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Capacidade de carga de estacas da fundação da nova ponte sobre o Rio Zambeze. Previsões e verificação através de ensaios de carga pelo método de Osterberg

Título
Capacidade de carga de estacas da fundação da nova ponte sobre o Rio Zambeze. Previsões e verificação através de ensaios de carga pelo método de Osterberg
Tipo
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Ano
2008
Autores
A. Viana da Fonseca
(Autor)
FEUP
Nuno Cruz
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Paulo Lopes Pinto
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Ricardo Andrade
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Ata de Conferência Internacional
CLME' 2008 - 5º Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia, IICEM - 2º Congresso de Engenharia de Moçambique
Maputo, Moçambique, 2 a 4 de Setembro de 2008
Classificação Científica
FOS: Ciências da engenharia e tecnologias > Outras ciências da engenharia e tecnologias
CORDIS: Ciências Tecnológicas
Outras Informações
Resumo (PT): A determinação da capacidade de carga de estacas é directamente dependente da interpretação das curvas carga-assentamento a partir do topo do elemento estrutural, pelo que a realização de ensaios de carga bem instrumentados, tornam possível a calibração dos métodos de cálculo a partir das curvas de transferência de carga obtidas em profundidade para níveis de carregamento crescentes. O dimensionamento das estacas da nova Ponte sobre o Rio Zambeze (Caia - Chimuara, Moçambique) foi realizado tendo em conta 2 metodologias distintas: métodos baseados em ensaios SPT (FHWA, Reese & O'Neill, 1999) e métodos baseados em resultados CPT (Código Francês de Fundações, LCPC), que forneceram resultados algo distintos. Neste contexto, foram executados ensaios de carga em estacas (Osterberg), para aferição das condições reais e definição da aplicabilidade de cada metodologia. Os resultados obtidos e respectiva análise comparativa são apresentados em seguida.
Abstract (EN): The evaluation of pile bearing capacity is dependent on the interpretation of the pile head load-settlement curve and the determination of the shaft and toe resistances in careful and well instrumented tests, making possible to calibrate design methods from load transfer curve in depth for progressive loading levels. In the New Zambezi Bridge (Mozambique, Caia - Chimuara) deep foundations have been designed taking into consideration different methodologies: methods based in SPT data (Reese & O'Neill) and methods based in CPT data (Bustamante & Giasenelli, 1982), giving rise to some scatter in final results. For the complete and trustful solution, static load tests in piles were executed using Osterberg test method, in order to obtain a simple way to evaluate shaft load transfer and define the applicability of each empirical methodology. Results of this comparative analysis are presented and some suggestions are presented for regional practice.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Nº de páginas: 9
Tipo de Licença: Clique para ver a licença CC BY-NC
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
Cruz et al. 2008 5 Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia 63.05 KB
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