Introdução às Ciências da Educação
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências da Educação |
Ocorrência: 2007/2008 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Contextualizar nos planos sócio-histórico e epistemológico a produção de problemas educativos e a sua transformação em objectos de investigação.
- Caracterizar as diferentes contribuições e a plurireferencialidade das Ciências da Educação na abordagem dos fenómenos educativos.
- Manifestar competências de análise crítica na abordagem de problemáticas educativas.
Programa
I – A EDUCAÇÃO COMO DEDUÇÃO FILOSÓFICA DE CONCEITOS DE SER HUMANO
1) Os conceitos de "natureza humana" e de “educação”.
2) Da educação enquanto “aperfeiçoamento” à educação enquanto “inacabamento”.
3) Da abordagem filosófica à abordagem científica em educação. A educação como questão central da antropologia contemporânea.
II – A PROBLEMÁTICA SÓCIO-HISTÓRICO-EPISTEMOLÓGICA DA PRODUÇÃO E DO DESENVOLVIMENTO DAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
1) Condições histórico-sociais: a produção da escola de massas.
2) Condicionantes epistemológicas: o positivismo e a fenomenologia nas ciências sociais e humanas.
3) O estatuto da Pedagogia e das Ciências da Educação: origem e desenvolvimento de uma problemática. Do tempo dos especialistas ao retorno da Pedagogia.
III – DAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO ÀS CIÊNCIAS DA FORMAÇÃO
1) Formação de adultos e autoformação: características e orientações
2) A formação permanente e a cidade educativa.
Bibliografia básica:
Carvalho, Adalberto Dias – Epistemologia das Ciências da Educação. Porto: Ed. Afrontamento, 1988; Idem - A Educação como Projecto Antropológico. Porto: Afrontamento, 1992.
CORREIA, José Alberto – Para uma crítica das teorias em Educação. Porto: Porto Editora, 1998. -Idem, “As Ideologias Educativas em Portugal nos últimos 25 anos”, Revista Portuguesa de Educação, 12(1), 81-110.
ESTRELA, Albano – Pedagogia ou Ciências da Educação, Separata da Revista Portuguesa de Pedagogia, Ano XIV, 1982, pp. 125-131.
Correia, José Alberto e Matos, Manuel “Contributos para a produção de uma epistemologia das práticas formativas:análise de uma intervenção no domínio da saúde comunitária”, Actas das Jornadas sobre Educação de Adultos, 1994, 333-346.
SANTOS, Delfim – Fundamentação existencial da Pedagogia, Lisboa, Ed. Livros Horizonte, s.d., pp.14-29.
Berger, Guy, “A Investigação em Educação: modelos, sócio-epistemológicos e inserção institucional”, in Revista de Psicologia e Ciências da Educação, ¾, 1992, pp. 23-36.
Bibliografia Obrigatória
Carvalho Adalberto Dias de;
Epistemologia das ciências da educação
Carvalho Adalberto Dias de;
A educaçao como projecto antropológico. ISBN: ISBN 972-36-0293-8
Estrela Albano;
O^tempo e o lugar das ciências da educação. ISBN: 972-0-91100-X
Santos Delfim;
Fundamentação existencial da pedagogia
Revista de Psicologia e Ciências da Educação, 1992
Pombo Olga; Quatro textos excêntricos, Relógio d'Água, 2000
Correia josé Alberto; Para uma crítica das teorias em Educação, Porto Editora, 1998
Observações Bibliográficas
Será indicada bibliografia específica em cada sumário.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Actividades de contacto
- Exposição
-Trabalhos de Grupos
- Discussão em pequeno e grande grupo
Actividades de trabalho autónomo
-Leitura e análise de textos
-Redacção de textos
-Trabalho de grupo
-Elaboração de um "roteiro de formação"
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
| Avaliação escrita presencial |
Teste |
4,00 |
|
2008-01-04 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
A modalidade de avaliação adoptada é a avaliação distribuída sem exame final. Seguindo os princípios desta modalidade a avaliação desta componente de formação contempla três instrumentos:
1.Participação activa nas aulas na realização dos trabalhos propostos e que integram os conteúdos discutidos.
2. Pesquisa individual e de grupo. O resultado desta actividade deve traduzir-se na elaboração de um pequeno “Roteiro de formação”, individual, que mostrará o investimento feito na disciplina. Este roteiro será entregue no final do semestre mas haverá momentos intercalares que darão conta do trabalho desenvolvido no âmbito da disciplina.
3. Haverá também um momento de avaliação formal, escrita e presencial, no final do semestre.
Fórmula de cálculo da classificação final
Participação activa nas aulas - 15%
Roteiro de formação, individual - 45%
Momento de avaliação formal, escrita e presencial - 40%
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os trabalhadores estudantes que por impossibilidade de horário não possam frequentar regularmente as aulas deverão fazer um trabalho extra, a combinar com a regente da disciplina.Esse trabalho inegrará o "roteiro de formação". Poderão, se se justificar, ter um trabalho presencial mais longo.
Melhoria de classificação
A classificação final pode ser melhorada por :
-reformulação do Roteiro de formação e sua discussão, dentro do tempo estipulado para a avaliação do 1.º semestre;
-exame final.
Observações
As normas de avaliação poderão ser alteradas após a sua análise pelo Conselho Pedagógico.