Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Vivência da liderança: ativação do sistema de autodefesa e gestão dos desafios em líderes

Vivência da liderança: ativação do sistema de autodefesa e gestão dos desafios em líderes

Título
Vivência da liderança: ativação do sistema de autodefesa e gestão dos desafios em líderes
Tipo
Tese
Ano
2021-11-18
Autores
Sara Alexandra Soares Rebelo
(Autor)
FPCEUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Classificação Científica
FOS: Ciências sociais > Psicologia
Outras Informações
Resumo (PT): A literatura é ampla na descrição dos líderes com base nas suas características e capacidades, sendo estes percecionados como detentores de competências excecionais. Contudo, os desafios cognitivos, comportamentais e emocionais que os indivíduos enfrentam nesta posição carecem ainda de uma maior compreensão. Este estudo tem por objetivo explorar o modo como indivíduos que ocupam posições de liderança gerem os desafios em situações que ativam o seu sistema de autodefesa. A investigação segue uma metodologia qualitativa. Os dados foram recolhidos junto de 10 líderes, com recurso a entrevistas estruturadas e à Técnica dos Incidentes Críticos. O material recolhido foi submetido a análise de conteúdo, por forma a dar resposta às questões de investigação definidas. Os resultados indicam que as situações que ativam o sistema de autodefesa dos líderes são inerentes a três contextos: especificidades e exigências da função, relação com os subordinados e relação com os superiores hierárquicos. Estes desafios acarretam diferentes impactos, sendo sobretudo negativos. Foi ainda possível constatar que as emoções negativas foram dominantes na vivência dos desafios. Os líderes reagem às situações críticas adotando diferentes estratégias, sendo o caregiving e comportamento exploratório as mais utilizadas, e privilegiando a supressão emocional. Este estudo contribui para o conhecimento das vivências e desafios do líder, permitindo sistematizar informações relevantes para um entendimento mais completo acerca destes e promovendo o reconhecimento da necessidade de agir sobre estes, a qualidade da liderança e o bem-estar nas organizações.
Abstract (EN): Literature is extensive in describing leaders based on their characteristics and resources, who are perceived as having exceptional. However, the cognitive, behavioral and emotional challenges that individuals face in this position still need to be further understood. This study aims to explore how individuals in leadership positions manage challenges in situations that activate their self-defense system. The investigation follows a qualitative methodology. Data were collected from ten leaders, using structured interviews and the Critical Incident Technique. The collected material was submitted to content analysis, in order to answer the defined research questions. The results showed that the situations that activate the leaders' self-defense system are inherent to three contexts: role specifics and requirements, relationship with subordinates and relationship with hierarchical superiors. These challenges have different impacts, being mostly negative. It was also possible to see that negative emotions were dominant when experiencing those challenges. Leaders react to critical situations by adopting different strategies, with caregiving and exploratory behavior being the most used, and emphasizing emotional suppression. This study contributes to the knowledge of the leader's experiences and challenges, allowing to systematize relevant information for a more complete understanding of these and promoting the recognition of the need to act on them, the quality of leadership and the well-being in organizations.
Idioma: Português
Nº de páginas: 59
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
Dissertação2021_SaraRebelo Vivência da liderança: ativação do sistema de autodefesa e gestão dos desafios em líderes 694.46 KB
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-18 às 19:42:47 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias