Psicologia da Educação II: Relação Educativa
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia da Educação |
Ocorrência: 2009/2010 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| LCED |
65 |
Plano Oficial 2007/2008 |
2 |
- |
3 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
OBJECTIVOS
•Contribuir para a apropriação da reflexão que se tem vindo a desenvolver quer no domínio da relação pedagógica quer no domínio da relação educativa
•Estimular o desenvolvimento de competências de reflexão sobre o campo teórico em causa, decorrente da análise de situações concretas, da discussão com actores educativos ou do contacto com relatos sobre as práticas
•Propiciar a criação de momentos de cooperação e de interpelação e de partilha que sustentem esse investimento na reflexão sobre a problemática em causa.
COMPETÊNCIAS
* Analisar situações educativas concretas, do ponto de vista das relações que os actores estabelecem entre si no âmbito dos contextos educativos formais;
Analisar situações educativas concretas, do ponto de vista das relações que os actores estabelecem entre si no âmbito dos contextos educativos não-formais;
* Participar em debates a partir da análise das situações em causa;
* Produzir trabalhos por escrito a partir dos momentos de reflexão e dos debates.
Programa
1.Relação educativa e relação pedagógica: Das dimensões comuns às singularidades que as distinguem;
2.A relação pedagógica:
2.1 - O universo educacional que o modelo de educação escolar configura como matriz estruturante da abordagem da relação pedagógica;
2.2 - A relação pedagógica como uma relação singular e diversificada: Factores e dimensões a ter em conta na abordagem da relação pedagógica.
3.A relação educativa no âmbito dos contextos educativos não-formais.
Bibliografia Obrigatória
Coll César 570;
Desenvolvimento psicológico e educação. ISBN: 85-363-0228-3
Postic Marcel;
A^relação pedagógica
Trilla Jaume 570;
Animação sociocultural. ISBN: 972-771-763-2
Bruner Jerome;
The culture of education. ISBN: ISBN 0-674-17952-8
Campos Bártolo Paiva;
Psicologia do desenvolvimento e educação de jovens. ISBN: ISBN 972-674-037-2 (v.1)
Trindade, Rui; Cosme, Ariana; Escola a Tempo Inteiro: Escola para que te quero? , Profedições, 2007. ISBN: 978-972-8562-50-2
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Palestras a cargo do docente ou de convidados
Conferências a cargo dos alunos
Trabalho em grupo
Visionamento de fimes
Debates
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
28,00 |
|
|
| Trabalhos de grupo |
Trabalho escrito |
20,00 |
|
|
| Debates |
Teste |
8,00 |
|
|
| Avaliação |
Exame |
11,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| Trabalhos individuais |
Estudo autónomo |
14 |
|
|
Total: |
14,00 |
|
Obtenção de frequência
1. Participação
A participação dos alunos nos debates e na realização dos trabalhos será um critério a ponderar, mediante a apresentação e discussão com os discentes de critérios de avaliação explícitos.
3. Dossiês de trabalhos escritos
A avaliação será realizada através da análise dos trabalhos individuais e em grupo produzidos pelos estudantes. Admite-se, nas situações que o docente julgar convenientes, discussões públicas ou privadas dos trabalhos, em função das quais o desempenho dos discentes deverá ser ponderado, do ponto de vista da avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
Participação - 25% da nota final
Dossiês de trabalhos escritos - 75% da nota final
Provas e trabalhos especiais
Ver o campo relativo à avaliação especial
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes que usufruam da possibilidade de serem submetidos a uma avaliação especial (estudantes-trabalhadores, dirigentes associativos, atletas com o estatuto de alta competição, etc.), porque se encontram impedidos de participar quer nas jornadas lectivas regulares, quer, por consequência, por não poderem ser avaliados no item «participação» (Cf. item relativo à obtenção de frequência), deverão entrar em contacto com o docente (se necessário através do seu e-mail), o mais tardar até à 2ª aula do semestre, de forma a definir-se um plano de trabalho alternativo. Caso isso não se verifique serão penalizados, pelo menos, no item correspondente à participação.
Melhoria de classificação
Qualquer aluno pode requerer a melhoria da classificação obtida, nos períodos que o nº 1 do artº 11º da Deliberação nº 1536/2005 (D.R. – II Série, nº225 de 23.11.05) consagra. Os alunos podem requerer essa melhoria solicitando, conforme os casos, a revisão do dossiê de trabalhos escritos, cabendo ao professor decidir quais os trabalhos que deverão ser objecto dessa revisão. Os alunos deverão cumprir, então, uma das duas alternativa, conforme decisão que compete ao professor assumir, as quais se apresentam em seguida: (i) rever o(s) trabalho e defendê-lo(s), novamente, numa prova oral; (ii) rever o(s) trabalho, dispensando o seu autor dessa prova oral.
Qualquer aluno pode requerer a revisão das suas provas, através da apresentação de um recurso a apresentar para o efeito. Neste caso, o professor deverá cumprir os requisitos a que a legislação em vigor o obriga.