Educação, Género e Cidadanias
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências da Educação |
Ocorrência: 2008/2009 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| LCED |
18 |
Plano Oficial 2007/2008 |
2 |
- |
3 |
- |
|
| 3 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A disciplina de opção Educação Género e Cidadania pretende constituir-se num espaço de atenção e reflexão sobre a educação numa perspectiva de cidadania diferenciada dos grupos em presença, tendo particularmente em atenção as questões de género na sua construção e da mudança social. Assim, o programa aborda questões estruturais, institucionais e relacionais de género naturalizadas em contextos sociais e históricas da educação com as novas cidadanias, estas concebidas não apenas na relação do estado e território mas incidindo também nas relações de poder e participação autónoma e paritária de todos/as nas múltiplas esferas sociais da vida social e individual.
Programa
CONTEÚDOS
1. A questão do género e da cidadania: histórias genderizadas, contextos genderizados
2. Igualdade de oportunidades na Educação: coeducação e contornos de género na história da educação das raparigas.
Cidadanias parciais.
3. Desigualdade social e relações de género: violência contra as mulheres; direitos sexuais e reprodutivos, etc.
4. Género e exclusão social – gravidez adolescente, parentalidade jovem, DST, prostituição e tráfico de mulheres …
5. Linguagem e género
6. Masculinidades e feminilidades – juventudes e culturas juvenis: orientações, percursos e transições jovens
- Política de diferença na educação
7. Corpos, sexualidades e educação.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
em actividades de contacto
Exposição
Debate
Visualização de filmes e seu debate
Conferências
Trabalho em Grupo
apresentação de trabalhos realizados
em trabalho autónomo
Trabalho de grupo
Pesquisa bibliográfica
Preparação de trabalhos para apresentação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
A classificação a atribuir apoia-se fundamentalmente na apresentação de um trabalho escrito em que se mobilize e materialize o processo formativo e os seus conteúdos mais substantivos, produto do trabalho em pequeno grupo ou individual. Esse trabalho deverá revelar capacidade de reflexão crítica, sobre temas seleccionados pelos/as estudantes, a propósito das leituras, debates e/ou contribuições das sessões.
Poderá incidir numa de várias linhas: quotidiano; biográfico; mundo ficcionado; políticas e práticas educativas numa(s) instituição(s).
A sua natureza será voltada para uma investigação específica podendo ser corporizado num (i) ensaio em torno de um tema/problema contemporâneo de cidadania, género e educação; ou (ii) realização de uma entrevista e respectiva análise, a alguém relevante numa das questões específicas; ou (iii) na análise de uma obra (romance ou filme).
Pretende-se que neste trabalho escrito,se tenha como central, para a sua produção, eixos estruturantes e contributos da disciplina.
Fórmula de cálculo da classificação final
À avaliação do trabalho de pesquisa (de grupo ou individual) terá uma pnderação de 80% numa escala de 0-20. Ao trabalho de participação presencial nas sessões corresponderá uma ponderação de 20%, também na escala de 0-20