Contextualização e Profissionalização I
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MCED |
2 |
Plano Oficial |
1 |
- |
6 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
OBJECTIVOS
Pretende-se disponibilizar, discutir e produzir redes teórico-conceptuais que permitam a reconstrução dos quadros de referência cognitivos para pensar sobre os professores e a sua formação, com vista ao desenvolvimento de capacidades de leitura, análise e tomada de decisão no domínio da formação de professores.
- COMPETÊNCIAS
- conceber, organizar, gerir e avaliar, individualmente e em equipa, projectos de formação inicial e contínua de professores;
- exercer funções de assessoria e consultoria a programas e políticas de formação contínua e inicial de professores orientadas para um perfil de professor profissional;
- liderar e/ou animar processos e projectos de formação inicial e contínua através da mobilização pessoal e colectiva dos professores ou formadores;
- agir em contextos de formação de professores (ou para ela vocacionados) tendo por referencial o modelo do professor profissional e o desenvolvimento profissional contínuo.
RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
- identificar perspectivas actuais de abordagem da profissionalização das ocupações
- justificar a importância do processo de profissionalização da actividade docenter
- conhecer documentos estruturantes das políticas de profissionalização/formação europeias
- distinguir e articular os conceitos de profissionalização, profissionalismo e profissionalidade
- descrever a noção de construção de identidades profissionais docentes (como constructo ecológico) enquanto dimensão subjectiva do processo de profissionalização
- identificar a ética e os valores, por um lado, e os conhecimentos e as técnicas, por outro, como dimensões nucleares do processo de profissionalização
- descrever e discutir as características centrais da dimensão ética
- descrever tipologias do conhecimento profissional docente e justificar a sua importância no sentido da profissionalização
- identificar características gerais do modelo profissional de formação de professores
- debater questões centrais ligadas à formação de professores do ponto de vista do desenvolvimento profissional contínuo com base em resultados de investigação
Programa
A unidade curricular CIFP baseia-se em dois pressupostos centrais: a profissionalização dos professores depende, numa parte fundamental, da sua dimensão subjectiva, a que corresponde a construção de novas identidades profissionais; as políticas, os modelos e os modos de formação, inicial e contínua, de professores são domínios estratégicos da construção da actividade docente como uma profissão e dos professores como profissionais.
CONTEÚDOS
1 - Introdução
- Os eixos organizadores da unidade curricular: os processos de profissionalização, a construção de identidades, a formação, a contextualização
2 - Construção de identidades docentes como constructo ecológico
- Conceito e conceitos de identidade
- A identidade individual: como sentimento, como estrutura, como dinâmica.
- A identidade colectiva: como acção conjunta nas organizações, como representação social nos grupos profissionais.
- Os desafios à profissão docente: origens e promessas
- A noção de construção de identidades profissionais para a mudança social real em Dubar.
- A construção de identidades profissionais como dupla transacção e negociação verdadeira.
- A construção de identidades profissionais docentes como um constructo ecológico em Lopes (2008): a negociação identitária aos níveis individual, de pequeno grupo, organizacional e societal.
3- Para uma nova profissionalidade dos professores
- as dimensões ética e organizacional da nova competência profissional dos professores
- a dimensão ética da profissionalidade docente e educação pública
- a dimensão epistemológica da profissionalidade docente e conhecimento profissional
- tipologias de saberes profissionais docentes ou da formação: Schulmann, Grossman, Tardif e Lessard
4 - Profissionalização da actividade docente.
- A sociologia das profissões, o tipo ideal de profissão e a docência como semiprofissão.
- A construção de um novo profissionalismo: as perspectivas interaccionista e do poder; a jurisdição e a inferência em Abbot; o profissionalismo de terceira lógica de Freidson.
- O novo profissionalismo docente e o Green Paper on Teacher Education in Europe.
Bibliografia Obrigatória
Correia José Alberto;
Solidões e solidariedades nos quotidianos dos professores. ISBN: 972-41-2514-9
Lopes Amélia 070;
Fazer da formação um projecto. ISBN: 978-972-8082-83-3
Dubar Claude;
Sociologie des professions. ISBN: 2-200-26982-X
Ramos Marise Nogueira;
A^pedagogia das competências. ISBN: 85-249-0816-5
Ramalho Betânia Leite;
Formação de professores I. ISBN: ISBN 85-7273-097-4
Rodrigues Maria de Lurdes;
Sociologia das profissões. ISBN: 972-8027-84-2
Lopes Amélia 570;
De uma escola a outra. ISBN: 978-972-36-0900-4
Dubar Claude;
A^socialização. ISBN: 972-0-34124-6
Lopes Amélia;
O^estado da investigação portuguesa no domínio do desenvolvimento profissional e (re)constru
Lopes Amélia 070;
Uma^revolução na formação inicial de professores. ISBN: 972-8562-23-3
Dubar Claude;
A^crise das identidades. ISBN: 978-972-36-0835-9
Day Christopher;
Desenvolvimento profissional de professores. ISBN: ISBN 972-0-34807-0
Tardif Maurice;
O^trabalho docente. ISBN: 85-326-3165-7
Matos Manuel;
Modelos de profissionalidade docente e modelos de formação
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
METODOLOGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Discussão de textos e situações (20)
Exposição e debate (25)
Participação em workshops (12)
Acompanhamento tutorial (8)
MODOS DE APRENDIZAGEM EM TRABALHO AUTÓNOMO
Leituras individuais (30)
Escrita de textos: narrativas de vida e textos de opinião (30)
Trabalho em equipa (20)
Análise de situações e discursos (14)
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
De acordo com o previsto na lei para os restantes cursos da faculdade e sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação recai sobre: a participação nas aulas, nomeadamente através da mobilização do trabalho autónomo (10%); organização de portefólio (10%); leitura e apresentação de texto em grupo (30%); realização de pequeno trabalho de investigação (50%).
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes que por lei sejam dispensados das horas de contacto da UC serão chamados a realizar uma prova especial de carácter presencial destinada a avaliar o domínio das aprednizagens previstas na UC
Melhoria de classificação
Realiza-se segundo os termos previstos na lei e através da reformulação do relatório de investigação na totalidade ou em parte.