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Psicossociologia da Formação de Adultos

Código: E302     Sigla: PFA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Educação de Adultos

Ocorrência: 2008/2009 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCE 2 Plano de transição 3 - 4,5 49 122
LCED 54 Plano Oficial 2007/2008 2 - 4,5 49 122

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A disciplina de Psicossociologia da Formação de Adultos propõe-se situar a formação – acção de transformação – como espaço privilegiado de intervenção psicossociológica, tendo como objectivos o desenvolvimento, pelos estudantes, de capacidades de conjugação da análise da formação como processo de intervenção ao nível pessoal, grupal e institucional com os contextos de formação e com o seu impacto social, e de concepção e dinamização de projectos de formação de adultos.
Situando-se os contributos desta disciplina-se na construção de quadros de leitura teórico-práticos das relações inter-institucionais e intra-institucionais, os estudantes, enquanto futuros mediadores socioeducativos e da formação, desenvolverão competências ao nível da problematização das articulações sócio-políticas entre formação, intervenção e mudança, imprescindíveis na concepção e desenvolvimento de processos de formação.

Programa

1. Da Psicologia Social à Psicossociologia – mediações teorico-práticas quadros conceptuais/terrenos de intervenção: Percursos da Psicossociologia; Conceitos de intervenção e mudança: perspectiva clínica da intervenção.
2. A Formação de adultos: terreno privilegiado da intervenção psicossociológica: As dinâmicas da mudança. Trajectórias individuais e sociais da formação: aspectos metodológicos e práticos; Necessidades de formação: análise, elucidação e negociação; Análise dos limites e recursos; Construção/reconstrução dos objectivos da formação.
3. A Formação como processo de trabalho: O grupo em formação: dinâmicas internas e contextos de formação; Individualização dos percursos de formação; Modelos de análise das práticas de formação; O lugar da pesquisa na formação; Construção de dispositivos pedagógicos no trabalho de formação; Avaliação da formação.

Bibliografia Obrigatória

Pacheco, Natércia; Relatório da Disciplina de Psicossociologia da Formação de Agentes Educativos , FPCE, 2000
Dicionário de Psicossociologia, Climepsi, editores, 2005
Correia, José Alberto; Para uma teoria crítica em educação, Porto Editora, 1998
Berger, Guy; A investigação em educação: modelos sócio-epistemológicos e inserção institucional, FPCE, 1992 (in Revista de Psicologia e de Ciências da Educação, 3/4)
Lobrot, M.; A Pedagogia Institucional, Iniciativas Editoriais, 1986
Lesne, Marcel; Trabalho Pedagógico e formação de adultos, Fundação Calouste Gulbenkian, 1984
Perrenoud, P. (co-aut.); Formando professores profissionais, Artmed Editográfica, 2001
Lourau, R.; Sociólogo a tempo inteiro - análise institucional e pedagogia, Editorial Estampa, 1979

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Actividades de contacto
Exposição
Debate
Trabalho de grupo
Apresentação de trabalhos pelos estudantes
Simulação de actividades
Orientação tutorial
Avaliação da aprendizagem


Trabalho autónomo
Leitura e análise de textos
Trabalho de grupo
Trabalho de pesquisa
Pesquisa bibliográfica
Elaboração de trabalhos (relatórios, recensões, diários, portefólios, narrativas, cd-rom, …)Organização de apresentações de trabalhos



Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 42,00
Avaliação das aprendizagens Exame 3,00
Trabalho de grupo Trabalho escrito 15,00
Trabalho de pesquisa Trabalho escrito 10,00
Pesquisa bibliográfica Trabalho escrito 5,00
Organização da apresentação de trabalhos Trabalho escrito 8,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Leitura e análise de textos Estudo autónomo 20
Elaboração de trabalhos Estudo autónomo 15
Total: 35,00

Obtenção de frequência

Em termos de princípios gerais, a avaliação nesta disciplina está articulada com o seu estatuto teórico-prático pelo que se considera que “um aluno cumpre a assiduidade a uma disciplina se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas”, de acordo com o regulamento já referido.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação a atribuir nesta disciplina apoia-se na avaliação relativa às seguintes componentes de trabalho:
Trabalho de grupo – dinamização de uma “acção de formação” a realizar durante as aulas e elaboração de uma reflexão crítica final sobre a mesma. A classificação a atribuir terá uma ponderação de 40% na classificação final da disciplina.

Frequência - elaboração de uma síntese escrita realizada presencialmente no fim do semestre lectivo (no período institucionalmente reservado para exames e frequências) e com duração de 2 horas e 30 minutos. Nesta síntese pretende-se que os/as estudantes demonstrem capacidade de reflexão crítica, capacidade de síntese e argumentação fundamentada.

A classificação a atribuir terá uma ponderação de 60% na classificação final da disciplina.

Os estudantes que tenham nota inferior a 8 em qualquer dos momentos da avaliação distribuída poderão apresentar-se ao exame final. O exame constará de uma parte teórica e de uma parte prática, podendo os/as estudantes ser dispensados de uma parte do exame, em função das avaliações obtidas na frequência ou no trabalho de grupo.

Todos estes momentos serão classificados numa escala de 0 a 20.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que não tenham a assiduidade mínima obrigatória e que, nos termos do regulamento de avaliação, não sejam a ela obrigados poderão realizar o exame final, o qual constará de uma parte teórica e de uma parte prática.

Melhoria de classificação

Os estudantes que pretendam melhoria de classificação poderão realizar o exame final
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