Metodologias de Investigação em Educação
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| CNAEF |
Metodologias de Investigação e Intervenção em Educação/Ciências da Educação |
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MCED |
60 |
Plano Oficial |
1 |
- |
6 |
65 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Objectivos de Aprendizagem
- aprofundar e alargar a reflexão sobre os quadros de referência fundadores da investigação em educação;
- fornecer conhecimentos estruturantes do procedimento de investigação
- permitir o contacto teórico e prático com métodos e técnicas específicas de investigação.
- informar as escolhas subjacentes ao processo de investigação
- estimular actividade critica para escolhas metodológicas ajustadas ao objecto de investigação
- dar relevo a obras e autores estruturantes no âmbito das Ciências da Educação/Ciências Sociais
Resultados de Aprendizagem
- distinção de paradigmas de investigação em Ciências Sociais/C.Educação
- conhecimento diferenciado da diversidade de métodos e técnicas
- análise critica de questões centrais que atravessam os processos de investigação
- escolha metodológica apropriada a um objecto de estudo
Programa
I - Dinâmicas de Investigação em Educação
1. Questões epistemológicas e metodológicas
Émile Durkheim e as Regras do Método Sociológico
Pierre Bourdieu e a pesquisa como relação social e violência simbólica
Michel Foucault e a arqueologia do saber
Boaventura de Sousa Santos, a dupla ruptura epistemológica e transição paradigmática
Sandra Harding e a perspectiva 'standpoint'
2. Questões de investigação em educação
As polémicas da investigação em educação: do passado ao presente
Os pólos da investigação em educação
Fundamentos do paradigma interpretativo
Da construção do objecto e do rigor
As fases do procedimento de investigação
3 - Questões de métodos e técnicas de recolha e análise de dados
Métodos Quantitativos
Etnografia
Entrevista
Focus Group
Métodos Biográficos
Análise de Conteúdo
Bibliografia Obrigatória
Wallerstein, Emmanuel (1996). Para abrir as ciências sociais. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Seale Clive 340;
Researching society and culture. ISBN: 0-7619-5277-2
Saukko Paula;
Doing research in cultural studies. ISBN: 0-7619-6505-X
Silva Augusto Santos 570;
Metodologia das ciências sociais
Silverman David;
Interpreting qualitative data. ISBN: 0-7619-6865-2
Burgess Robert G.;
A^pesquisa de terreno. ISBN: 972-8027-43-5
Santos Boaventura de Sousa;
Um discurso sobre as ciências
Plummer Ken;
Documents of life 2. ISBN: ISBN 0-7619-6132-1
Alvesson Mats;
Reflexive methodology. ISBN: ISBN 0-8039-7707-7
Ramazanoglu Caroline;
Feminist methodology. ISBN: ISBN 0-7619-5123-7
Lessard-Hérbert Michelle;
Investigação qualitativa. ISBN: 972-9295-75-1
Silva Augusto Santos;
Entre a razão e o sentido
Pais José Machado;
Sociologia da vida quotidiana. ISBN: ISBN 972-671-092-8
Bibliografia Complementar
Berger, Guy (1992). A investigação em educação: modelos sócio-epistemológicos e inserção institucional. Revista de Psicologia e de Ciências da Educação, 3-4, 23-36.
Quivy Raimond;
Manual de investigaçao em ciencias sociais. ISBN: 972-662-275-1
Bruyne Paul de;
Dinâmica da Pesquisa em Ciências Sociais
Willis Paul; The Ethnographic Imagination, Polity Press, 2000. ISBN: 0-7456-0174-X (pbk.)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição
Análise de propostas de projectos de investigação e de relatórios de estágio
Conferências
Debates
Produção de formas de recolha de dados
Análise de dados
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
42,00 |
|
|
| Tutoria individual ou em pequenos grupos |
Participação presencial |
6,00 |
|
2012-05-31 |
| realização exploratória de método/técnica |
Trabalho laboratorial |
8,00 |
|
2012-05-19 |
| escrita pre~projecto investigação ou pre-relatório de estagio |
Exame |
35,00 |
|
2012-05-31 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| leitura de textos |
Estudo autónomo |
10 |
2012-05-31 |
|
Total: |
10,00 |
|
Obtenção de frequência
O/a estudante obtém a frequência da unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito/a, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25 % das aulas previstas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação recai sobre a realização de um projecto de investigação ou de intervenção (exploratório), relacionado com o objecto de estudo e tema da dissertação/relatório de estágio. Pretende-se que neste trabalho os/as estudantes sejam capazes de mobilizar conhecimentos teóricos e práticos em torno de procedimentos metodológicos a adoptar. Deverá conter as seguintes partes: INTRODUÇÃO, TEMA/OBJECTO ESTUDO; QUADRO CONCEPTUAL; OPÇÃO METODOLÓGICA E SUA JUSTIFICAÇÃO; - SE POSSÍVEL EXPERIMENTAR UMA TÉCNICA OU MÉTODO COM SENTIDO EXPLORATÓRIO EM GRUPO OU INDIVIDUALMENTE.
Para estudantes na via profissionalizante, espera-se que entreguem um trabalho que é constituído por uma proposta para o relatório de estágio, em que preocupações conceptuais e metodológicas sejam desenvolvidas em torno de um problema de intervenção, com secções específicas sobre: PASSOS METODOLOGICOS PARA ESTABELECIMENTO DE CONTACTOS; LEVANTAMENTO PROBLEMA SOCIAL PARA O QUAL SE PROJECTA UMA INTERVENÇÃO EDUCACIONAL; PASSOS TEORICOS e METODOLÓGICOS.- SE POSSÍVEL EXPERIMENTAR UMA TÉCNICA OU MÉTODO COM SENTIDO EXPLORATÓRIO EM GRUPO OU INDIVIDUALMENTE.
Em ambas as situações, o trabalho (projecto) não deverá exceder as 15 páginas (incluindo referências bibliográficas).Deverá ser realizado individualmente. O trabalho ESCRITO de Investigação/intervenção vale 100%.
A uma participação de bom nível na UC poderá ser atribuído um valor à classificação final.
LEMBRA-SE AOS/ÀS ESTUDANTES QUE, NA REALIZAÇÃO DO TRABALHO (TANTO PARA DISSERTAÇÃO COMO PARA RELATÓRIO), SE ESPERA QUE RECORRAM A CONTEÚDOS TRABALHADOS NO PROGRAMA DE METODOLOGIAS
DESTE MODO, TANTO OS/AS ESTUDANTES QUE OPTAM POR REALIZAR UM TRABALHO EMPÍRICO DE CARÁCTER EXPLORATÓRIO, COMO OS/AS QUE VÃO ELABORAR UM TRABALHO DE INTERVENÇÃO EM CONTEXTO DE ESTÁGIO DEVERÃO SER CAPAZES DE REFLECTIR SOBRE AS SUAS OPÇÕES (MESMO QUE HIPOTÉTICAS), DE ACORDO COM ALGUNS CONTRIBUTOS DE AUTORES/AS E CONTEÚDOS TRABALHADOS NAS AULAS: A DISCUSSÃO EM TORNO DO CONCEITO DE CIÊNCIA E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO; AS DIFERENTES PROPOSTAS PARA SE PENSAR O CAMPO CIENTÍFICO,DESDE DURKHEIM ATÉ SANDRA HARDING; O PERCURSO METODOLÓGICO E OPÇÕES DE MÉTODOS E TÉCNICAS, ETC.
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os/as estudantes, em situações previstas pela legislação e pelos regulamentos em vigor, que não frequentem as aulas, deverão desde o início das aulas contactar as docentes. Terão de entregar uma ficha de leitura (a escolher com a docente e em datas acordadas), para além do trabalho acima referido.
Melhoria de classificação
Para efeitos de melhoria de nota, sem nova frequência da unidade curricular, ou como recurso, os/as estudantes terão ou de (re)escrever o trabalho acima mencionado ou de fazer a sua discussão/defesa oral.