais. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Seale Clive 340; Researching society and culture. ISBN: 0-7619-5277-2
Saukko Paula; Doing research in cultural studies. ISBN: 0-7619-6505-X
Silva Augusto Santos 570; Metodologia das ciências sociais
Silverman David; Interpreting qualitative data. ISBN: 0-7619-6865-2
Burgess Robert G.; A^pesquisa de terreno. ISBN: 972-8027-43-5
Santos Boaventura de Sousa; Um discurso sobre as ciências
Plummer Ken; Documents of life 2. ISBN: ISBN 0-7619-6132-1
Alvesson Mats; Reflexive methodology. ISBN: ISBN 0-8039-7707-7
Ramazanoglu Caroline; Feminist methodology. ISBN: ISBN 0-7619-5123-7
Lessard-Hérbert Michelle; Investigação qualitativa. ISBN: 972-9295-75-1
Silva Augusto Santos; Entre a razão e o sentido
Pais José Machado; Sociologia da vida quotidiana. ISBN: ISBN 972-671-092-8

Bibliografia Complementar

Berger, Guy (1992). A investigação em educação: modelos sócio-epistemológicos e inserção institucional. Revista de Psicologia e de Ciências da Educação, 3-4, 23-36.
Quivy Raimond; Manual de investigaçao em ciencias sociais. ISBN: 972-662-275-1
Bruyne Paul de; Dinâmica da Pesquisa em Ciências Sociais
Willis Paul; The Ethnographic Imagination, Polity Press, 2000. ISBN: 0-7456-0174-X (pbk.)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição
Análise de propostas de projectos de investigação e de relatórios de estágio
Conferências
Debates
Produção de formas de recolha de dados
Análise de dados

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 42,00
Tutoria individual ou em pequenos grupos Participação presencial 6,00 2012-05-31
realização exploratória de método/técnica Trabalho laboratorial 8,00 2012-05-19
escrita pre~projecto investigação ou pre-relatório de estagio Exame 35,00 2012-05-31
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
leitura de textos Estudo autónomo 10 2012-05-31
Total: 10,00

Obtenção de frequência

O/a estudante obtém a frequência da unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito/a, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25 % das aulas previstas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação recai sobre a realização de um projecto de investigação ou de intervenção (exploratório), relacionado com o objecto de estudo e tema da dissertação/relatório de estágio. Pretende-se que neste trabalho os/as estudantes sejam capazes de mobilizar conhecimentos teóricos e práticos em torno de procedimentos metodológicos a adoptar. Deverá conter as seguintes partes: INTRODUÇÃO, TEMA/OBJECTO ESTUDO; QUADRO CONCEPTUAL; OPÇÃO METODOLÓGICA E SUA JUSTIFICAÇÃO; - SE POSSÍVEL EXPERIMENTAR UMA TÉCNICA OU MÉTODO COM SENTIDO EXPLORATÓRIO EM GRUPO OU INDIVIDUALMENTE.
Para estudantes na via profissionalizante, espera-se que entreguem um trabalho que é constituído por uma proposta para o relatório de estágio, em que preocupações conceptuais e metodológicas sejam desenvolvidas em torno de um problema de intervenção, com secções específicas sobre: PASSOS METODOLOGICOS PARA ESTABELECIMENTO DE CONTACTOS; LEVANTAMENTO PROBLEMA SOCIAL PARA O QUAL SE PROJECTA UMA INTERVENÇÃO EDUCACIONAL; PASSOS TEORICOS e METODOLÓGICOS.- SE POSSÍVEL EXPERIMENTAR UMA TÉCNICA OU MÉTODO COM SENTIDO EXPLORATÓRIO EM GRUPO OU INDIVIDUALMENTE.


Em ambas as situações, o trabalho (projecto) não deverá exceder as 15 páginas (incluindo referências bibliográficas).Deverá ser realizado individualmente. O trabalho ESCRITO de Investigação/intervenção vale 100%.
A uma participação de bom nível na UC poderá ser atribuído um valor à classificação final.

LEMBRA-SE AOS/ÀS ESTUDANTES QUE, NA REALIZAÇÃO DO TRABALHO (TANTO PARA DISSERTAÇÃO COMO PARA RELATÓRIO), SE ESPERA QUE RECORRAM A CONTEÚDOS TRABALHADOS NO PROGRAMA DE METODOLOGIAS

DESTE MODO, TANTO OS/AS ESTUDANTES QUE OPTAM POR REALIZAR UM TRABALHO EMPÍRICO DE CARÁCTER EXPLORATÓRIO, COMO OS/AS QUE VÃO ELABORAR UM TRABALHO DE INTERVENÇÃO EM CONTEXTO DE ESTÁGIO DEVERÃO SER CAPAZES DE REFLECTIR SOBRE AS SUAS OPÇÕES (MESMO QUE HIPOTÉTICAS), DE ACORDO COM ALGUNS CONTRIBUTOS DE AUTORES/AS E CONTEÚDOS TRABALHADOS NAS AULAS: A DISCUSSÃO EM TORNO DO CONCEITO DE CIÊNCIA E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO; AS DIFERENTES PROPOSTAS PARA SE PENSAR O CAMPO CIENTÍFICO,DESDE DURKHEIM ATÉ SANDRA HARDING; O PERCURSO METODOLÓGICO E OPÇÕES DE MÉTODOS E TÉCNICAS, ETC.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os/as estudantes, em situações previstas pela legislação e pelos regulamentos em vigor, que não frequentem as aulas, deverão desde o início das aulas contactar as docentes. Terão de entregar uma ficha de leitura (a escolher com a docente e em datas acordadas), para além do trabalho acima referido.

Melhoria de classificação

Para efeitos de melhoria de nota, sem nova frequência da unidade curricular, ou como recurso, os/as estudantes terão ou de (re)escrever o trabalho acima mencionado ou de fazer a sua discussão/defesa oral.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-25 às 17:49:07 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico