Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > e-labs em Engenharia Química

e-labs em Engenharia Química

Título
e-labs em Engenharia Química
Tipo
Artigo em Revista Científica Nacional
Ano
2006
Autores
João Santos
(Autor)
FEUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Adélio Mendes
(Autor)
FEUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Ver página do Authenticus Sem ORCID
Revista
2
Páginas: 44-48
ISSN: 1646-284X
Editora: Publindústria
Classificação Científica
FOS: Ciências da engenharia e tecnologias > Engenharia química
CORDIS: Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia química
Outras Informações
Resumo (PT): Um dos objectivos deste artigo é fornecer algumas pistas para a eficaz implementação do conceito de E-labs, esperando desta forma contribuir para a sua assimilação e consolidação num contexto da formação em Engenharia Química. Através da apresentação de algumas implementações efectuadas na FEUP e nalgumas instituições estrangeiras de referência, os autores procuram dar uma ideia de algumas das potencialidades do controlo remoto de instalações experimentais, no âmbito do ensino de engenharia. Sendo verdade que o contacto directo com os equipamentos não deve ser menosprezado, os E-labs trazem vantagens em termos pedagógicos, como seja o apoio às aulas teóricas tradicionais, e ao nível da optimização de recursos no ensino laboratorial, através, por exemplo, da partilha de instalações dispendiosas entre instituições.
Abstract (EN): One of the objectives of this article is to present a few guidelines to an efficient implementation of the E-labs concept, expecting this way to contribute to its assimilation and consolidation in the context of the training in Chemical Engineering. Through the presentation of several implementations at FEUP (Faculty of Engineering, University of Porto) and few others in respected foreign institutions, the authors would like to give an idea of the potentialities of the remote control of experimental installations, in the scope of Engineering Education. Although the direct contact with the equipment must not be neglected, the E-labs bring advantages in pedagogical terms, like the support to traditional theoretical lessons, and to the optimization of the education lab resources, through, for example, the sharing of the access to expensive systems among several institutions.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação.
Publicações Relacionadas

Das mesmas áreas científicas

Xenon recycling in an anaesthetic closed-system using carbon molecular sieve membranes (2007)
Artigo em Revista Científica Internacional
S. Lagorsse; Magalhaes, F. D; A. Mendes
Solution of hyperbolic PDEs using a stable adaptive multiresolution method (2003)
Artigo em Revista Científica Internacional
P. Cruz; Maria Arminda Alves; Fernão D. Magalhães; Adélio Mendes
Simulation and optimization of small oxygen pressure swing adsorption units (2004)
Artigo em Revista Científica Internacional
J. C. Santos; A. F. Portugal; Fernão de Magalhães; Adélio Mendes
Simulating catalytic membrane reactors using orthogonal collocation with spatial coordinates transformation (2004)
Artigo em Revista Científica Internacional
José Manuel Sousa; Adélio Mendes

Ver todas (13)

Da mesma revista

Simulação e projecto de processos químicos considerando aspectos económicos e ambientais (2006)
Artigo em Revista Científica Nacional
Teresa M. Mata; Raymond L. Smith; Carlos A. V. da Costa
Células de Combustível Alimentadas a Metanol: Conceitos Fundamentais, Desenvolvimentos Tecnológicos e Aplicações (2007)
Artigo em Revista Científica Nacional
Valter Silva; Vasco Silva; Luis M Madeira; Adélio Mendes
Análise simplificada do risco químico e do impacto ambiental potencial de uma actividade industrial (2006)
Artigo em Revista Científica Nacional
António A. Martins; Teresa M. Mata; Carlos A. V. Costa
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-11-13 às 18:33:04 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias