Estruturas Dinâmicas do Trabalho de Investigação I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A unidade curricular “Estruturas e Dinâmicas do Trabalho de Investigação I” tem como objectivo proporcionar uma formação aprofundada em questões epistemológicas e metodológicas no domínio da investigação em Psicologia, de modo a que os estudantes sejam capazes de:
(i) Identificar os pressupostos e as características da investigação qualitativa, demonstrando a sua utilidade e forma de operacionalização no quadro da investigação em Psicologia;
(ii) Perspectivar globalmente as fases e os procedimentos necessários ao planeamento e à estruturação de projectos de investigação em Psicologia, desenvolvidos no quadro das metodologias qualitativas;
(iii) Planear e realizar abordagens qualitativas de investigação;
(iv) Utilizar algumas técnicas de análise de dados qualitativos;
(v) Avaliar criticamente investigações de cariz qualitativo
Programa
São os seguintes os módulos programáticos:
M1- Introdução à metodologia de investigação qualitativa
M2- Os métodos Qualitataivos
M3- Debate sobre Metodologias Qualitativas
M4- Procedimentos de observação naturalista
M5-Método etnográfico
M6- Metodologias de análise de narrativas
M7- Métodos de observação de comportamentos interactivos maternos
M8-Princípios metodológicos da investigação/intervenção qualitativa em análise do trabalho
M9-Introdução à metodologia Q
M10- Análise de dados qualitativos com o programa TORPES
M11- Discussão de grupos focais como investigação qualitativa
M12- Análise de dados qualitativos com o programa NVivo
Bibliografia Obrigatória
Lincoln Yvonna S.;
Naturalistic inquiry. ISBN: 0-08039-2431-3
Patton Michael Quinn;
Qualitative research & evaluation methods. ISBN: 0-7619-1971-6
Strauss Anselm;
Basics of qualitative research. ISBN: 0-8039-5940-0
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Ensino
Métodos expositivos, visando a actualização de conceitos-chave
Métodos interrogativos, visando a descoberta de conceitos e conhecimentos relevantes
Ilustração de procedimentos de planeamento, recolha e análise de dados qualitativos
Estimulação da reflexão crítica visando capacitar o estudante para se tornar um pensador eficaz nos métodos qualitativos
Oportunidades de aplicação dos métodos qualitativos
Discussão em grupo visando a defesa de uma posição, sustentada em argumentos
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
65,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
O regime de avaliação adoptado pressupõe 75% de presenças obrigatórias
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação
a) Cada estudante entrega um trabalho individual, com uma apreciação sumária de cada módulo, salientando a sua utilidade e interesse para a sua formação como doutorando. São fornecidas normas de formatação.
b) Alguns módulos são objecto de um trabalho específico de aplicação de métodos qualitativos (por ex., o Estudo de caso e Análise de dados com NVivo), não sendo portanto objeto de análise no trabalho indicado em a).
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável
Melhoria de classificação
Não prevista