Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > MED101

Análise Crítica das Teorias em Educação

Código: MED101     Sigla: ACTE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Ciências da educação

Ocorrência: 2010/2011 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 55 Plano Oficial 1 - 6 65 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Espera-se que os estudantes, na sequência do processo de reflexão desenvolvido no âmbito desta unidade curricular, possam:

1. Interpelar os ditos e os não-ditos das abordagens teóricas que visam sustentar quer as reflexões quer as intervenções que configuram, balizam e identificam a área da Educação como uma área de referência nas sociedades contemporâneas;
2. Discutir e reflectir sobre a crise que atravessa o mundo educativo, enquanto expressão, também, das modalidades de que dispomos para pensar a educação.

Deste modo, pretende contribuir-se para que os estudantes desenvolvam competências que lhes possibilitem analisar criticamente os dispositivos, os contextos ou os projectos de educação que possam ocorrer tanto no domínio formal como no domínio não-formal.

Programa

I MÓDULO
1. A produção sócio-histórica e epistemológica das condições de cientifização do campo educativo
1.1. A construção social da autonomia relativa entre discursos científicos sobre a educação e os discursos políticos e pedagógicos sobre o educativo
1.2. As relações entre as dicotomias constituintes da moderna cientificidade educativa e a estruturação das disciplinaridades que a constituem
1.3. A noção de aplicação dos saberes científicos e racionalidades subjacentes
1.4. Modelos de cidade educativa e recientifização do campo educativo
II MÓDULO
1. Centros e periferias da moderna cientificidade educativa
1.1. As relações entre os “discursos sábios” e os “discursos profanos” no campo educativo
1.2. As relações entre matrizes teóricas e campos empíricos
1.3. As relações entre práticas de investigação e práticas de intervenção
III MÓDULO
1. Os factos controversos e a controvérsia nos factos: contributos para uma recientifização do campo educativo
1.1. Trabalho e formação: para uma epistemologia da mediação
1.2. A dinâmica da formatividade na formação de adultos: para uma epistemologia da escuta
2. Contributos para uma epistemologia da controvérsia: novos objectos e novas problemáticas no campo educativo


Bibliografia Obrigatória

Correia José Alberto; Para uma teoria crítica em educação. ISBN: 972-0-34127-0
Fernandes Rui Eduardo Trindade; Escola e influência educativa
Nóvoa António; Histoire & comparaison. ISBN: 972-8036-22-1
Pharo Patrick; Le sens de l.action et la compréhension d.autrui. ISBN: ISBN 2-7384-2162-8
Pinto F. Cabral; A^formação humana no projecto da modernidade. ISBN: 972-8329-23-7
Matos Manuel Santos e; Teorias e práticas da formação. ISBN: 972-41-2153-4
Lahire Bernard; Culture écrite et inégalités scolaires. ISBN: ISBN 2-7297-0451-5
Houssaye Jean dir.; La pédagogie. ISBN: ISBN 2-7101-1036-9
Hameline Daniel; Courants et contre-courants dans la pédagogie contemporaine. ISBN: 2-7101-1445-3
Hameline Daniel; L.^école active. ISBN: 2-13-046785-7
Gillet Pierre; Pour une pédagogique. ISBN: 2-13-040003-5
Avanzini Guy 300; A^pedagogia no século XX
Candeias António; Sobre a educação nova. ISBN: 972-8036-10-8
Charlot, Bernard (coord.); Les sciences de l'éducation: un enjeu, un défi, Paris: ESF, 1995
Correia José Alberto; Sociologia da educação tecnológica. ISBN: 972-674-160-2
Avanzini, Guy; Sciences de l'éducation: regards multiples, Berne: Peter Lange, S.A.
Requejo Agustín; Sociopsicoanalisis y educación. ISBN: ISBN 84-7279-191-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Aulas expositivas (32 h.)
- Debates (24 h.)
- Tutorias (31 h.)
- Trabalhos em pequenos grupos (30 h.)
- Trabalho de pesquisa (28 h.)
- Avaliação (20 h.)

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Obtenção de frequência

O modelo de avaliação adoptado pressupõe o cumprimento da assiduidade de acordo com o previsto na lei sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação. A obrigatoriedade de presenças é de 3/4 do número de aulas.



Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação a atribuir nesta cadeira apoia-se na avaliação de um trabalho individual realizado ao longo do semestre, classificado numa escala de 0 a 20 valores (o trabalho deverá ter a 15 páginas de extensão máxima) que poderá tomar como objecto de referência uma das questões abordadas na Unidade Curricular ou constituir uma reflexão transversal a diferentes Unidades Curriculares do 2º Ciclo.

Provas e trabalhos especiais

A obtenção de uma classificação inferior a 8 valores implicará, como mecanismo de recurso na própria avaliação distribuída, a realização de um novo trabalho escrito ou a reformulação do anteriormente realizado.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

1. De acordo com o ponto 4 do artº 9 do Regulamento de Avaliação, “os alunos que por lei estão dispensados da presença nas aulas podem ser chamados a realizar uma prova ou trabalho especiais, destinados a demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidos e previamente definidos na respectiva ficha de disciplina.”

2. A realização desta prova ocorrerá no decurso da época prevista para frequências e exames no final do semestre e assumirá a forma de prova escrita sem consulta, sendo que os estudantes que necessitem de a realizar terão que previamente proceder à sua inscrição nos serviços académicos (cf. ponto 8 do art. 9 do Regulamento de Avaliação).

3. A aprovação nesta prova especial permitirá aos estudantes aceder aos mecanismos de avaliação previstos para os restantes estudantes, nomeadamente a realização do trabalho individual.

Melhoria de classificação

Realização de uma prova escrita, sem consulta que incidirá sobre o conjunto dos conteúdos da cadeira ou, em alternativa, aprofundamento do trabalho realizado e sua discussão com os docentes da UC.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-12-01 às 07:30:18 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico