Investigação sobre as Práticas Profissionais dos Formadores III
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MCED |
3 |
Plano Oficial |
1 |
- |
7 |
65 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
No final da unidade curricular, os estudantes devem ser capazes de:
- desenvolver projectos de investigação sobre desenvolvimento local e/ou de formação de adultos;
- comparar criticamente diferentes contextos e projectos de desenvolvimento local e/ou de formação de adultos.
Programa
Esta unidade curricular visa o acompanhamento dos estágios dos estudantes, razão pela qual não possui um programa na acepção comum do termo.
O trabalho desenvolvido assenta, essencialmente, na frequência de aulas, sessões, conferências e seminários sobre metodologias de investigação pertinentes para o desenvolvimento dos respectivos Estágios em instituições/organismos educativos e/ou de formação e no debate (em tutoria) das temáticas abordadas.
Bibliografia Obrigatória
Carré Philippe 300;
Les^apprentissages professionnels informels. ISBN: 2-7475-5440-6
Canário Rui;
Educação de adultos. ISBN: 972-8036-21-3
Correia José Alberto;
Formation et travail
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Debate de metodologias de investigação e dos projectos de estágio desenvolvidos pelos estudantes.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Educação de adultos
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Obtenção de frequência
O regime de avaliação adoptado pressupõe obrigatoriamente o cumprimento da assiduidade previsto no art. 9º, ponto 2 do regulamento de avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final da UC é atribuída, em articulação com o orientador de estágio, a partir do relatório de estágio, com incidência na vertente referente às metodologias de investigação.
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não aplicável
Melhoria de classificação
De acordo com o regulamento de avaliação.