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Avaliação Clínica de Crianças e Adolescentes

Código: P804     Sigla: ACCA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2012/2013 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 34 Plano Oficial 4 - 6 54 162
Plano Oficial 2012-4 (Plano apenas para estudantes que vão inscrever-se no 5º. ano em 2013) 4 - 6 54 162
- 3 - - - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objetivo essencial desta UC é a aprender a conduzir uma avaliação clínica de crianças e adolescentes. Os estudantes deverão ser capazes de:
- Conhecer os quadros teóricos de referência a um conjunto de instrumentos e técnicas de avaliação usadas na avaliação clínica de crianças e adolescentes;
- Selecionar a ou as medidas de avaliação a usar numa situação e contexto específicos de avaliação clínica de crianças ou adolescentes;
- Proceder à administração, cotação e interpretação dos resultados de instrumentos formais utilizados na avaliação clínica de crianças e adolescentes;
- Recorrer a estratégias não-formais de avaliação clínica, dominando a técnica de aplicação e de atribuição de significado aos resultados obtidos;
- Elaborar um relatório de avaliação, tendo em conta o interlocutor a que se destina e dominar competências de transmissão oral dos resultados da avaliação;
- Tomar consciência dos princípios éticos e deontológicos que regem a avaliação psicológica.


Programa

1. Conceito de avaliação clínica de crianças e adolescentes. Avaliação centrada na pessoa e avaliação em contexto. Avaliação quantitativa, qualitativa e eco-comportamental. Domínios de avaliação.
2. Avaliação de bebés: formas e contextos
3. Avaliação da cognição. Instrumentos quantitativos de avaliação da inteligência de crianças e adolescentes. Avaliação desenvolvimental piagetiana
4. Avaliação da comunicação. Instrumentos formais de avaliação.
5. Avaliação da vinculação: métodos e instrumentos de avaliação da vinculação em crianças e adolescentes
6. Avaliação pessoal e social: Instrumentos de avaliação de crianças e adolescentes
7. Estratégias e medidas específicas:
7.1. Avaliação de maltrato
7.2. Avaliação de perturbações do espectro do autismo
7.3. Avaliação de dificuldades emocionais
7.4. Avaliação de perturbações do comportamento. Hiperatividade e deficit de atenção.
7.5. Avaliação da qualidade das interações e de relações
7.6. Avaliação das dinâmicas familiares
8. Aspetos éticos e legais da avaliação

Bibliografia Obrigatória

Fernandes João Cabral 340; DSM-IV-TR. ISBN: 972-796-020-0
Walker C. Eugene 340; Handbook of clinical child psychology. ISBN: 0-471-24406-6
Sattler Jerome M.; Assessment of children. ISBN: 0-9618209-7-7
Conoley Jane Close 340; Family assessment. ISBN: 0-910674-38-8
Grotevant Harold D.; Family assessment. ISBN: 0-89862-733-8
Simeonsson Rune J. 340; Psychological and developmental assessment. ISBN: 1-57230-645-9

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

1. Expositivo, sob responsabilidade da docente
2. Role-play de treino de competências de avaliação
3. Tutorial no apoio a trabalhos de pesquisa de instrumentos de avaliação, realizados pelos estudantes
4. Supervisão de acompanhamento de um processo de avaliação clínica com criança ou adolescente, sob orientação direta de um psicólogo e em contextos diversos.
5. Aprendizagem interpares – os estudantes participam no contexto da aula à apresentação de casos clínicos seguido pelos colegas, sob orientação da docente.

Palavras Chave

Ciências Sociais
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia clínica
Ciências Sociais > Ciências psicológicas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 45,50
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Obrigatória, de acordo com o disposto no Regulamento dos princípios a observar na avaliação dos discentes da FPCEUP http://sigarra.up.pt/fpceup/LEGISLACAO_GERAL.ver_legislacao?p_nr=245.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final resulta da ponderação das classificações obtidas nas seguintes componentes:

1.Avaliação contínua através de trabalhos realizados na aula, incluindo apresentações orais de trabalhos 20% (4 valores)
2. TRabalho teórico-prático de grupo - 40% (8 valores)
3. Acompanhamento de processo de avaliação - 40% (8 valores)

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Nos casos em que o estatuto do estudante lhe permita não frequentar as aulas (TE, AAC...), o estudante poderá usufruir desse direito em relação à participação presencial nas aulas. Contudo, tendo em consideração as características das componentes de avaliação desta unidade curricular, o estudante terá de participar nas situações de consulta (em pelo menos em 75%) e realizar as restantes actividades que estão sujeitas a avaliação.

Outras situações que impliquem uma avaliação especial serão analisadas em conjunto com os docentes no início do semestre.

Melhoria de classificação

Tendo em conta as características das componentes de avaliação e de ocupação desta unidade curricular não está contemplada a melhoria da classificação.
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