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Escola e escolarização : práticas em mudança na Região Norte

Título
Escola e escolarização : práticas em mudança na Região Norte
Tipo
Capítulo ou Parte de Livro
Ano
2008
Autores
Classificação Científica
FOS: Ciências sociais > Sociologia
Outras Informações
Resumo (PT): O estudo da evolução do estado da educação e do capital escolar nos últimos anos na Região Norte apresenta um perfil que tem vindo a revelar alterações que se encaminham para uma maior aproximação relativamente à média nacional, nomeadamente em algumas das NUTS III. Todavia, este estudo revela estarmos perante uma unidade territorial caracterizada por algumas disparidades internas que se prendem com o nível de desenvolvimento das suas sub-regiões, que são assim marcadas por oscilações relativamente à tendência global.. Apesar da diminuição do volume de estabelecimentos de ensino do 1ª Ciclo do Ensino Básico, estes predominam, face a todos os demais, em ambas as unidades terriotoriais, tal como predomina o contingente de estudantes e de docentes neste nível de ensino. Em contrpartida, os estabelecimentos do Ensino Superior vão sendo alvo de uma evolução positiva, sendo notório o investimento feito ao nível do privado. Esta situação revela, desde logo, uma primeira tendência: no que respeita ao ensino obrigatório, prevalece a oferta pública, enquanto no Ensino Superior, que vai adquirindo cada vez maior visibilidade na Região Norte, a maior oferta é de origem privada. Em termos gerais, também o conjunto de estabelecimentos de Educação Pré-Escolar tem vindo a revelar uma tendência de expansão. Tal como acontece com a evolução do número de estabelecimentos, o maior contingente de alunos insere-se no 1º Ciclo do Ensino Básico. No entento, a este respeito verifica-se uma tendência com duplo sentido: um, relativo à sua diminuição ao longo dos ciclos de ensino obrigatório, sendo nitidamente mais concentrado no 1º Ciclo do Ensino Básico; outro, revelador do claro aumento deo número total de alunos inscritos no Ensino superior, não só na Região Norte como no país, ressaltando daqui perfis evolutivos muito próximoa entre uma e outro. No que respeita ao tipo de ensino a preferência dos alunos mantém-se localizada mo ensino regular do básico e nos cursos gerais em desfavor dos tecnológicos e dos profissionais, bem como a inscrição no ensino público.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Contacto: dulcem@letras.up.pt
Documentos
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