Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > LIS education and training in Portugal

LIS education and training in Portugal

Título
LIS education and training in Portugal
Tipo
Artigo em Revista Científica Internacional
Ano
2009
Autores
Pinto, Maria Manuela
(Autor)
FLUP
Revista
Classificação Científica
FOS: Ciências sociais > Outras ciências sociais
CORDIS: Humanidades > Ciência da Informação
Outras Informações
Resumo (PT): Neste artigo é sinteticamente apresentada a evolução ocorrida no âmbito do ensino em Informação e Documentação em Portugal, correlacionando-a com o contexto internacional. Esta abordagem inicial permite-nos perceber a mudança de paradigma ocorrida e as relevantes e complexas alterações provocadas pelo impacto das trasnformações económicas, sociais, culturais e tecnológicas que caracterizam a Era da Informação, assim como a emergência de uma nova área científica - a Ciência da Informação -. Ambas contribuíram para o aparecimento de novas perspectivas de serviços de informação, de novos profissionais de informação e, sem dúvida, de novos modelos de formação. É ainda considerado o posicionamento no contexto Europeu e a implementação do Espaço Europeu do Ensino Superior, cuja criação visa a aproximação dos países da União Europeia, no âmbito da formação, incluindo a área específica da formação em Informação e Documentação.
Abstract (EN): This article starts by a brief overview of the evolutive process in the field of education in Library and Information Science (LIS) in Portugal and its connection with international contexts. This approach allows to understand the paradigm shift and the crucial and complex changes caused by the impact of social, economic, cultural and technological conditions of the information era as well as the emergence of a new scientific area – Information Science (IS). Both contributed to the arising of new perspectives in information services, new information professionals and, undoubtedly, new education models. Considering the positioning in the European space, will also be considered the implementation of the European Higher Education Area, whose creation endeavoured an educational approach across the European Union countries, including LIS field.
Idioma: Inglês
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Tipo de Licença: Clique para ver a licença CC BY-NC
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
FR_MMGAP_IFLA_Set-bulletin_jan2009 FR_MMGAP_IFLA_SET_Bulletin_Jan_2009 128.30 KB
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

O acesso aberto à investigação em Ciência da Informação em Portugal : alcance e impacto (2009)
Artigo em Revista Científica Nacional
Ribeiro, Fernanda ; Pinto, Maria Manuela Gomes de Azevedo
Information Professionals: University of Porto Case Study (2011)
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Pinto, Maria Manuela Gomes de Azevedo; Ribeiro, Fernanda ; Silva, Letícia ; Barros, David ; Oliveira, Susana
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-29 às 07:30:35 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias