Você está em: Início > Notícias > Concurso de fotografia | Retratos de educação na cidade

Concurso de fotografia | Retratos de educação na cidade

Submissão de fotografias até 15 de julho

Entre 19 de março e 15 de julho de 2018, a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto convida toda a comunidade académica da UPorto a participar num concurso de fotografia sob a temática “Retratos de Educação na Cidade”.

Inserida nas comemorações dos 30 anos de Ciências da Educação na Universidade do Porto, esta iniciativa procura ensaiar olhares e retratos numa perspetiva assumidamente ampla e diversa de educação, tendo em conta as suas inúmeras manifestações no espaço da cidade enquanto fenómeno social e cultural inseparável da ação humana.
A temática do concurso propõe-se assim refletir não só na temporalidade singular que compõe cada gesto educativo, como na subjetividade estética que se inscreve nos modos de imaginar a relação da cidade com a educação, e cujo património certamente se situa muito além das formas tidas por mais institucionais e escolares. A relação fotográfica com a realidade, esse demónio da técnica como alguns acharam nos inícios do séc. XIX, alterou profundamente a nossa interpretação e atitude em relação ao mundo, para além de continuar a reproduzir, numa dimensão agora ainda mais vasta e generalizada, o espetáculo da representação, para não dizermos indiferença ou uniformização, dos acontecimentos humanos e seus diferentes e complexos significados culturais. É, no entanto, no interior deste contínuo fluxo de imagens, nomeadamente aquele que traz consigo o problema da naturalização das imagens produzidas sobre a cidade e as relações sociais que nela vão sucedendo, que se impõe um trabalho do olhar capaz de resistir à velocidade dos gestos e ao valor do tempo frequentemente medido como mercadoria. A ligação íntima da fotografia de cidade a todos os aspetos da atividade humana pode, portanto, constituir-se num objeto único para testemunharmos o tempo e o espaço da educação numa lógica também de silêncio e memória, usando-se dessa linguagem própria que é a narrativa do olhar, e à qual a presente iniciativa procura dar corpo.

> Regulamento
> Formulário de identificação (a anexar à fotografia submetida)

cartaz

Envio de fotografias

O concurso está aberto a toda a comunidade da Universidade do Porto, sendo apenas obrigatório ter um vínculo durante o ano letivo 2017/2018.

Os trabalhos devem ser enviados num ficheiro comprimido (zip ou rar) que contenha a fotografia a concurso e o documento de identificação. O ficheiro deve ser enviado para concursofotografia@fpce.up.pt.
Caso o ficheiro seja superior a 10Mb, pode ser utilizada a plataforma https://filesender.up.pt/ (enviando para o mesmo email).

As fotografias podem ser enviadas até 31 de maio de 2018 15 de julho (nova data).

Serviço de Comunicação e Imagem
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Rua Alfredo Allen, 4200-135 Porto
T. | 22 042 89 60