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Seminário de Iniciação à Mediação e Formação: Perfis de Mediação e Formação. Oficina de Expressão Escrita

Código: E205     Sigla: SIMF

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Pedagogia Social

Ocorrência: 2008/2009 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCED 83 Plano Oficial 2007/2008 1 - 7,5 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

SEMINÁRIO: PERFIS DE MEDIAÇÃO E FORMAÇÃO

I. Objectivos

a) Reflectir quer sobre os fundamentos da origem e afirmação da licenciatura em Ciências da Educação, quer sobre o espaço de intervenção dos licenciados em Ciências da Educação;
b) Confrontar-se com os desafios e os projectos que, actualmente, se colocam aos licenciados em Ciências da Educação.

II. Competências

a) Reflectir, individualmente e em grupo, a partir de discursos e de documentos sobre o espaço de reflexão e de intervenção que se atribui às Ciências da Educação;
b) Participar em debates com licenciados em Ciências da Educação relacionados com as mais diversas área do saber;
c) Produzir reflexões por escrito sobre esses debates e sobre o papel e a identidade profissional dos licenciados em Ciências da Educação.

OFICINA DE EXPRESSÃO ESCRITA

A oficina de escrita propõe-se situar a escrita enquanto processo de trabalho sobre si, pela experiência da descoberta de potencialidades criativas da escrita, ultrapassando o puro exercício estético e desenvolvendo uma reflexão aprofundada sobre as dimensões formativas das práticas da escrita

Desenvolver estratégias de articulação entre a produção escrita de saber e o desenvolvimento pessoal
Desenvolver experiências de partilha e análise crítica da escrita pessoal e académica
Reconhecer experiências pessoais enquanto portadoras de saberes e competências
Distinguir entre diversos tipos de escrita e os seus momentos e espaços de aplicação
Capacidade de conceber dispositivos pedagógicos e de formação a partir da escrita
Capacidade de utilização da escrita em situação de intervenção
Capacidade de distanciação e reconhecimento dos processos subjectivos de implicação na intervenção.
Capacidades de reconhecer e ultrapassar obstáculos à produção da escrita pessoal e académica
Capacidade de realizar correctamente documentos de cariz académico
Capacidade de construção escrita do seu próprio currículo
Capacidades de análise de competências não certificadas em formação de adultos

Programa

SEMINÁRIO: PERFIS DE MEDIAÇÃO E FORMAÇÃO

1. Origem e desenvolvimento das licenciaturas em Ciências da Educação;
2. Os discursos públicos sobre as Ciências da Educação.
3. Espaços de intervenção e particularidades profissionais dos licenciados em Ciências da Educação.

OFICINA DE EXPRESSÃO ESCRITA

Conteúdos programáticos - Tópicos:

a. Escrita narrativa e (auto)biográfica
b. Escrita criativa. Criatividade, pensamento lateral e brainstorming
c. A escrita literária e jornalística. Riqueza temática, semântica, estilística e estrutural
d. A escrita académica e científica. Características, princípios a observar, regras, normas, tipologias, referênciação bibliográfica e recursos

Conteúdos programáticos - Organização sequêncial :

Escrita narrativa e escrita (auto)biográfica. Da 1ª à 3ª pessoa.
Escrita criativa e ficcional, pensamento lateral e brainstorming.
Escrita literária e jornalística. Riqueza temática e semântica, estilística e estrutural. Tipologias (ensaio, artigo de opinião, entrevista e crónica)
Escrita académica e científica. Características, regras, recursos e normas. Citação e Paráfrase. Referênciação bibliográfica.
Escrita académica e científica. Tipologias em suporte escrito. Artigo
Escrita académica e científica. Tipologias em suporte escrito. Ensaio. Recensão. Resenha crítica
Escrita académica e científica.Tipologias em suporte escrito.Relatório. Monografia. Dissertação. Tese
Escrita académica e científica.Tipologias em Suportes Oral/visual/Misto. Comunicação. Conferência. Apresentação em PowerPoint. Poster



Bibliografia Obrigatória

CIFALI, M. (1996). ; “Démarche clinique, formation et écriture”, , 1996 (tradução de PACHECO N. , Terraseca M. e CARAMELO J.)
CIFALI, M. (1996). ; “Démarche clinique, formation et écriture”, , 1996 (tradução de PACHECO N. , Terraseca M. e CARAMELO J.)
DUMAZEDIER, J.; LESELBAUM, N. . ; ). “Emergence d’un nouveau secteur des sciences de l’éducation: la sociologie de l’autoformation”, Révue Française de Pedagogie, nº102, pp 5-16, 1993
DUMAZEDIER, J.; LESELBAUM, N. . ; ). “Emergence d’un nouveau secteur des sciences de l’éducation: la sociologie de l’autoformation”, Révue Française de Pedagogie, nº102, pp 5-16, 1993
PINEAU, G.; MICHÈLE, M. ; Produire sa vie: autoformation et autobiographie, Paris: Edilig, 1983
PINEAU, G.; MICHÈLE, M. ; Produire sa vie: autoformation et autobiographie, Paris: Edilig, 1983
VANCRAYENEST, A. ; “L’écriture descriptive des pratiques educatives comme outils de changement”, Pratiques de Formation, nº 20, pp. 45-56., (1990).
VANCRAYENEST, A. ; “L’écriture descriptive des pratiques educatives comme outils de changement”, Pratiques de Formation, nº 20, pp. 45-56., (1990).
LOURAU R. ; Le journal de recherche, matériau pour une théorie de l’implication, Paris. Méridiens Klincksieck, (1988)
LOURAU R. ; Le journal de recherche, matériau pour une théorie de l’implication, Paris. Méridiens Klincksieck, (1988)
PACHECO, Natércia; TERRASÊCA, Manuela; CARAMELO, João ; "Formar/Formar-se - que estratégias?", , (CIFOPLEP). Praia, (1999)
PACHECO, Natércia; TERRASÊCA, Manuela; CARAMELO, João ; "Formar/Formar-se - que estratégias?", , (CIFOPLEP). Praia, (1999)
HESS, Rémi ; "Uma técnica de formação e intervenção: o diário institucional”. , Hess, Rémi; Savoye, Antoine Paris Meridien, (1988) (Tradução: Natércia Pacheco; João Cara)
HESS, Rémi ; "Uma técnica de formação e intervenção: o diário institucional”. , Hess, Rémi; Savoye, Antoine Paris Meridien, (1988) (Tradução: Natércia Pacheco; João Cara)
As^palavras e as coisas (000057483 972-44-0531-1 Foucault Michel )
As^palavras e as coisas (000057483 972-44-0531-1 Foucault Michel )
CALVINO Italo; Se Numa Noite de Inverno Um Viajante, Porto: Público, (2002) ( )
CALVINO Italo; Se Numa Noite de Inverno Um Viajante, Porto: Público, (2002) ( )
BOURDIEU Pierre ; Razões Práticas Sobre a teoria da acção , Lisboa: Celta., (1997)
BOURDIEU Pierre ; Razões Práticas Sobre a teoria da acção , Lisboa: Celta., (1997)
BARBIER, René ; “Le journal d'itinérance en formation de formateurs”. , Paris: AECSE (CNAM), (1993) (trad Pacheco Natércia)
BARBIER, René ; “Le journal d'itinérance en formation de formateurs”. , Paris: AECSE (CNAM), (1993) (trad Pacheco Natércia)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

SEMINÁRIO: PERFIS DE MEDIAÇÃO E FORMAÇÃO

- Debates;
- Seminários;
- Trabalhos de pesquisa, individuais e em grupo;
- Trabalhos de análise documental.

OFICINA DE EXPRESSÃO ESCRITA

Exposição, análise documental, debate, trabalho individual, trabalho de grupo e orientação tutorial.

Trabalho Oficinal e tutorial
- Realização de actividades de escrita e de leitura, análise e reflexão dos e de escritos
- Análise e reflexão sobre a bibliografia recomendada e outros textos indicados
- Trabalho de pesquisa e preparação para debate nas aulas
- Trabalho de escrita individual
- Realização de exercícios em grupo
- Orientação do estudo e do trabalho
- Construção do dossiê individual
- Exposição de trabalhos, discussão e avaliação

Trabalho independente:
- Leitura e análise da bibliografia recomendada e de outros textos indicados
- Trabalho de pesquisa e preparação para debate nas aulas
- Trabalho de escrita indivudual
- Construção do dosssiê individual

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 65,00
Trabaho oficinal e tutorial Trabalho escrito 32,00
Trabalho autónomo Trabalho escrito 49,00
Análise documental Trabalho escrito 18,00
Trabalhos de reflexão individual Exame 38,50
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

SEMINÁRIO: PERFIS DE MEDIAÇÃO E FORMAÇÃO

1. É obrigatória a presença a, pelo menos, 75% das aulas dadas.

2. No caso dos estudantes que estejam ao abrigo de estatutos especiais, consagrados como tal pela legislação em vigor, a regra enunciada no ponto anterior não se aplica;

2.1 No caso em apreço é obrigatório que os estudantes possam negociar com os professores um plano de trabalho, de estudo e de avaliação alternativo;
2.2 Para concretizar a intenção anunciada no ponto 2.1 será necessário que os estudantes entrem em contacto com os professores, no máximo, até à terceira semana de aulas.


OFICINA DE EXPRESSÃO ESCRITA

Presença a, pelo menos, 75% das aulas dadas.

Aplicação da classificação mínima de 8 valores exigida pelo regulamento (cf. art.º 9) a todo e qualquer trabalho, actividade ou prova fazendo parte do processo de avaliação.

De acordo com o que estipula o art.º 12, determina-se que na OEE, as consequências da falta ou da não apresentação de algum dos componentes previstos na avaliação implica a sua apresentação pelo estudante na época de recurso, ou, em última intância, a sua exclusão do processo de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

SEMINÁRIO: PERFIS DE MEDIAÇÃO E FORMAÇÃO

Produção de um portefólio reflexivo:
a) Trabalho de grupo sobre o dossiê de imprensa (1 valor);
b) Debate e reflexão por escrito sobre o dossiê de imprensa (2 valores);
c) Presença em cada palestra (0,25);
d) Trabalhos de reflexão decorrentes da presença nas palestras (1 valor);
e) Trabalho sobre documentos e artigos produzidos em congressos (1 valor);
f) Debate e reflexão sobre o trabalho produzido a partir desses documentos e artigos (2,25);
g) Trabalho de reflexão final sobre o papel e a singularidade dos licenciados em Ciências da Educação (10 valores).

OFICINA DE EXPRESSÃO ESCRITA

Procedimentos de Avaliação

Avaliação Distribuída, sem exame final. Como parâmetros de avaliação serão tidos em conta:
- a assiduidade, a participação efectiva e interactiva;
- o empenhamento do estudante ao longo de todo o processo e a qualidade dos produtos realizados, sendo estes constituídos por todos os materiais produzidos pelo estudantes ao longo das aulas, ou resultantes do trabalho autónomo;
- originalidade, rigor, coerência interna, e qualidade da apresentação do dossiê individual, enquanto resultado de um trabalho de estudo, investigação, análise e reflexão, a e ainda enquanto produto capaz de dar conta de todo um processo desenvolvido numa perspectiva de rigor científico e metodológico, e onde se revelam os conhecimentos e competências adquiridas, desenvolvidas e aplicadas ao nível dos diversos tipos escrita.

As classificações dos estudantes serão apresentadas numa escala de 0 a 20, em qualquer um dos componentes da avaliação.

A classificação final resulta da nota obtida nas seguintes componentes de avaliação:
a) assiduidade e participação (25%);
b) empenhamento no processo e construção de produtos (25%);
c) dossiê individual enquanto produto elaborado segundo uma marca pessoal (50%).

(25% + 25%+ 50% = 100%)

NOTA: Data limite para entrega do dossiê - 15.06.2009

Provas e trabalhos especiais

SEMINÁRIO: PERFIS DE MEDIAÇÃO E FORMAÇÃO

Não estão previstos.

OFICINA DE EXPRESSÃO ESCRITA

Produção de textos, exercícios e outros materiais escritos durante as sessões de trabalho oficinal;
Análise e reflexão oral e/ou escrita sobre materiais/textos, individualmente ou em grupo;
Apresentação de pequenos trabalhos nas aulas, resultantes de trabalho autónomo dos estudantes;
Construção e reconstrução do dossiê individual, segundo uma forte marca pessoal. Para o dossiê devem reverter diversos trabalhos e reflexões capazes de dar conta do percurso efectuado pelo estudante. O dossiê deve, ainda, espelhar o modo como cada estudante apreendeu, se apoderou e é capaz de aplicar os conteúdos programáticos, de acordo com os objectivos da Oficina de Expressão Escrita, e conter uma reflexão individual final que sintetize esse percurso.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

SEMINÁRIO: PERFIS DE MEDIAÇÃO E FORMAÇÃO

Cf. item «Obtenção de Frequência».

OFICINA DE EXPRESSÃO ESCRITA
A negociar com cada estudante com base no requerimento definido pelo C. Pedagógico

Melhoria de classificação

SEMINÁRIO: PERFIS DE MEDIAÇÃO E FORMAÇÃO

Qualquer estudante pode requerer a revisão das suas provas, através da apresentação de um recurso a apresentar para o efeito. Neste caso, o professor deverá cumprir os requisitos a que a legislação em vigor o obriga.

A melhoria da classificação será oblecto de indicações precisas, quanto ao(s) trabalho(s) a realizar e aos critérios de valorização dos mesmos, por parte do docente da unidade curricular

OFICINA DE EXPRESSÃO ESCRITA

A negociar caso a caso.
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