Ecologia do Trabalho Social e Educação
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências da Educação |
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| LCED |
35 |
Plano Oficial 2007/2008 |
2 |
- |
3 |
- |
|
| 3 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Surge esta unidade curricular optativa com a finalidade de complementar o Seminário de Iniciação à Mediação e Formação do 4º semestre (embora igualmente extensível ao seminário de 6º semestre), procurando-se com ela problematizar as características do trabalho nos campos social e educativo – naquilo que os distingue, bem como naquilo que os aproxima -, segundo uma abordagem ecológica, isto é, acentuando “o estudo das interacções dos seres humanos entre si e com o meio ambiente”.
Esta abordagem ecológica procura evidenciar as dimensões ética e deontológica do exercício do trabalho no social e no educativo, inscritas numa abordagem à educação que distingue o trabalho social e educativo segundo uma lógica reparadora, de uma outra perspectiva que problematiza o exercício que (lhe) é solicitado segundo uma lógica emancipatória. É sob o ponto de vista da construção de uma praxis do exercício profissional que, em definitivo, se aprofunda a relevância do educativo no trabalho social, mas igualmente, a relevância do social no trabalho educativo.
São objectivos:
- Aprofundar o conhecimento e diferenciação de campos disciplinares e de trabalho (no âmbito do trabalho social e do trabalho educativo)
- Compreender as grandes linhas estratégicas da política nos campos social e educativo de acordo com as transformações dos modelos societários
- Compreender criticamente o gerenciamento do social numa perspectiva renovada de justiça social
- Analisar situações profissionais numa perspectiva ecológica, em torno de dimensões deontológicas como éticas
São resultados esperados da aprendizagem:
- uma melhor compreensão das especificidades da formação na área da educação e sua articulação com outras áreas de saber próximas,nomeadamente no campo do trabalho social
- uma descrição articulada das principais funções que definem o trabalho da educação e, muito particularmente, da centralidade da relação interpessoal neste trabalho
- a percepção da relêvância das dimensões ética e deontológica no trabalho educativo, especificamente, e no trabalho efectuado com pessoas, de um modo mais abrangente
Programa
1. Trabalho social e trabalho educativo; noções distintas, campos contíguos e hibridez conceptual.
2. Do local ao global: contra-sensos do social localizado e do económico globalizado.
3. Do global ao local: a reabilitação do sentido comunitário segundo a lógica da territorialização ou a intervenção social segundo o eixo das pessoas vs. o eixo dos espaços
4. Da função reparadora à função emancipatória; a ética e a deontologia da intervenção social e educativa.
Bibliografia Obrigatória
Ardoino J. 300;
Le^travail social par l.éducation
Capul Maurice;
Da educação à intervenção social. ISBN: 972-0-34852-6
Carvalho Adalberto Dias de;
Educação social. ISBN: 972-0-34851-8
Castel Robert;
Les métamorphoses de la question sociale. ISBN: ISBN 2-07-040994-5
Castoriadis Cornelius;
A^instituição imaginária da sociedade. ISBN: 85-219-0370-7
Correia José Alberto;
Para uma teoria crítica em educação. ISBN: 972-0-34127-0
Fablet Dominique 300;
Les^professionnels de l.intervention socio-éducative. ISBN: 978-2-296-02301-7
Hamzaoui Mejed;
El^trabajo social territorializado. ISBN: 84-7642-708-5
Lamoureux Henri;
Éthique, travail social et action communautaire. ISBN: 2-7605-1245-2
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A abordagem das problemáticas é privilegiadamente efectuada a partir de textos de autores, trabalhados previamente pelos grupos, devendo os mesmos suscitar o debate na turma.
Adicionalmente, serão efectuados trabalhos práticos de identificação das dimensões centrais ao trabalho nos campos social e educativo.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Pedagogia social
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Obtenção de frequência
Nos termos do Regulamento de Avaliação, os estudantes obtêm frequência quando participarem em 3/4 das sessões efectivamente realizadas. Exceptuam-se aqueles estudantes que, por lei estão dispensados da presença nas aulas, o que não os dispensa, contudo, das componentes de avaliação constantes da disciplina.
Fórmula de cálculo da classificação final
A unidade curricular tem uma avaliação distribuída sem exame final, organizada em dois grandes eixos:
1 – Trabalho efectuado (individualmente ou em grupo) ao longo das sessões, aqui se privilegiando a sessão conduzida pelo(s) estudante/grupo(s) respectivo(s): 40%
2 – Síntese final (individual), a qual adopta duas vias distintas:
2.1. Uma reflexão crítica sobre a dimensão ética e deontológica tendo por base um diário de trabalho, a partir da experiência de pré-estágio do SIMF6: 60%
2.2. Uma síntese em torno das problemáticas da UC, tendo como eixo de análise o texto trabalhado nas sessões pelo respectivo grupo (estudantes do SIMF4 e restantes): 60%
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
As modalidades de avaliação mantêm-se para os estudantes que gozem de estatuto especial, isto é, a não obrigatoriedade de frequência das sessões não obstaculiza que, para aceder à componente valorizada em 40% da avaliação final, o estudante em regime especial seja obrigado a fazer a apresentação nos mesmos moldes dos restantes estudantes (visto tratar-se de um momento formal de avaliação, devidamente justificado).
Melhoria de classificação
O estudante pode propor-se a melhoria da classificação estritamente da componente constante da síntese final (individual), devendo para o efeito comunicá-lo ao docente, após conhecimento da avaliação na época normal, dispondo para tanto da época de recurso.
Observações
Esta Unidade Curricular pode ser efectuada mediante a frequência do Programa IP H.E.L.P..