Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Perfis de empreendedorismo social: pistas de reflexão a partir de organizações do terceiro sector nacionais

Perfis de empreendedorismo social: pistas de reflexão a partir de organizações do terceiro sector nacionais

Título
Perfis de empreendedorismo social: pistas de reflexão a partir de organizações do terceiro sector nacionais
Tipo
Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional
Ano
2012
Autores
Parente, Cristina
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Ver página do Authenticus Sem ORCID
Gunes, Alexandra
(Autor)
FLUP
Marcos, Vanessa
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Ata de Conferência Nacional
Classificação Científica
FOS: Ciências sociais
Outras Informações
Resumo (PT): A temática do empreendedorismo social emergiu nos debates teóricos internacionais na década de 90 do século XX, sendo alvo de uma diversidade conceptual, alimentada quer pelos contributos das abordagens anglo-saxónicas quer das escolas que marcam o contexto europeu e latino-americano. Atendendo a estas diferentes abordagens ao empreendedorismo social, construímos um modelo analítico que apresenta como variável independente os perfis de empreendedorismo social em organizações do terceiro setor em Portugal, retendo como variáveis dependentes explicativas os modelos de gestão (financeiros, de pessoas e do capital social) e os modelos de organização do trabalho (controlo, delegação e níveis de participação, coordenação do trabalho e trabalho em equipa). Os resultados obtidos baseiam-se num inquérito por questionário aplicado aos dirigentes de 89 organizações do terceiro setor português entre maio e julho de 2011. As informações recolhidas foram alvo de análise multivariada combinatória, com recurso à análise de clusters hierárquica (como técnica exploratória). A análise dos dados permitiu-nos concluir que as organizações do terceiro setor tendem a manifestar uma natureza híbrida dos perfis de empreendedorismo social, não se encontrando organizações que pontuem positivamente em todos os indicadores selecionados. Neste sentido, 15 organizações apresentam um perfil baixo de empreendedorismo social. Destacamos, ainda, a predominância de perfis de expressão moderada de empreendedorismo económico (52), seguidas dos perfis com forte expressão de empreendedorismo económico e gestionários e/ou organizacional (22).
Abstract (EN): Social entrepreneurship has emerged in international theoretical debates since the late 1990¿s and encompasses a conceptual diversity set forth by the Anglo-Saxon school, by the European and Latin American Schools of thought. Our analytical model was defined on the basis of these different approaches to social entrepreneurship and it takes the social entrepreneurship profiles in third sector organizations in Portugal as the independent variable. Also in our classification variables, we assume management models (management of people, of financial resources and of social capital) and models of work organization (centralized, by delegation, collaborative and team work) as the explaining dependent variables. The results obtained draw on empirical data gathered with a survey to 89 third sector organizations in Portugal carried out between May and July 2011. The survey involved the administration of a questionnaire to managers of these organizations. The information collected involved a combined multivariate analysis with the use of hierarchical cluster analysis (as an exploratory technique). The results of the data analysis point to the hybrid nature of social entrepreneurship profiles in the Portuguese third sector. According to the classification defined in our research study, no single organization positively scored in all the indicators selected. Thus, 15 organizations were classified with a low level profile of social entrepreneurship. We also highlight the predominance of moderate level profiles of economic entrepreneurship (52), followed by high level profiles of economic and management and/or organizational entrepreneurship
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Notas: Disponível em: http://historico.aps.pt/vii_congresso/papers/finais/PAP0205_ed.pdf
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
PUBLIC_33 12684.93 KB
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Entre o Estado e o terceiro setor : modos de regulação : o terceiro setor português em foco (2014)
Capítulo ou Parte de Livro
Lopes, Alexandra ; Parente, Cristina ; Marcos, Neusa
Dos perfis de empreendedorismo social aos retratos organizacionais : vocação, direções e modelos de governança (2014)
Capítulo ou Parte de Livro
Parente, Cristina ; Lopes, Alexandra ; Marcos, Neusa
Social entrepreneurship profiles: lessons from organizational and management dynamics (2014)
Artigo em Revista Científica Internacional
Parente, Cristina ; Lopes, Alexandra ; Marcos, Vanessa
Defining social entrepreneurship: lessons from Portuguese organizational dynamics (2012)
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Parente, Cristina ; Lopes, Alexandra ; Marcos, Vanessa
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-06 às 14:27:03 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias