Você está em: Início > Notícias > Workshop | A Interseccionalidade no combate à discriminação em Portugal - da teoria à prática

12 de março | 9h-17h | Sala 250

Na sequência das resoluções da Task-Force, para que se possam preservar as atividades nucleares da FPCEUP e tendo em consideração o grau de incerteza quanto à evolução da epidemia, a Direção da FPCEUP decidiu cancelar/adiar todos os eventos em agenda durante o mês de março até novas indicações.

Desde já lamentamos transtorno que esta decisão possa causar e agradecemos a compreensão.

--------

No dia 12 de março de 2020 a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) recebe o workshop "A Interseccionalidade no combate à discriminação em Portugal - da teoria à prática".

Esta iniciativa é organizada pela FPCEUP, pela European Network Against Racism (ENAR), pela Universidade Feminista, pela Casa do Brasil em Lisboa, pela União de Mulheres Alternativa e Resposta - (UMAR) e pelo Alexandrinas (Projeto Feminista de Direitos Humanos).

Objetivo do Workshop:

A perspetiva da European Network Against Racism (ENAR) dentro da Interseccionalidade é de tentar alcançar a igualdade substantiva e de garantir os direitos fundamentais dentro dos sistemas institucionais. A metodologia objetiva desta Rede (ENAR) é a de questionar e modificar os enquadramentos jurídicos e políticos a longo prazo, promovendo uma reflexão interseccional dentro da justiça social. Tal é absolutamente essencial para assegurar que todos/as os/as participantes neste Workshop possam ter acesso a serviços e medidas de proteção adequadas indiferentemente de sua expressão de gênero, raça, etnia, orientação sexual, deficiências e outras identidades.

Assim, o principal objetivo deste Workshop é apresentar o conceito de Interseccionalidade e também abordar como as existentes ferramentas de análise de impacto de políticas de justiça social podem integrar na prática uma metodologia mais integrada e holística. Durante este Workshop também será explorada como a Interseccionalidade pode ser utilizada para combater de maneira mais efetiva a discriminação estrutural.

Inscrições:
Este workshop será de entrada gratuita, mas sujeito a inscrição: universidadefeminista@gmail.com

Todos/as os/as estudantes da nossa Faculdade, como também aos/as investigadores/as, membros da sociedade civil que trabalhem em defesa dos direitos de minorias e outros profissionais que queiram aplicar a Interseccionalidade na prática da justiça social no quotidiano de trabalho estão convidados a participar. Apenas 40 vagas disponíveis.

> PROGRAMA

Comissão organizadora:
Maria José Magalhães – CIIE-FPCEUP | CIEG- ISCSP-ULISBOA | UMAR |Universidade Feminista
Juliana Wahlgren – ENAR
Raquel Rodrigues – CIIE-FPCEUP | Universidade Feminista
Talitha Vaz – Alexandrinas
Vilma Teles Martelo – UMAR | Universidade Feminista

Carta<

--
Ao participar neste evento, autorizo que a FPCEUP – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto faça a recolha do áudio e/ou da minha imagem em fotografia, vídeo ou outra forma de media.
Os dados recolhidos serão utilizados para registo (arquivo) do evento e poderão ser usados para a sua disseminação nos canais de comunicação da FPCEUP e para a produção de material de divulgação da Faculdade.

By participating in this event, I grant permission to the Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto (FPCEUP) to capture the audio and/or my image in photographs, video, or any other media format.
The data collected will be used for archive, for the eventual dissemination of the event via FPCEUPs media channels and for the production of promotional material concerning the Faculty.

Copyright 1996-2024 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-10 às 23:27:01 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias