Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > As pioneiras na educação: as professoras primárias na viragem do século contextos, percursos e experiências, 1870-1933

As pioneiras na educação: as professoras primárias na viragem do século contextos, percursos e experiências, 1870-1933

Título
As pioneiras na educação: as professoras primárias na viragem do século contextos, percursos e experiências, 1870-1933
Tipo
Livro
Ano
2000
Autores
Helena Araújo
(Autor)
FPCEUP
Classificação Científica
FOS: Ciências sociais > Ciências da educação
Outras Informações
Resumo (PT): Este estudo aborda o processo da construção do ensinar na escola primária em Portugal, como trabalho de mulheres, no período que decorre entre 1870 e 1933, procurando tornar visíveis percursos e subjectividades de professoras , revelando as suas identidades e experiências e as formas como lutaram, no seu quaotidiano, para dar sentido às vidas familiares e profissionais, com base em histórias de vida. Constitui-se como contributo para perceber não só o processo de "feminização" do ensino, que ocorre durante o período em estudo, mas também o do desenvolviemnto da escola de massas, processo caracterizado, no país, pela sua "precocidade" e também pelo conseito de "construção retórica da educação". As políticas de educaçõ são analisadas no final da monarquia e entre 1910 e 1933, procurando interrogar a "natureza" do Estado, na sua relação com o processo de construção da Escola de Massas e do ensinar como "trabalho de mulheres".
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Nº de páginas: 431
ISBN: 972-783-027-7
Tipo de Licença: Clique para ver a licença CC BY-NC
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-11-09 às 00:49:34 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias