Intervenção Precoce
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2008/2009 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIPSI |
32 |
Plano Oficial 2007/2008 |
4 |
- |
6 |
54 |
162 |
5 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
dominar os construtctos teóricos que orientam as práticas no domínio da Intervenção Precoce.
conhecer os principais modelos e abordagens no domínio da Intervenção Precoce.
compreender a importância de inscrever as práticas de Intervenção Precoce numa lógica inclusiva segundo abordagens centradas na família e restantes cenários de participação.
conhecer as problemáticas inerentes à utilização dos sistemas de classificação das incapacidades da criança no domínio da Intervenção Precoce.
obter proficiência na utilização do Sistema Internacional de Classificação das Funcionalidades e Incapacidades adoptado pela OMS.
adquirir capacidade para definir as linhas fundamentais de desenvolvimento e para implementar planos de intervenção.
desenvolver competências para actuar no contexto de equipas transdisciplinares de intervenção.
Programa
1. Enquadramento conceptual – teorias do desenvolvimento e a evolução dos modelos de Intervenção Precoce (IP)
a. Os contributos das abordagens de diferentes teorias: organísmicas, mecanicistas e contextualistas
b. Constructos teóricos e as práticas em Intervenção Precoce
c. O conceito de IP. Princípios e conceitos chave para a prática em IP: modelo médico vs modelo biopsicossocial; a ecologia da IP; o papel central das interacções; conceitos de incapacidade, risco e resiliência; o paradigma da prevenção: prevenção primária, secundária e terciária; inclusão e participação; diferentes modelos de prestação de serviço e a questão da elegibilidade em IP
2. Modelos e práticas de IP
a. Dos modelos de IP centrados na criança aos modelos de IP centrados na família e nas comunidades
b. Práticas recomendadas em IP
3. O processo de avaliação-intervenção em IP
a. Modelos e constructos sobre desenvolvimento da criança e IP
b. Conceitos de deficiência, funcionalidade, incapacidade, desvantagem e risco
c. A abordagem dimensional das incapacidades (CIF-CJ; WHO, 2007) – o seu contributo para a questão da elegibilidade em IP
d. O ciclo de avaliação-intervenção de Simeonsson
e. A importância do ambiente social da criança
aprendizagem/desenvolvimento
4. O modelo de I. P. centrado na Família e na comunidade e o sistema de serviços em IP
(Bailey & Simeonsson, 1988; Bailey & Wolery, 1992)
a. O trabalho em equipa e a participação da família no processo de tomada de decisão
b. Avaliação individualizada e planeamento da intervenção
c. Definição de objectivos individualizados para a avaliação da criança e da família;
d. Selecção de métodos para a recolha de informação sobre as necessidades da criança e da família
e. O Plano Individualizado de Apoio à Família
f. Coordenação, cooperação e colaboração na prestação de serviços
g. Da sinalização à continuidade e à transição no sistema de serviços
5. Programas de IP e sua avaliação – aspectos de investigação
a. Diferentes modelos de IP sua aplicação e avaliação (e.g., Head.Start; Sure Start; Abecedarian…)
b. Definição, medida e avaliação da qualidade em educação de infância e em IP
c. Os estudos de primeira e de segunda geração de investigações e a questão da eficácia da IP
d. Métodos e desenhos de pesquisa em IP
e. A CIF-CJ como quadro de referência para projectos de investigação-intervenção
f. As diferentes gerações de modelos de IP. O futuro da IP: (Dunst e Guralnick)
6. A IP – perspectivas europeias
a. Perspectiva histórica das modalidades de atendimento para crianças dos 0 aos 6 anos em geral e com necessidades educativas especiais em particular
b. Os primórdios da IP e a sua evolução: aspectos legislativos
c. A situação actual: reflexão crítica acerca dos indicadores e dos desenvolvimentos mais recentes em IP em Portugal e na Europa
d. Análise dos sistemas de IP na Europa com base na perspectiva ecológica
e. Investigações recentes
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
1. Expositivo;
2. Tutorial;
3. Experiencial
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
52,00 |
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Estudo e documentação de um projecto de Intervenção Precoce |
Trabalho laboratorial |
10,00 |
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Preparação de um forum sobre uma temática |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
20,00 |
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Trabalhos escritos resultantes das actividades desenvolvidas |
Trabalho escrito |
40,00 |
|
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|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Pesquisa bibliográfica |
Estudo autónomo |
40 |
|
|
Total: |
40,00 |
|
Obtenção de frequência
Obrigatória, de acordo com o disposto no Regulamento dos princípios a observar na avaliação dos discentes da FPCEUP http://sigarra.up.pt/fpceup/LEGISLACAO_GERAL.ver_legislacao?p_nr=245
Fórmula de cálculo da classificação final
•um trabalho individual que versará a temática do fórum dinamizado em pequeno grupo (grupos de dois elementos) - nesta nota o trabalho escrito terá a ponderação de 70% e a apresentação propriamente dita, na aula, de 30%.
•um trabalho de grupo sobre o estudo de caso (o mesmo grupo de 2 alunos)
Na ponderação da nota final: 50% será para o trabalho individual, 35% para o trabalho de grupo 15% para a participação nas aulas ao longo do ano
Provas e trabalhos especiais
Ao longo do ano os alunos terão que orientar foruns de discussão em grupos de 2 ou 3 alunos sobre temas especificos apresentados nas aulas. O conteúdo deste forum temático será apresentado sob o formato de trabalho escrito no final do semestre
Cada grupo terá contacto com um programa de Intervenção Precoce e deverá documentar a orgânica do programa, bem como um caso de uma criança e sua família acompanhados por esse programa por escrito através de uma monografia
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os alunos que tenham estatuto que lhes permita não frequentarem as aulas, terão que dinamixzar um forum sobre um tema específico que será apresentado numa aula (30%). O conteúdo deste forum temático será apresentado sob o formato de trabalho escrito no final do semestre (70%)
Cada aluno terá contacto com um programa de Intervenção Precoce e deverá documentar a orgânica do programa, bem como um caso de uma criança e sua família acompanhados por esse programa por escrito através de uma monografia - deverá apresentar um trabalho que documente este estudo de caso.
Na ponderação da nota final: 50% para cada um dos dois trabalhos.
Melhoria de classificação
Apresentação de novo trabalho individual
Observações
Os trabalhos escritos devem ser apresentados na última aula do semestre