Resumo (PT):
Neste artigo é sinteticamente apresentada a evolução ocorrida no âmbito do ensino em Informação e Documentação em Portugal, correlacionando-a com o contexto internacional.
Esta abordagem inicial permite-nos perceber a mudança de paradigma ocorrida e as relevantes e complexas alterações provocadas pelo impacto das trasnformações económicas, sociais, culturais e tecnológicas que caracterizam a Era da Informação, assim como a emergência de uma nova área científica - a Ciência da Informação -. Ambas contribuíram para o aparecimento de novas perspectivas de serviços de informação, de novos profissionais de informação e, sem dúvida, de novos modelos de formação.
É ainda considerado o posicionamento no contexto Europeu e a implementação do Espaço Europeu do Ensino Superior, cuja criação visa a aproximação dos países da União Europeia, no âmbito da formação, incluindo a área específica da formação em Informação e Documentação.
Abstract (EN):
This article starts by a brief overview of the evolutive process in the field of education in Library and Information Science (LIS) in Portugal and its connection with international contexts.
This approach allows to understand the paradigm shift and the crucial and complex changes caused by the impact of social, economic, cultural and technological conditions
of the information era as well as the emergence of a new scientific area – Information Science (IS). Both contributed to the arising of new perspectives in information services, new information professionals and,
undoubtedly, new education models.
Considering the positioning in the European space, will also be considered the implementation of the European Higher
Education Area, whose creation endeavoured an educational approach across the European Union countries, including LIS field.
Idioma:
Inglês
Tipo (Avaliação Docente):
Científica
Tipo de Licença: