Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > E405

Seminário de Iniciação à Mediação e Formação: Projectos de Mediação e de Formação. Educação, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Código: E405     Sigla: SIMF

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Pedagogia Social

Ocorrência: 2010/2011 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.up.pt/course/view.php?id=2709
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCED 63 Plano Oficial 2007/2008 2 - 4,5 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta Unidade Curricular tem como principal objectivo contribuir para a compreensão da procura contemporânea de formas de desenvolvimento mais sustentáveis para as sociedades humanas e suas implicações de carácter educativo como um dos principais desafios socioculturais emergentes do Sec. XXI.
O seminário contempla um aprofundamento teórico-prático em torno da educação, ambiente e desenvolvimento sustentável, esperando estimular cruzamentos entre diferentes conteúdos conceptuais e identificação de problemáticas de mediação e formação. O eixo integrador da abordagem centra-se nas preocupações de sustentabilidade dos modelos de desenvolvimento nas várias dimensões ecológicas – social, cultural, económica, ambiental e biográfica.
Assim sendo, a concretização destes objectivos pressupõe:
- Contactar com realidades sociais – grupos, contextos, instituições da comunidade e projectos educativos – aprofundando os conceitos de educação, ambiente e desenvolvimento sustentável;
- Operacionalizar, enquanto projectos de mediação e de formação, o conjunto de finalidades previstas para o desenvolvimento sustentável (a partir dos contactos estabelecidos).
São resultados esperados da aprendizagem (learning outcomes):
- Revelar capacidade de apreender um contexto e o modo como se organiza para lidar com uma problemática socioeducativa;
- Conceber situações educativas susceptíveis de processos de formação, numa lógica do desenvolvimento e da sustentabilidade;
- Revelar capacidade de mobilizar metodologias de mediação pedagógica em situações educativas e de formação;
- Comunicar conclusões de forma articulada, criativa e relevante.

Programa

O programa articula duas componentes, de acordo com os módulos que o integram:

PARTE I (Módulo "Educação, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável"):
1. Ambiente e educação.
Contextualização histórica e evolução das principais questões ambientais.
Origens e desenvolvimento da educação ambiental (EA) a nível internacional e nacional.
Objectivos, contextos e metodologias da EA.
A EA em Portugal.
2. EADS – Introdução ao conceito de Desenvolvimento Sustentável
Educação, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
A procura de novas formas de desenvolvimento: o DS
Questões actuais de Desenvolvimento Sustentável.
Da EA à Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
Ecologia, economia e sociedade.

PARTE II (módulo "Seminário de Iniciação à Mediação e Formação. Projectos de Mediação e Formação"):
1. Identificação dos projectos/instituições a contactar (constituição definitiva dos grupos).
Discussão sobre as escolhas iniciais dos/as estudantes (cont.).
2. Abordagem diagnóstica em torno dos projectos e instituições a contactar. Levantamento e definição de interesses, objectivos, contextos, etc.
3. Trabalho de campo e orientação tutorial.
4. Metodologia da mediação pedagógica.
Auscultação dos contactos efectuados.
5. Análise/Concepção em torno dos projectos de trabalho.
Trabalho de grupo realizado na aula.
6. Apresentação e discussão dos trabalhos na aula.

Bibliografia Obrigatória

AAVV ; La Mediación en el Ámbito Escolar, HACER Editorial, 2006
Almeida João Ferreira de 070; Os^portugueses e o ambiente. ISBN: 972-774-194-0
ALMEIDA, José, Maria Arnoni & Edilson Oliveira; Mediação Dialéctica na Educação Escolar, São Paulo: Edições Loyola, 2007
CORREIA, José; SILVA, Ana Maria; Mediação: (D)Os Contextos e (D)Os Actores, Afrontamento, 2010. ISBN: 978-972-36-1083-3
GOLDBLATT, David; Teoria Social e Ambiente, Instituto Piaget, 1998. ISBN: 972-771-037-9
PRADO, Francisco Gutiérrez; Ecopedagogia e Cidadania Planetária, Cortez Editora, 1999. ISBN: 85-249-0710-X
Novo Villaverde María; Educación ambiental. ISBN: 84-207-2655-9
SCHMIDT, Luisa; NAVE, Joaquim;GUERRA, João; Educação Ambiental, ICS, 2010
TORREGO, Juan Carlos; Mediação de Conflitos em Instituições Educativas: Manual para Formação de Formadores, Porto: ASA, 2003
TORREMORELL, Maria Carme; Cultura de Mediação e Mudança Social, Porto Editora, 2008. ISBN: 84-7432-417-3
TRICOIRE, Bruno; La Médiation Sociale: le génie du tiers, L'Harmattan, 2002. ISBN: 2-7475-1970-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Dada a natureza teórico-prática deste Seminário, privilegia-se uma abordagem mais conceptual na PARTE I (assente nos conteúdos de EADS) e uma componente prática na PARTE II, respeitante ao trabalho de análise e interpretação de dados recolhidos no terreno. Uma vez que estas duas partes serão desenvolvidas em articulação, as modalidades de ensino serão diversificadas, desde exposição a trabalho de campo orientado, orientação tutorial, pesquisa documental e bibliográfica, trabalho de grupo, debate, organização e apresentação de trabalhos pelos estudantes.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação
Ciências Sociais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 45,00
Contacto com projectos/instituições Trabalho laboratorial 10,00 2011-04-26
Concepção e desenvolvimento do projecto de trabalho Teste 40,00 2011-05-31
Apresentação/Avaliação dos trabalhos Teste 6,00 2011-05-31
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Pesquisa bibliográfica e documental Estudo autónomo 10 2011-05-31
Interpretação e análise de dados recolhidos Estudo autónomo 10 2011-05-31
Total: 20,00

Obtenção de frequência

1. A avaliação distribuída sem exame final, regime de avaliação da aprendizagem, definido para esta disciplina, prevê a “avaliação ao longo do ano/semestre, segundo as formas definidas no art.º 9, sem que exista exame final,” (cf artº 7).

2. Em termos de princípios gerais, a avaliação articula-se com o estatuto teórico-prático da disciplina pelo que a obtenção de frequência exige que o estudante não esteja ausente em mais de 25% das aulas previstas.

3. Acresce ainda a natureza do próprio Seminário, cuja presença e orientação do trabalho no campo se torna imprescindível. Daqui decorre como orientação geral para a avaliação e classificação a valorização da presença e participação activa e regular dos estudantes nas sessões, o que se relaciona com a necessária assiduidade.

Fórmula de cálculo da classificação final

O cálculo da Classificação Final da UC é obtido pelo somatório de dois elementos:

1. Trabalho ao longo do semestre (assiduidade, participação e apresentação final dos trabalhos): 40%;
2. Trabalho escrito final: 60%.

Qualquer um dos elementos acime referidos será classificado numa escala de 0 a 20 valores.

Provas e trabalhos especiais

A não obtenção de 8 valores na classificação de qualquer um dos elementos de avaliação implica, como mecanismo de recurso na própria avaliação distribuída, a realização de dois trabalhos um trabalho individual escrito sobre os conteúdos e a temática da mediação, de acordo com o presente programa, cuja ponderação é de 65%. Além disso, terá de realizar um outro trabalho sobre uma das temáticas de campo escolhidas para "observação/análise" , o que equivale a 35% da ponderação.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

1. De acordo com o ponto 4 do artº 9 do Regulamento de Avaliação, “os alunos que por lei estão dispensados da presença nas aulas podem ser chamados a realizar uma prova ou trabalho especiais, destinados a demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidos e previamente definidos na respectiva ficha de disciplina.”

2. A opção escolhida neste âmbito é a realização do trabalho escrito individual que sempre que possível e preferencialmente deverá ser elaborado e acompanhado no decurso do semestre entrgue na época prevista para frequências e exames no final do semestre.

Melhoria de classificação

Para efeitos de melhoria de nota do Trabalho de Grupo os estudantes dispõem da oportunidade de o reformular, introduzindo contribuições pessoais e sustentação teórica e prática.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-27 às 13:22:44 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico