Resumo (PT):
Este estudo aborda o processo da construção do ensinar na escola primária em Portugal, como trabalho de mulheres, no período que decorre entre 1870 e 1933, procurando tornar visíveis percursos e subjectividades de professoras , revelando as suas identidades e experiências e as formas como lutaram, no seu quaotidiano, para dar sentido às vidas familiares e profissionais, com base em histórias de vida. Constitui-se como contributo para perceber não só o processo de "feminização" do ensino, que ocorre durante o período em estudo, mas também o do desenvolviemnto da escola de massas, processo caracterizado, no país, pela sua "precocidade" e também pelo conseito de "construção retórica da educação". As políticas de educaçõ são analisadas no final da monarquia e entre 1910 e 1933, procurando interrogar a "natureza" do Estado, na sua relação com o processo de construção da Escola de Massas e do ensinar como "trabalho de mulheres".
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica
Nº de páginas:
431
ISBN:
972-783-027-7
Tipo de Licença: