Avaliação Clínica de Crianças e Adolescentes
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O objetivo essencial desta UC é a aprender a conduzir uma avaliação clínica de crianças e adolescentes. Os estudantes deverão ser capazes de:
- Conhecer os quadros teóricos de referência a um conjunto de instrumentos e técnicas de avaliação usadas na avaliação clínica de crianças e adolescentes;
- Selecionar a ou as medidas de avaliação a usar numa situação e contexto específicos de avaliação clínica de crianças ou adolescentes;
- Proceder à administração, cotação e interpretação dos resultados de instrumentos formais utilizados na avaliação clínica de crianças e adolescentes;
- Recorrer a estratégias não-formais de avaliação clínica, dominando a técnica de aplicação e de atribuição de significado aos resultados obtidos;
- Elaborar um relatório de avaliação, tendo em conta o interlocutor a que se destina e dominar competências de transmissão oral dos resultados da avaliação;
- Tomar consciência dos princípios éticos e deontológicos que regem a avaliação psicológica.
Programa
1. Conceito de avaliação clínica de crianças e adolescentes. Avaliação centrada na pessoa e avaliação em contexto. Avaliação quantitativa, qualitativa e eco-comportamental. Domínios de avaliação.
2. Avaliação de bebés: formas e contextos
3. Avaliação da cognição. Instrumentos quantitativos de avaliação da inteligência de crianças e adolescentes. Avaliação desenvolvimental piagetiana
4. Avaliação da comunicação. Instrumentos formais de avaliação.
5. Avaliação da vinculação: métodos e instrumentos de avaliação da vinculação em crianças e adolescentes
6. Avaliação pessoal e social: Instrumentos de avaliação de crianças e adolescentes
7. Estratégias e medidas específicas:
7.1. Avaliação de maltrato
7.2. Avaliação de perturbações do espectro do autismo
7.3. Avaliação de dificuldades emocionais
7.4. Avaliação de perturbações do comportamento. Hiperatividade e deficit de atenção.
7.5. Avaliação da qualidade das interações e de relações
7.6. Avaliação das dinâmicas familiares
8. Aspetos éticos e legais da avaliação
Bibliografia Obrigatória
Fernandes João Cabral 340;
DSM-IV-TR. ISBN: 972-796-020-0
Walker C. Eugene 340;
Handbook of clinical child psychology. ISBN: 0-471-24406-6
Sattler Jerome M.;
Assessment of children. ISBN: 0-9618209-7-7
Conoley Jane Close 340;
Family assessment. ISBN: 0-910674-38-8
Grotevant Harold D.;
Family assessment. ISBN: 0-89862-733-8
Simeonsson Rune J. 340;
Psychological and developmental assessment. ISBN: 1-57230-645-9
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
1. Expositivo, sob responsabilidade da docente
2. Role-play de treino de competências de avaliação
3. Tutorial no apoio a trabalhos de pesquisa de instrumentos de avaliação, realizados pelos estudantes
4. Supervisão de acompanhamento de um processo de avaliação clínica com criança ou adolescente, sob orientação direta de um psicólogo e em contextos diversos.
5. Aprendizagem interpares – os estudantes participam no contexto da aula à apresentação de casos clínicos seguido pelos colegas, sob orientação da docente.
Palavras Chave
Ciências Sociais
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia clínica
Ciências Sociais > Ciências psicológicas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
45,50 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Obrigatória, de acordo com o disposto no Regulamento dos princípios a observar na avaliação dos discentes da FPCEUP http://sigarra.up.pt/fpceup/LEGISLACAO_GERAL.ver_legislacao?p_nr=245.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final resulta da ponderação das classificações obtidas nas seguintes componentes:
1.Avaliação contínua através de trabalhos realizados na aula, incluindo apresentações orais de trabalhos 20% (4 valores)
2. TRabalho teórico-prático de grupo - 40% (8 valores)
3. Acompanhamento de processo de avaliação - 40% (8 valores)
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Nos casos em que o estatuto do estudante lhe permita não frequentar as aulas (TE, AAC...), o estudante poderá usufruir desse direito em relação à participação presencial nas aulas. Contudo, tendo em consideração as características das componentes de avaliação desta unidade curricular, o estudante terá de participar nas situações de consulta (em pelo menos em 75%) e realizar as restantes actividades que estão sujeitas a avaliação.
Outras situações que impliquem uma avaliação especial serão analisadas em conjunto com os docentes no início do semestre.
Melhoria de classificação
Tendo em conta as características das componentes de avaliação e de ocupação desta unidade curricular não está contemplada a melhoria da classificação.