Resumo (PT):
A determinação da capacidade de carga de estacas é directamente dependente da interpretação
das curvas carga-assentamento a partir do topo do elemento estrutural, pelo que a realização
de ensaios de carga bem instrumentados, tornam possível a calibração dos métodos de cálculo
a partir das curvas de transferência de carga obtidas em profundidade para níveis de
carregamento crescentes. O dimensionamento das estacas da nova Ponte sobre o Rio Zambeze
(Caia - Chimuara, Moçambique) foi realizado tendo em conta 2 metodologias distintas:
métodos baseados em ensaios SPT (FHWA, Reese & O'Neill, 1999) e métodos baseados em
resultados CPT (Código Francês de Fundações, LCPC), que forneceram resultados algo
distintos. Neste contexto, foram executados ensaios de carga em estacas (Osterberg), para
aferição das condições reais e definição da aplicabilidade de cada metodologia. Os resultados
obtidos e respectiva análise comparativa são apresentados em seguida.
Abstract (EN):
The evaluation of pile bearing capacity is dependent on the interpretation of the pile head
load-settlement curve and the determination of the shaft and toe resistances in careful and
well instrumented tests, making possible to calibrate design methods from load transfer curve
in depth for progressive loading levels. In the New Zambezi Bridge (Mozambique, Caia -
Chimuara) deep foundations have been designed taking into consideration different
methodologies: methods based in SPT data (Reese & O'Neill) and methods based in CPT data
(Bustamante & Giasenelli, 1982), giving rise to some scatter in final results. For the complete
and trustful solution, static load tests in piles were executed using Osterberg test method, in
order to obtain a simple way to evaluate shaft load transfer and define the applicability of
each empirical methodology. Results of this comparative analysis are presented and some
suggestions are presented for regional practice.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
No. of pages:
9
License type: