Você está em: Início > Notícias > Seminário | Desafios para a análise do trabalho e a formação profissional na era digital: contribuições da abordagem cibernética

23 de janeiro | 14h30 | Atelier de Psicologia do Trabalho (sala 017)

Dia 23 de janeiro, no Atelier de Psicologia do Trabalho da FPCEUP  (sala 017), decorre o seminário Desafios para a análise do trabalho e a formação profissional na era digital: contribuições da abordagem cibernética, com Luiz Gonzaga Chiavegato Filho.

Atualmente, uma das circunstâncias do mundo do trabalho refere-se aos avanços da nova era digital, responsável, em parte, pelo aprofundamento da precarização das condições de trabalho e de vida dos trabalhadores. Tais avanços promovem modificações importantes na natureza e nas relações de trabalho, como de resto, em toda a sociedade, impondo novos desafios para a sua análise e compreensão.

Para enfrentar estes desafios, tanto a análise do trabalho como a formação profissional são áreas consideradas fundamentais, dada a importância do conhecimento e da informação no desenvolvimento de trabalhos qualificados e no crescimento económico sustentável.

Segundo as contribuições teórico-metodológicas da psicologia do trabalho e da ergonomia, o desenvolvimento de competências no trabalho manifesta-se através da evolução das estratégias e modos de agir sobre uma dada situação de trabalho, de modo que, nestas circunstâncias, a análise do trabalho assume um papel central no processo de formação profissional. No entanto, apesar dos avanços obtidos por esta abordagem, há ainda muitos desafios, incertezas, questões e problemas no mundo do trabalho que fomentam a sua reflexão e comunicação.

Este seminário pretende refletir sobre as contribuições da abordagem cibernética para o campo da análise do trabalho e da formação profissional. A abordagem cibernética tem contribuído para o desenvolvimento de estudos sobre o trabalho humano, sobre o crescimento das economias e sobre as desigualdades sociais e económicas, que reforçam o caráter imprescindível da presença humana para o desenvolvimento e a acumulação de informação, conhecimento e know how sobre a sustentabilidade dos sistemas produtivos, independentemente da sua base tecnológica. Tais contribuições podem reforçar a importância da atividade do trabalho humano como produtora inteligente de fiabilidade dos sistemas produtivos.

A entrada é livre.

Luiz Gonzaga Chiavegato Filho é docente do curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) da Universidade Federal de São João Del Rei – UFSJ. Atualmente é também investigador de pós-doutoramento na FPCEUP/Centro de Psicologia da Universidade do Porto.

Mais informações:

Atelier de Psicologia do Trabalho

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

Rua Alfredo Allen, 4200-135 Porto

T.| +351 22 040 06 64 / 22 040 06 7 5

E.| marta@fpce.up.pt

marta santos janeiro 2019

--
Ao participar neste evento, autorizo que a FPCEUP – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto faça a recolha do áudio e/ou da minha imagem em fotografia, vídeo ou outra forma de media.
Os dados recolhidos serão utilizados para registo (arquivo) do evento e poderão ser usados para a sua disseminação nos canais de comunicação da FPCEUP e para a produção de material de divulgação da Faculdade.

By participating in this event, I grant permission to the Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto (FPCEUP) to capture the audio and/or my image in photographs, video, or any other media format.
The data collected will be used for archive, for the eventual dissemination of the event via FPCEUPs media channels and for the production of promotional material concerning the Faculty.

Copyright 1996-2024 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-19 às 18:44:47 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias