Você está em: Início > Notícias > Conferência | Mulheres na Política: Entre experiência e desejo

Conferência | Mulheres na Política: Entre experiência e desejo

27 e 28 de junho

cartaz
A conferência de encerramento do projeto europeu Commitment to Democracy through Increasing Women's Participation (CodeIWP), do qual a Universidade do Porto, através do CIIE – FPCEUP é entidade parceira, tem lugar na FPCEUP, nos dias 27 e 28 de junho.

A conferência intitula-se “Mulheres na Política: Entre experiência e desejo” e serão realizadas sessões com políticas (deputadas e ex-deputadas da Assembleia da República), profissionais de diversas áreas do saber (História, Ciências Políticas e Sociais, Direito e Ciências da Educação) e juventudes partidárias. No dia 28 às 16h15 serão ainda realizados grupos de discussão com pessoas pertencentes a partidos políticos, ONGs e instituições governamentais ligadas às questões de género, para debater as possibilidades de colaboração e de trabalho em parceria e aumentar a participação das mulheres.

A inscrição na conferência e nos grupos de discussão é gratuita mas obrigatória
A inscrição deve ser feita enviado esta ficha de inscrição para o e-mail: codeiwp_ciie@fpce.up.pt

27 de junho, Auditório 1

14h30   Sessão de Abertura
              Catarina Marcelino (Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade)
              Maria de Fátima Marinho (Vice-Reitora da Universidade do Porto)
              José A. Correia (Diretor da FPCEUP)
              Helena C. Araújo (Diretora do CIIE)

15h30   Sessão 1 – Women in Politics, between Experience and Desire: processes and results of Project Code IWP in Latvia and Portugal
              Moderação: Elsa Guedes Teixeira (CIIE - FPCEUP)
              Sandra Rone e Mara Vidnere (Riga Teacher Training and Education Managemen Academy, Letónia)
              Helena C. Araújo, Elsa Guedes Teixeira, Eunice Macedo (CIIE - FPCEUP)

16h00   Visualização dos vídeos selecionados do Concurso “Participação das Mulheres na Política” para melhor anúncio publicitário para televisão e votação para atribuição de prémio do público

16h15   Coffee break

16h30   Sessão 2 – Mulheres na Política: No vaivém entre direita e esquerda
              Moderação: Bruno Monteiro (FLUP)
              Convidadas:
               - Sandra Cunha (BE): Nem belas ,nem recatadas, nem do lar. Mulheres na luta política - do ideal à práxis
               - Teresa Anjinho (CDS): Mulheres e política: avanços, retrocessos e desafios
               - Rita Rato (PCP)
               - Olívia Cardoso (PS)
               - Paula Cardoso (PSD): Eu, mulher...

18h00   Debate

18h00   Entrega de prémios (do Júri e do Público) e das menções honrosas do Concurso “Participação das Mulheres na Política”
              Helena C. Araújo

28 de junho, sala 250

10h30   Sessão 3 – Mulheres e Política: Cruzando olhares disciplinares
              Moderação: Florbela Sousa (IE-UL)
              Convidadas:
               - Irene Vaquinhas, Historiadora (FLUC): Sobre a cidadania feminina. Da Revolução Francesa de 1789 à I República, em Portugal
               - Ana Espírito-Santo, Investigadora (ISCTE): Um longo caminho para uma paridade imperfeita
               - Leonor Valente Monteiro, Vogal da Comissão de Direitos Humanos (Ordem dos Advogados): Uma visita à situação atual das mulheres
               - Teresa Medina, Professora Universitária e Sindicalista (FPCEUP): Aprender a ser livre. Experiências de participação política de mulheres operárias e de meios populares no Porto

12h30   Pausa para almoço

14h00   Sessão 4 – Mulheres Jovens na Política: Expetativas e o confronto com o status quo
              Moderação: Sofia Marques da Silva (FPCEUP)
               - Bebiana Cunha (PAN)
               - Susana Araújo (JSD/PSD): Reforço de participação políticas das mulheres - estarão as juventudes partidárias preparadas para este upgrade na democracia?
               - Cristiana Vilaça Fernandes (JS): Compromisso com a igualdade
               - Constança Portela (BE): O lugar da mulher é onde ela quiser
               - Renata Costa (JCP)
               - Raquel Pinto (JP): A dignificação da mulher na política

16h00   Coffee Break

16h15   Participação política das mulheres: investigação e escrita colaborativa
              Lançamento do livro Educação, Mulheres, Gênero e Violência. Tânia Brabo (Coord.)
               - Liliana Lopes (Associação Espaços – Projetos Alternativos de Mulheres e Homens)

16h45   Grupos de Discussão: Que possibilidades de colaboração para aumentar a participação das mulheres?
              Moderação:
               - Eunice Macedo (CIIE-FPCEUP)
               - Elsa Guedes Teixeira (CIIE-FPCEUP)

Durante os dias da Conferência estará a decorrer a exposiçãoTodas juntas é que fazíamos a luta”, da Comissão Unitária de Mulheres do Porto, no âmbito do projeto de investigação Estratégias de Luta e Recomposição Identitária. Impacto Sociocultural das Comissões Unitárias de Mulheres do Porto (CUM).

E. | codeiwp_ciie@fpce.up.pt
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-08-26 às 11:16:09 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias