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Intervenção Clínica em Crianças e Adolescentes

Código: P703     Sigla: ICCA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2007/2008 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 58 Plano Oficial 2007/2008 4 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

•Gerir o processo de comunicação com a criança/adolescentes e subsistemas envolvidos no atendimento a crianças e adolescentes
•Elaborar entrevistas clínicas para os diversos intervenientes no processo de consulta
•Mediar a comunicação com a criança no contexto da consulta, nomeadamente através de estratégias lúdicas, de modo a garantir a optimização do envolvimento da criança no processo de consulta.
•Conhecer a Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde para crianças e jovens – estudo de casos
•Conhecer aprofundadamente o modelo avaliação compreensiva com crianças e adolescentes
•Conhecer os objectivos e técnicas de intervenção do modelo cognitivo comportamental às problemáticas de crianças e adolescentes.

Programa

1.O processo de consulta psicológica com crianças e adolescentes – Características centrais e Construção da relação terapêutica
1.1Competências de comunicação e sua aplicação no processo de consulta
1.2Gestão da comunicação – subsistemas envolvidos no atendimento a crianças e jovens
1.2.1 O trabalho em equipa

1.3 Mediação da comunicação com a criança no contexto da consulta, através de estratégias lúdicas.

2.Modelo de avaliação compreensiva com crianças e adolescentes
Modelo de avaliação derivado de hipóteses; alvos de avaliação; focos de avaliação; fontes de avaliação; estratégias gerais, métodos, técnicas.

3.A Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde: crianças e jovens
3.1.Estudos de caso – Perturbações na infância e na adolescência

4.Modelo Cognitivo-Comportamental com crianças e adolescentes
A avaliação clínica inicial.
A intervenção nas principais problemáticas com crianças e adolescentes: modelos explicativos e técnicas específicas.

Bibliografia Obrigatória

Abreu José Luís Pio; Comunicação e medicina. ISBN: 972-97547-0-5
Watzlawick Paul; Pragmática da comunicação humana. ISBN: 85-316-0314-5
Damon William 340; Handbook of child psychology. ISBN: 0-471-05527-1 (vol.1) (Bronfenbrenner, U., & Morris, P. A. (1998). The ecology of developmental processes. )
Meisels Samuel J. 340; Handbook of early childhood intervention. ISBN: 0-521-58573-2 (Sameroff, A. J., & Fiese, B. H. (2000). Transactional regulation: The developmental ecology of early intervention)
Claman, L.; The Squiggle-Drawing Game in Child Psychotherapy. , American Journal of Psychotherapy, Vol. XXXIV, No. 3., 1980
McHenry, B. ; What therapists say and why they say it. Effective therapeutic responses and techniques. , Pearson. NY., 2007
Friedberg, R. & McClure, J. ; A prática clínica de terapia cognitiva com crianças e adolescentes., Artmed Editora, 2004
Reinecke Mark A. ed. lit.; Cognitive therapy with children and adolescents. ISBN: ISBN 1-57230-022-1
Soares Isabel 070; Psicopatologia do desenvolvimento. ISBN: 972-8535-51-1
Barros, L. ; Perturbações de eliminação na infância e na adolescência., Lisboa: Climepsi Editores, Colecção Psicológica 17, 2004
Dodge, K. ; Conduct disorder, In A. Sameroff, M. Lewis, S. Miller (Eds.), Handbook of developmental psychopathology (2nd Ed.). New York: Kluwer Academic/Plenum Publishers. , 2000

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

1.Jogos, Exercícios, Actividades experienciais.
2.Exposição de temas.
3.Estudo e análise de casos.
4.Exploração de materiais lúdicos.
5.Redacção da recensão critica.
6.Visualização de vídeos.

Software

Não aplicável a esta UC

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia clínica
Ciências Sociais > Ciências da comunicação
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicoterapia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 26,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

A obtenção de frequência envolve a participação dos alunos em pelo menos 75% das aulas efectivamente leccionadas, e a realização, em grupo, de um trabalhos escrito.
A não realização deste trabalho impede o estudante de aceder ao exame final

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final será obtida pela soma da nota obtida no exame final com a nota do trabalho escrito prático com a seguinte ponderação:
Nota no Exame final: 70%
Apresentação de um trabalho escrito :30%

A nota no exame final e a nota no trabalho escrito não poderão ser inferiores a 7,5 valores.


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