Seminário de Iniciação à Mediação e Formação: Projectos de Mediação e de Formação. Educação, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Pedagogia Social |
Ocorrência: 2010/2011 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| LCED |
63 |
Plano Oficial 2007/2008 |
2 |
- |
4,5 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta Unidade Curricular tem como principal objectivo contribuir para a compreensão da procura contemporânea de formas de desenvolvimento mais sustentáveis para as sociedades humanas e suas implicações de carácter educativo como um dos principais desafios socioculturais emergentes do Sec. XXI.
O seminário contempla um aprofundamento teórico-prático em torno da educação, ambiente e desenvolvimento sustentável, esperando estimular cruzamentos entre diferentes conteúdos conceptuais e identificação de problemáticas de mediação e formação. O eixo integrador da abordagem centra-se nas preocupações de sustentabilidade dos modelos de desenvolvimento nas várias dimensões ecológicas – social, cultural, económica, ambiental e biográfica.
Assim sendo, a concretização destes objectivos pressupõe:
- Contactar com realidades sociais – grupos, contextos, instituições da comunidade e projectos educativos – aprofundando os conceitos de educação, ambiente e desenvolvimento sustentável;
- Operacionalizar, enquanto projectos de mediação e de formação, o conjunto de finalidades previstas para o desenvolvimento sustentável (a partir dos contactos estabelecidos).
São resultados esperados da aprendizagem (learning outcomes):
- Revelar capacidade de apreender um contexto e o modo como se organiza para lidar com uma problemática socioeducativa;
- Conceber situações educativas susceptíveis de processos de formação, numa lógica do desenvolvimento e da sustentabilidade;
- Revelar capacidade de mobilizar metodologias de mediação pedagógica em situações educativas e de formação;
- Comunicar conclusões de forma articulada, criativa e relevante.
Programa
O programa articula duas componentes, de acordo com os módulos que o integram:
PARTE I (Módulo "Educação, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável"):
1. Ambiente e educação.
Contextualização histórica e evolução das principais questões ambientais.
Origens e desenvolvimento da educação ambiental (EA) a nível internacional e nacional.
Objectivos, contextos e metodologias da EA.
A EA em Portugal.
2. EADS – Introdução ao conceito de Desenvolvimento Sustentável
Educação, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
A procura de novas formas de desenvolvimento: o DS
Questões actuais de Desenvolvimento Sustentável.
Da EA à Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
Ecologia, economia e sociedade.
PARTE II (módulo "Seminário de Iniciação à Mediação e Formação. Projectos de Mediação e Formação"):
1. Identificação dos projectos/instituições a contactar (constituição definitiva dos grupos).
Discussão sobre as escolhas iniciais dos/as estudantes (cont.).
2. Abordagem diagnóstica em torno dos projectos e instituições a contactar. Levantamento e definição de interesses, objectivos, contextos, etc.
3. Trabalho de campo e orientação tutorial.
4. Metodologia da mediação pedagógica.
Auscultação dos contactos efectuados.
5. Análise/Concepção em torno dos projectos de trabalho.
Trabalho de grupo realizado na aula.
6. Apresentação e discussão dos trabalhos na aula.
Bibliografia Obrigatória
AAVV ; La Mediación en el Ámbito Escolar, HACER Editorial, 2006
Almeida João Ferreira de 070;
Os^portugueses e o ambiente. ISBN: 972-774-194-0
ALMEIDA, José, Maria Arnoni & Edilson Oliveira; Mediação Dialéctica na Educação Escolar, São Paulo: Edições Loyola, 2007
CORREIA, José; SILVA, Ana Maria; Mediação: (D)Os Contextos e (D)Os Actores, Afrontamento, 2010. ISBN: 978-972-36-1083-3
GOLDBLATT, David; Teoria Social e Ambiente, Instituto Piaget, 1998. ISBN: 972-771-037-9
PRADO, Francisco Gutiérrez; Ecopedagogia e Cidadania Planetária, Cortez Editora, 1999. ISBN: 85-249-0710-X
Novo Villaverde María;
Educación ambiental. ISBN: 84-207-2655-9
SCHMIDT, Luisa; NAVE, Joaquim;GUERRA, João; Educação Ambiental, ICS, 2010
TORREGO, Juan Carlos; Mediação de Conflitos em Instituições Educativas: Manual para Formação de Formadores, Porto: ASA, 2003
TORREMORELL, Maria Carme; Cultura de Mediação e Mudança Social, Porto Editora, 2008. ISBN: 84-7432-417-3
TRICOIRE, Bruno; La Médiation Sociale: le génie du tiers, L'Harmattan, 2002. ISBN: 2-7475-1970-8
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Dada a natureza teórico-prática deste Seminário, privilegia-se uma abordagem mais conceptual na PARTE I (assente nos conteúdos de EADS) e uma componente prática na PARTE II, respeitante ao trabalho de análise e interpretação de dados recolhidos no terreno. Uma vez que estas duas partes serão desenvolvidas em articulação, as modalidades de ensino serão diversificadas, desde exposição a trabalho de campo orientado, orientação tutorial, pesquisa documental e bibliográfica, trabalho de grupo, debate, organização e apresentação de trabalhos pelos estudantes.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação
Ciências Sociais
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
45,00 |
|
|
| Contacto com projectos/instituições |
Trabalho laboratorial |
10,00 |
|
2011-04-26 |
| Concepção e desenvolvimento do projecto de trabalho |
Teste |
40,00 |
|
2011-05-31 |
| Apresentação/Avaliação dos trabalhos |
Teste |
6,00 |
|
2011-05-31 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| Pesquisa bibliográfica e documental |
Estudo autónomo |
10 |
2011-05-31 |
| Interpretação e análise de dados recolhidos |
Estudo autónomo |
10 |
2011-05-31 |
|
Total: |
20,00 |
|
Obtenção de frequência
1. A avaliação distribuída sem exame final, regime de avaliação da aprendizagem, definido para esta disciplina, prevê a “avaliação ao longo do ano/semestre, segundo as formas definidas no art.º 9, sem que exista exame final,” (cf artº 7).
2. Em termos de princípios gerais, a avaliação articula-se com o estatuto teórico-prático da disciplina pelo que a obtenção de frequência exige que o estudante não esteja ausente em mais de 25% das aulas previstas.
3. Acresce ainda a natureza do próprio Seminário, cuja presença e orientação do trabalho no campo se torna imprescindível. Daqui decorre como orientação geral para a avaliação e classificação a valorização da presença e participação activa e regular dos estudantes nas sessões, o que se relaciona com a necessária assiduidade.
Fórmula de cálculo da classificação final
O cálculo da Classificação Final da UC é obtido pelo somatório de dois elementos:
1. Trabalho ao longo do semestre (assiduidade, participação e apresentação final dos trabalhos): 40%;
2. Trabalho escrito final: 60%.
Qualquer um dos elementos acime referidos será classificado numa escala de 0 a 20 valores.
Provas e trabalhos especiais
A não obtenção de 8 valores na classificação de qualquer um dos elementos de avaliação implica, como mecanismo de recurso na própria avaliação distribuída, a realização de dois trabalhos um trabalho individual escrito sobre os conteúdos e a temática da mediação, de acordo com o presente programa, cuja ponderação é de 65%. Além disso, terá de realizar um outro trabalho sobre uma das temáticas de campo escolhidas para "observação/análise" , o que equivale a 35% da ponderação.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
1. De acordo com o ponto 4 do artº 9 do Regulamento de Avaliação, “os alunos que por lei estão dispensados da presença nas aulas podem ser chamados a realizar uma prova ou trabalho especiais, destinados a demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidos e previamente definidos na respectiva ficha de disciplina.”
2. A opção escolhida neste âmbito é a realização do trabalho escrito individual que sempre que possível e preferencialmente deverá ser elaborado e acompanhado no decurso do semestre entrgue na época prevista para frequências e exames no final do semestre.
Melhoria de classificação
Para efeitos de melhoria de nota do Trabalho de Grupo os estudantes dispõem da oportunidade de o reformular, introduzindo contribuições pessoais e sustentação teórica e prática.