Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > MTP

Cursos

Mestrado em Temas de Psicologia

A3ES
Este curso encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior-A3ES pelo período de 6 anos (22.10.2019).
Mais informação pode ser encontrada nos relatórios produzidos pela A3ES




A Psicologia é a ciência da mente e do comportamento humano e das interacções sociais. Assim, para além dos psicólogos, a formação em Psicologia pode ser útil e importante para outros profissionais. O ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Temas de Psicologia (MTP) tem como objetivo geral a qualificação de profissionais com formação em várias áreas, de modo a capacitá-los/as para o desempenho da sua atividade com conhecimentos e competências aprofundados em temas específicos de Psicologia.

De acordo com o regulamento do curso (Artigo 5º - Duração e organização do ciclo de estudos) o ciclo de estudos tem uma duração de quatro semestres e integra um curso constituído pela parte curricular e denominado curso de mestrado, e uma dissertação. A frequência e aprovação nas unidades curriculares do 1º e 2º semestres dá direito a um diploma de curso de mestrado.

Resultados de aprendizagem:


No final do curso os estudantes terão adquirido uma sólida compreensão dos princípios psicológicos e metodologias de investigação em domínios específicos.

Serão capazes de identificar as teorias fundamentais e de as aplicar a uma grande variedade de desafios contemporâneos.

Serão capazes de uma utilização criteriosa da investigação para informar a prática profissional, e serão capazes de planear, conduzir, analisar e apresentar investigação que suporte decisões e estratégias de desenvolvimento.

Serão capazes de integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolve soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos ou os condicionem.

Serão capazes de usar tanto a teoria como a evidência empírica para alcançar níveis mais avançados de investigação e de resolução de problemas em situações novas e não familiares.

Finalmente contribuirão para o desenvolvimento da sua própria carreira e aprendizagem ao longo da vida, alargando a formação de base através da psicologia e ficando preparados para procurar novas oportunidades e para aplicar os seus conhecimentos de novas maneiras respondendo a uma realidade dinâmica e em constante mudança.


Áreas temáticas


O MTP oferece aos estudantes uma formação nos métodos científicos usados para descrever, predizer, compreender e explicar o comportamento humano numa variedade de temas específicos. Para a edição de 2020-2022 a iniciar em Setembro de 2020, o 2º Ciclo de Estudos em Temas de Psicologia organiza-se em três Área Temáticas:
  • Neurocognição e Linguagem – Destina-se a licenciados/as em áreas de Psicologia, Ciências da Vida e da Saúde (Biologia, Farmácia e afins) e linguística que pretendam realizar investigação num tema de entre os atualmente em estudo no grupo de Neurocognição e Linguagem do Centro de Psicologia da Universidade do Porto. A investigação visa os processos cognitivos complexos, especialmente a linguagem (incluindo a dislexia e composição escrita), a comunicação, emoção e função executiva, abordados numa perspectiva neurocognitiva e translacional.

  • Psicologia do Comportamento Desviante e da Justiça – Destina-se a licenciados/as nas áreas das Ciências Sociais e Humanas que pretendam investigar o comportamento desviante abordado na sua complexidade biopsicossocial. As dissertações desenvolvem-se numa das seguintes vertentes: a)Compreensiva/explicativa no fenómeno droga em contexto urbano e no trabalho sexual; b) Interventiva orientada para a redução de riscos e minimização de danos; c) Políticas nos campos das drogas e do trabalho sexual. É também possível investigar processos psicológicos básicos em contexto laboratorial/experimental, com diferentes níveis de aplicação ao Comportamento Desviante e Justiça: a) Perceção Emocional; b) Tomada de Decisão Social (juízo moral, decisão económica).

  • Reabilitação Psicossocial e Saúde Mental – A área de Psicologia de Reabilitação Psicossocial e Saúde Mental destina-se a profissionais detentores de um 1º ciclo em Psicologia, Terapia Ocupacional, Terapia da Fala, Medicina, Enfermagem, Serviço Social, Técnicos de Intervenção Social e Comunitária ou outras áreas cuja atividade implica promover a melhoria efetiva da funcionalidade e qualidade de vida das pessoas com experiência de doença mental, bem como da sua inclusão social. Pretende dotar os profissionais de saúde mental e reabilitação de competências (conhecimentos, capacidades e atitudes) ajustadas à realidade e aos conhecimentos atuais. Esta área temática de Mestrado é lecionada em conjunto pela FPCEUP e Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto, ao abrigo do protocolo entre FPCEUP e ESS-P.Porto. Os temas abordados são direcionados para a saúde mental (incluindo questões atuais como depressão, stress, trauma e burnout), recovery e prestação de cuidados de reabilitação a pessoas com incapacidades psicossociais, sendo orientados pelos valores mais atuais desta área do saber e pelos princípios de uma prática baseada na evidência que abrange uma extensíssima e complexa malha de saber-ser, saber-saber e saber-fazer no domínio da reabilitação psicossocial. Os projetos a desenvolver no Mestrado recorrem a métodos quantitativos e qualitativos e serão integrados nas investigações em curso no Laboratório de Reabilitação Psicossocial e na Rede de Apoio Social e Reabilitação Psicossocial para Pessoas com Doença Mental da Área Metropolitana do Porto.


Na Edição 2019-2021, em curso, o 2º Ciclo de Estudos em Temas de Psicologia está organizado em quatro Áreas Temáticas:

  • Neurocognição e Linguagem – Destina-se a licenciados/as em áreas de Psicologia, Ciências da Vida e da Saúde (Biologia, Farmácia, e afins) e Linguística que pretendam realizar investigação num tema de entre os atualmente em estudo no grupo Neurocognição e Linguagem do Centro de Psicologia da Universidade do Porto. A investigação visa os processos cognitivos complexos, especialmente a linguagem (incluindo a dislexia e composição escrita), a comunicação, emoção e função executiva, abordados numa perspectiva neurocognitiva e translacional.

  • Psicogerontologia – O envelhecimento demográfico coloca os psicólogos, bem como outros profissionais nas áreas da ação social, saúde e educação e a sociedade em geral perante novos desafios. Esta área temática do MTP destina-se a estudantes que desejem aprofundar conhecimentos sobre o processo de envelhecimento, bem como sobre a investigação, a avaliação, a intervenção e a reabilitação junto das pessoas idosas.

  • Psicologia do Comportamento Desviante e da Justiça - Destina-se a licenciados/as nas áreas das Ciências Sociais e Humanas que pretendam investigar o comportamento desviante abordado na sua complexidade biopsicossocial. As dissertações desenvolvem-se numa das seguintes vertentes: a) Compreensiva/explicativa no fenómeno droga em contexto urbano e no trabalho sexual; b) Interventiva orientada para a redução de riscos e minimização de danos; c) Políticas nos campos das drogas e do trabalho sexual. É também possível investigar processos psicológicos básicos em contexto laboratorial/experimental, com diferentes níveis de aplicação ao Comportamento Desviante e Justiça: a) Perceção Emocional; b) Tomada de Decisão Social (juízo moral, decisão económica).

  • Psicologia do Desenvolvimento e Educação da Criança: Proteção e Direitos da Criança – A área temática em Proteção e Direitos das Crianças destina-se a licenciados e profissionais nas áreas das ciências sociais e humanas (psicologia, serviço social, sociologia, direito, educação, entre outras) com interesses na área da Proteção e dos Direitos das Crianças. Esta área temática centra-se nas questões de investigação e intervenção na área da proteção da criança em risco e da promoção dos seus direitos. Analisa a vivência e necessidades da criança numa perspetiva multidisciplinar, focando problemáticas relativas aos pais e aos profissionais na área da proteção, estudando o sistema familiar e os contextos de acolhimento familiares e institucionais. Este Mestrado faz parte da Rede Europeia de Mestrados em Direitos das Crianças (ENMCR – European Network of Masters in Children’s Rights). Detentores de metodologias de intervenção e investigação na promoção dos Direitos das crianças em diferentes áreas disciplinares, os graduados por este Mestrado poderão assumir posições de liderança na defesa dos Direitos das Crianças, em organizações privadas, públicas, da administração e não-governamentais.

Sessão de acolhimento do curso, Edição 2019/2021, em 20 de setembro de 2019:


Encontro

Informações

Legislação:
  • Registo de adequação: Despacho nº 11949-H/2007, publicado no Diário da República, 2ª série, Nº 114, 15 de junho de 2007 - Suplemento
  • Regulamento / Outras informações
  • Normas para a apresentação e elaboração da dissertação: De acordo com o artigo 14º, ponto 2, do Regulamento do MTP, adoptam-se as normas vigentes neste documento.

Contactos

Postgraduate Office
T. | +351 22 042 89 20
E. | spg@fpce.up.pt

Academic Office
T. | + 35122 042 89 00
E. | s_academico@fpce.up.pt

 

Dados Gerais

Código Oficial: 6253
Diretor: Catarina Grande
Sigla: MTP
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado
Início: 2007/2008
Duração: 4 Semestres

Planos de Estudos

Diplomas

  • Mestrado em Temas de Psicologia (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Temas de Psicologia (60 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Cursos/Ciclos de Estudos Antecessores

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-09-18 às 09:47:08 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais