Resumo (PT):
Um dos objectivos deste artigo é fornecer algumas pistas para a eficaz implementação do conceito de E-labs, esperando desta forma contribuir para a sua assimilação e consolidação num contexto da formação em Engenharia Química. Através da apresentação de algumas implementações efectuadas na FEUP e nalgumas instituições estrangeiras de referência, os autores procuram dar uma ideia de algumas das potencialidades do controlo remoto de instalações experimentais, no âmbito do ensino de engenharia. Sendo verdade que o contacto directo com os equipamentos não deve ser menosprezado, os E-labs trazem vantagens em termos pedagógicos, como seja o apoio às aulas teóricas tradicionais, e ao nível da optimização de recursos no ensino laboratorial, através, por exemplo, da partilha de instalações dispendiosas entre instituições.
Abstract (EN):
One of the objectives of this article is to present a few guidelines to an efficient implementation of the E-labs concept, expecting this way to contribute to its assimilation and consolidation in the context of the training in Chemical Engineering. Through the presentation of several implementations at FEUP (Faculty of Engineering, University of Porto) and few others in respected foreign institutions, the authors would like to give an idea of the potentialities of the remote control of experimental installations, in the scope of Engineering Education. Although the direct contact with the equipment must not be neglected, the E-labs bring advantages in pedagogical terms, like the support to traditional theoretical lessons, and to the optimization of the education lab resources, through, for example, the sharing of the access to expensive systems among several institutions.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica