Psicossociologia da Formação de Adultos
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Educação de Adultos |
Ocorrência: 2008/2009 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A disciplina de Psicossociologia da Formação de Adultos propõe-se situar a formação – acção de transformação – como espaço privilegiado de intervenção psicossociológica, tendo como objectivos o desenvolvimento, pelos estudantes, de capacidades de conjugação da análise da formação como processo de intervenção ao nível pessoal, grupal e institucional com os contextos de formação e com o seu impacto social, e de concepção e dinamização de projectos de formação de adultos.
Situando-se os contributos desta disciplina-se na construção de quadros de leitura teórico-práticos das relações inter-institucionais e intra-institucionais, os estudantes, enquanto futuros mediadores socioeducativos e da formação, desenvolverão competências ao nível da problematização das articulações sócio-políticas entre formação, intervenção e mudança, imprescindíveis na concepção e desenvolvimento de processos de formação.
Programa
1. Da Psicologia Social à Psicossociologia – mediações teorico-práticas quadros conceptuais/terrenos de intervenção: Percursos da Psicossociologia; Conceitos de intervenção e mudança: perspectiva clínica da intervenção.
2. A Formação de adultos: terreno privilegiado da intervenção psicossociológica: As dinâmicas da mudança. Trajectórias individuais e sociais da formação: aspectos metodológicos e práticos; Necessidades de formação: análise, elucidação e negociação; Análise dos limites e recursos; Construção/reconstrução dos objectivos da formação.
3. A Formação como processo de trabalho: O grupo em formação: dinâmicas internas e contextos de formação; Individualização dos percursos de formação; Modelos de análise das práticas de formação; O lugar da pesquisa na formação; Construção de dispositivos pedagógicos no trabalho de formação; Avaliação da formação.
Bibliografia Obrigatória
Pacheco, Natércia; Relatório da Disciplina de Psicossociologia da Formação de Agentes Educativos , FPCE, 2000
Dicionário de Psicossociologia, Climepsi, editores, 2005
Correia, José Alberto; Para uma teoria crítica em educação, Porto Editora, 1998
Berger, Guy; A investigação em educação: modelos sócio-epistemológicos e inserção institucional, FPCE, 1992 (in Revista de Psicologia e de Ciências da Educação, 3/4)
Lobrot, M.; A Pedagogia Institucional, Iniciativas Editoriais, 1986
Lesne, Marcel; Trabalho Pedagógico e formação de adultos, Fundação Calouste Gulbenkian, 1984
Perrenoud, P. (co-aut.); Formando professores profissionais, Artmed Editográfica, 2001
Lourau, R.; Sociólogo a tempo inteiro - análise institucional e pedagogia, Editorial Estampa, 1979
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Actividades de contacto
Exposição
Debate
Trabalho de grupo
Apresentação de trabalhos pelos estudantes
Simulação de actividades
Orientação tutorial
Avaliação da aprendizagem
Trabalho autónomo
Leitura e análise de textos
Trabalho de grupo
Trabalho de pesquisa
Pesquisa bibliográfica
Elaboração de trabalhos (relatórios, recensões, diários, portefólios, narrativas, cd-rom, …)Organização de apresentações de trabalhos
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências da educação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
42,00 |
|
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| Avaliação das aprendizagens |
Exame |
3,00 |
|
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| Trabalho de grupo |
Trabalho escrito |
15,00 |
|
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| Trabalho de pesquisa |
Trabalho escrito |
10,00 |
|
|
| Pesquisa bibliográfica |
Trabalho escrito |
5,00 |
|
|
| Organização da apresentação de trabalhos |
Trabalho escrito |
8,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| Leitura e análise de textos |
Estudo autónomo |
20 |
|
| Elaboração de trabalhos |
Estudo autónomo |
15 |
|
|
Total: |
35,00 |
|
Obtenção de frequência
Em termos de princípios gerais, a avaliação nesta disciplina está articulada com o seu estatuto teórico-prático pelo que se considera que “um aluno cumpre a assiduidade a uma disciplina se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas”, de acordo com o regulamento já referido.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação a atribuir nesta disciplina apoia-se na avaliação relativa às seguintes componentes de trabalho:
Trabalho de grupo – dinamização de uma “acção de formação” a realizar durante as aulas e elaboração de uma reflexão crítica final sobre a mesma. A classificação a atribuir terá uma ponderação de 40% na classificação final da disciplina.
Frequência - elaboração de uma síntese escrita realizada presencialmente no fim do semestre lectivo (no período institucionalmente reservado para exames e frequências) e com duração de 2 horas e 30 minutos. Nesta síntese pretende-se que os/as estudantes demonstrem capacidade de reflexão crítica, capacidade de síntese e argumentação fundamentada.
A classificação a atribuir terá uma ponderação de 60% na classificação final da disciplina.
Os estudantes que tenham nota inferior a 8 em qualquer dos momentos da avaliação distribuída poderão apresentar-se ao exame final. O exame constará de uma parte teórica e de uma parte prática, podendo os/as estudantes ser dispensados de uma parte do exame, em função das avaliações obtidas na frequência ou no trabalho de grupo.
Todos estes momentos serão classificados numa escala de 0 a 20.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes que não tenham a assiduidade mínima obrigatória e que, nos termos do regulamento de avaliação, não sejam a ela obrigados poderão realizar o exame final, o qual constará de uma parte teórica e de uma parte prática.
Melhoria de classificação
Os estudantes que pretendam melhoria de classificação poderão realizar o exame final