Contextos Diferenciais do Desenvolvimento Humano
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia da Educação |
Ocorrência: 2008/2009 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Promover a aquisição de conhecimentos actualizados no domínio das diferenças intelectuais e da motivação, bem como da influência dos contextos físicos e sociais na produção e desenvolvimento das diferenças, utilizando várias fontes de informação;
- Promover a utilização dos conhecimentos para argumentar sobre várias problemáticas e para fundamentar o apoio e a recusa de propostas de intervenção nos domínios da inteligência e da motivação em vários contextos de vida, particularmente no escolar;
- Fomentar a capacidade para analisar e avaliar criticamente os conhecimentos produzidos, apropriando-se da experiência, a partir de uma pequena pesquisa em meio natural, reflectindo sobre esta;
- Desenvolver a capacidade para trabalhar autonomamente e em grupo.
Programa
- Introdução geral: origens, métodos e evolução do estudo das diferenças em Psicologia.
- Inteligência: Introdução – definição e evolução do conceito. Aspectos gerais da diferenciação intra e inter-individual e entre grupos – em função do estatuto sócio-económico, do género e do tempo; contextos físicos de desenvolvimento – papel da hereditariedade; contextos sociais de desenvolvimento – papel da família e escola.
- Motivação: Introdução – definição e evolução do conceito. Aspectos gerais da diferenciação intra e inter-individual e entre grupos – em função do estatuto sócio-económico e do género; contextos físicos de desenvolvimento – papel da hereditariedade; contextos sociais de desenvolvimento – papel da família e escola.
- Condução de uma pequena pesquisa/estudo no domínio da Inteligência ou da Motivação, de modo a tomar consciência deste processo de construção do conhecimento e a desenvolver capacidades iniciais de análise e de crítica da investigação disponível.
- Apresentação das fases e resultados da investigação ao grupo-turma;
- Síntese do trabalho efectuado num relatório final da pesquisa, utilizando as normas da American Psychological Association (APA).
Bibliografia Obrigatória
Faria, Luísa; Desenvolvimento do auto-conceito físico nas crianças e nos adolescentes, Análise Psicológica, 4(XXXIII), 361-371, 2005
Sternberg, R. J.; Handbook of intelligence, Cambridge University Press, 2000
Faria, Luísa; Contextos diferenciais do desenvolvimento humano. Relatório elaborado no quadro das provas para o título de agregado do 1º grupo (Psicologia) da FPCEUP, Edição do autor, 2005
Ghiglione, R. & Matalon, B.; O inquérito. Teoria e prática, Celta Editora, 2001
Sternberg, R. J.; Inteligência de sucesso, Ésquilo Edições e Multimédia, Lda., 2005
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Actividades de contacto:
- Exposição com debate;
- Trabalho de grupo;
- Trabalho de campo orientado;
- Simulação de actividades;
- Orientação tutorial;
- Apresentação de trabalhos pelos estudantes;
- Avaliação da aprendizagem.
Trabalho autónomo:
- Leitura e análise de textos;
- Trabalho de grupo;
- Trabalho de pesquisa;
- Trabalho de campo;
- Pesquisa bibliográfica;
- Elaboração de um relatório;
- Organização da apresentação de um trabalho.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia diferencial
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
0,00 |
|
|
| Trabalho de grupo fora da sala de aula |
Trabalho escrito |
11,00 |
|
2008-12-14 |
| Trabalho de campo autónomo |
Trabalho escrito |
4,00 |
|
2008-12-14 |
| Pesquisa bibliográfica |
Trabalho escrito |
3,00 |
|
2008-12-14 |
| Elaboração de relatório sobre a pesquisa |
Trabalho escrito |
10,00 |
|
2008-12-14 |
| Organização da apresentação oral da pesquisa |
Trabalho escrito |
9,00 |
|
2008-12-14 |
| Trabalho de campo orientado |
Trabalho escrito |
4,50 |
|
2008-11-21 |
| Apresentação oral das fases e resultados de uma investigação em meio natural |
Teste |
3,00 |
|
2008-11-25 |
| Trabalho de pesquisa |
Trabalho escrito |
3,00 |
|
2008-12-14 |
| Trabalho em pequeno grupo |
Trabalho escrito |
6,00 |
|
2008-12-12 |
| Simulação de actividades |
Teste |
2,00 |
|
2008-11-18 |
| Avaliação da Aprendizagem |
Exame |
1,50 |
|
2008-12-16 |
| Orientação tutorial |
Teste |
8,50 |
|
2008-12-12 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| Exposição e debate |
Frequência das aulas |
27 |
2008-11-18 |
| Leitura e análise de textos pelo aluno |
Estudo autónomo |
29 |
2008-12-14 |
|
Total: |
56,00 |
|
Obtenção de frequência
- 3/4 de presenças obrigatórias nas aulas;
- Participação activa no desenvolvimento e condução de uma pequena investigação em meio natural, em pequeno grupo, com apresentação da mesma ao grupo-turma e produção de um relatório síntese sobre as fases e resultados da mesma (seguindo as normas da APA);
- Realização de uma prova escrita final de avaliação de conhecimentos (individual).
Fórmula de cálculo da classificação final
- Participação e apresentação das fases e resultados de uma pequena investigação em meio natural (conduzida em pequeno grupo de 4/5 elementos) - 25%;
- Elaboração de um relatório sobre as fases e resultados da pesquisa (em pequeno grupo de 4/5 elementos), com um máximo de 10 páginas A4, entrelinha dupla e letra 12, seguindo as normas da APA- 25%;
- Prova escrita de conhecimentos (individual) com uma pergunta de desenvolvimento e perguntas de resposta curta - 50%.
Todas as classificações serão expressas numa escala de 0 a 20 e será necessário obter um mínimo de 8 em cada uma delas para se efectuar a soma final.
O aluno realiza com sucesso a disciplina se obtiver uma nota mínima de 10 valores.
Provas e trabalhos especiais
- Apresentação das fases e resultados da investigação realizada em meio natural durante 15 minutos em pequeno grupo;
- Entrega de um relatório no último dia de aulas da turma (1º semestre), com um máximo de 10 páginas A4, entrelinha dupla e letra 12, apresentando as fases e resultados da investigação produzida.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
A avaliação dos alunos abrangidos por regimes especiais obedece ao disposto nas normas da FPCEUP.
Para realizar a prova individual de conhecimentos é necessário ter realizado com sucesso as componentes práticas da unidade curricular, isto é, ter participado numa pequena investigação em meio natural (em pequeno grupo de 4/5 elementos), apresentar as fases e resultados da mesma ao grupo-turma (também em pequeno grupo) e ter elaborado um relatório sobre as fases e resultados da pesquisa (em pequeno grupo de 4/5 elementos), com um máximo de 10 páginas A4, entrelinha dupla e letra 12, seguindo as normas da APA.
Existe uma turma a funcionar em horário pós-laboral (17h-20h), para responder às necessidades dos TE.
Aconselham-se os alunos abrangidos por regimes especiais a virem falar com o docente no início do ano lectivo.
Melhoria de classificação
- A melhoria só poderá ser efectuada na época subsequente à obtenção da nota mínima de 10 na componente individual da avaliação, isto é, na prova final de avaliação individual de conhecimentos.
- As restantes componentes não são passíveis de melhoria.
Observações
Se os alunos faltarem à prova de avaliação individual de conhecimentos ou à apresentação em grupo das fases e resultados da investigação ou se não entregarem o relatório final ficam sem frequência na disciplina. Os trabalhadores-estudantes podem ser convocados para realizar estas componentes de avaliação, nas datas previamente agendadas na ficha da disciplina, tendo que demonstrar competências e conhecimentos que evidenciem a participação, em pequeno grupo, no planeamento, desenvolvimento e finalização de uma pesquisa em meio natural, na preparação da apresentação oral da mesma ao grupo-turma e na redacção do relatório sobre a pesquisa.
Contudo, se reprovarem ou desistirem da prova final de avaliação de conhecimentos, podem realizar exame na época subsequente.