O Mestrado em Ciências da Educação (MCED) da FPCEUP visa a qualificação de profissionais com formação prévia em áreas diversas, dotando-os/as de conhecimentos aprofundados em Ciências da Educação adequados às transformações da educação (formal e não formal), que enriquecerão a sua formação geral, as suas práticas quotidianas e o seu desempenho profissional.
O curso tem uma duração de quatro semestres, conjugando uma componente curricular estruturada com o desenvolvimento de um trabalho final na modalidade Dissertação, Projeto ou Estágio. A componente curricular combina um conjunto de Unidades Curriculares (comuns) vocacionadas para o desenvolvimento de diferentes competências transversais, que permitem problematizar, numa perspetiva complexa e crítica, fenómenos de educação e de formação, bem como perspetivar modos de ação e de investigação.
O ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Ciências da Educação tem como objetivo especializar licenciados/as, dotando-os/as de competências para o exercício da atividade profissional e/ou da investigação científica.
O curso está vocacionado para o acolhimento de estudantes e profissionais das Ciências da Educação e outras áreas que valorizam o conhecimento e a reflexão sobre modos de intervir no campo social, cultural e económico e onde as dimensões educativa e formativa são determinantes, destinando-se particularmente a:
Os candidatos que tenham frequentado a parte curricular de uma edição anterior do ciclo de estudos poderão ser admitidos mediante pedido de reingresso.
Para a edição de 2024-2026, a iniciar em setembro de 2024, o MCED será organizado em quatro Domínios de Aprofundamento:
Administração Educacional e Escolar: Este domínio do Mestrado em Ciências da Educação visa promover a formação dos estudantes e a formação especializada de professores em administração educacional, com particular enfoque no conhecimento dos estudos sobre políticas educativas, administração e gestão escolar, numa perspetiva sistémica e crítica que permita desenvolver uma compreensão sobre os processos de governação, autonomia e gestão democrática das organizações educativas, em especial, da escola.
Parte-se de um modo heurístico de problematizar e enunciar os estudos, e estrutura-se numa intencionalidade educativa crítica sustentada nos contributos de três eixos teóricos: Paradigmas em Administração Educacional; Políticas Educativas, Democratização e Descentralização; Autonomia e Governação.
Pretende-se proporcionar aos/às estudantes a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências que permitam: i) problematizar teorias, processos e práticas de administração e gestão educacionais; ii) conhecer e problematizar processos de autonomia e de governação democrática; iii) elaborar e desenvolver projetos de investigação/intervenção nos campos da administração e da gestão educacionais, fundados em processos participativos e decisórios capazes de influenciar as políticas educacionais e as práticas escolares.
Educação Artística: Nas últimas décadas, o campo da Educação Artística tem vindo a constituir-se no confronto com a complexidade que caracteriza as relações entre o artístico e o educativo. Tais relações, se por um lado configuram uma cartografia crítica das conflitualidades epistemológicas e ontológicas que cruzam a ação artística e educativa na contemporaneidade, por outro colocam-nos perante a necessidade de revermos o nosso património adquirido de conhecimentos, cujos dispositivos culturais, academicistas, estéticos e políticos naturalizam uma ideia de Educação Artística como um campo de aplicação de saberes produzidos sobre arte e para a educação. Atualmente, a Educação Artística confronta-se – e confronta-nos – com o universo de injunções e dicotomias fundadoras da razão moderna ocidental, cujas ordens, de base eurocêntrica e utilitarista, estão no coração da própria arquitetura idealizada para uma educação formal moderna. Assim sendo, o objeto da Educação Artística supõe a definição de uma escala cujo lugar é o da crítica às nossas formas dominantes de saber e às práticas discriminatórias e de poder que pomos a uso, sejam elas de que ordem forem – racistas, sexistas, identitárias, especistas. Diante de tal quadro, quais as possibilidades para habitarmos uma Educação Artística cuja lógica seja agora menos desafiada pelo totalitarismo das formas imperiais e disciplinares, mas antes pelo que pode significar a singularidade da sua experiência? O que pode, afinal, a nossa relação com o educativo e as práticas artísticas?
Tendo em conta estas premissas, o presente domínio, além de pretender propiciar, pela via da dissertação, trajetórias plurais de investigação à luz das especificidades deste campo, procura construir relações com instituições e contextos de ação cultural no âmbito dos quais estudantes possam realizar ações de educação e mediação artística, acompanhando projetos e dinâmicas nomeadamente presentes em serviços educativos e/ou em programas de educação artística com comunidades, seja pela via de estágio profissionalizante nos referidos contextos, seja através da conceção e implementação de projetos voltados para a intervenção no domínio das artes em educação. A experimentação, o transitório, o ensaio, e mesmo o indeterminismo, tais dispositivos surgem, neste domínio, enquanto práxis de um fazer investigativo, no âmbito do qual as fronteiras entre o elemento prático e o elemento escrito da investigação se anulam. Tal anulação emerge a favor de um conhecimento que está vinculado ao mesmo tempo com o sensorial e o singular, em defesa de relações emancipatórias, intersubjetivas e socialmente comprometidas com a crítica.
Intervenção e Mediação Socioeducativa: Em um mundo dinâmico e multifacetado, a necessidade de profissionais capazes de catalisar mudanças potenciadoras de comunidades mais inclusivas e resilientes, torna-se cada vez mais urgente neste século XXI. Diante desse cenário desafiador, o campo da Intervenção e Mediação Socioeducativa emerge como um percurso pertinente e substancial para aqueles/as que almejam desempenhar um papel fundamental na promoção do desenvolvimento humano, educacional e social.
Este domínio visa a aquisição de conhecimentos e competências para atuar na área de intervenção e mediação em diversos contextos socioeducativos.
Neste âmbito, pretende-se que os/as estudantes sejam capazes de:
Com um foco interdisciplinar, este domínio pode constituir-se numa mais-valia para profissionais de diversas áreas que desejem ampliar os seus conhecimentos e competências para desempenhar um papel ativo na construção de comunidades mais inclusivas e resilientes. De igual modo, apresenta-se como uma proposta vocacionada para o aprofundamento da formação e a profissionalização dos licenciados/as em Ciências da Educação. Este domínio pode potenciar conhecimentos para a intervenção com crianças, jovens e adultos, em diferentes contextos de ação, designadamente:
Formação De Professores e Supervisão: desafios do passado do presente e do futuro: O domínio de aprofundamento dirige-se à formação de professores - de que a supervisão é parte integrante – e seus desafios atuais. A temática considera a supervisão (entendida nas suas diversas modalidades) na formação inicial, na formação contínua e no desenvolvimento profissional dos professores, na sua articulação com o sistema educativo, os sistemas de formação e a organização escolar. Na organização e no desenvolvimento curricular, consideram-se experiências, políticas e projetos do passado e do presente, para pensar novos futuros da formação de professores. A problematização terá por base uma perspetiva ecológica das identidades profissionais e por eixo central um núcleo constituído pela prática e o conhecimento profissional associado à investigação e à reflexão.
O domínio destina-se a professores (especialização em supervisão pedagógica e formação de formadores), licenciados em ciências da educação e de outras licenciaturas, com destaque para as licenciaturas em ensino e em ciências sociais e humanas. O primeiro ano dará acesso um diploma de Curso de mestrado (pós-graduação). Os dois anos do Mestrado dão acesso ao grau de mestre a que se poderá aceder através das modalidades de Projeto, Estágio e Dissertação.
O primeiro ano curricular está em processo de acreditação junto do CCPFCP para se constituir como Formação Especializada em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores para professores com, pelo menos, 5 anos de serviço docente.
Para a edição de 2023-2025, iniciada em setembro de 2023, o MCED organizou-se em quatro domínios de aprofundamento:
Educação, Género, Corpo e Violência: A violência é cada vez mais um problema social e educativo que assume características de género, hoje intoleráveis. Numa perspetiva histórica, a construção social do género vem sendo concetualizada de forma complexa, que ultrapassa as conceções biolologistas e binárias de feminino e masculino. De igual modo, a herança da modernidade sobrevalorizou a mente na Educação, estabelecendo uma dicotomia com o corpo que é desafiada pelo conhecimento atual.
As diferentes formas de violência exercidas sobre mulheres, crianças e idosos/as são sinais de formas de vida desumanizadas cuja tolerância acaba por contaminar toda a vida social. A tomada de consciência acerca do sofrimento das vítimas — até há pouco silenciado — é o resultado de movimentos sociais, das transformações culturais, da investigação e de uma maior exigência ética que tem levado à produção de políticas públicas para o combater.
Toda a violência tem uma dimensão corpórea, como locus de vivências, o que exige da Educação novas perspetivas e posicionamentos na ação educativa.
As Ciências da Educação têm produzido conhecimento e formação de forma estruturada, traduzidos em pós-graduações (Prevenção da Violência de Género na Escola e na Família) e domínios do MCED (Risco, Vulnerabilidade e Violência, 2010-11; Género, Educação e Cidadania 2006-2009). Numa perspetiva histórico-cultural, os domínios do MCED da herança cultural (2005-07; 2012-14) e da cultura (2016-18) e Educação intercultural (2006-08) têm salientado a emergência do corpo na Educação quer como objeto de higienização e cuidado médico, quer como fortalecimento e robustez física da população ou ainda numa dimensão antropológica como locus de apresentação e representação do individual, do social e do simbólico.
Neste domínio, privilegiaremos uma abordagem educativa emancipatória interdisciplinar que tenha em conta o género, a corporeidade e a violência, cruzando as perspetivas histórica, antropológica, sociológica, dos estudos culturais e feministas.
Educação, Política e Democracia: Participação e cidadania juvenil: A educação é essencial à construção da democracia, e continua a ser um significativo preditor da participação cívica e política. Nos últimos anos, cenários de crise económica, política e climática têm trazido desafios à democracia sob a forma de ameaças à justiça social e intergeracional. Estas ameaças exigem um esforço de imaginar novas formas de relação entre educação e política. Por um lado, os grupos juvenis estão entre os mais vulneráveis à marginalização política, aprofundada na interseção com dimensões de desigualdade socio-educacional e instrumentalizada por discursos populistas e de desinformação. Por outro lado, os grupos juvenis praticam a cidadania de modos crescentemente mais amplos, individual e coletivamente, na rua e na escola, em movimentos sociais e nas redes sociais, em formatos visuais e performativos. É, portanto, crucial a ligação entre diferentes contextos onde emergem novos imaginários políticos e educacionais.
Este domínio alicerça-se em investigação desenvolvida no CIIE, em torno da educação política em contextos formais, não-formais e informais, a partir de esforços interdisciplinares, abordagens participativas e métodos mistos. Concretamente, visa-se desenvolver a aquisição de conhecimentos e competências que permitam aos estudantes:
Ensino Superior: Políticas, governação, gestão e administração institucionais: Este domínio visa promover a formação especializada das/os estudantes no âmbito do estudo das políticas, da governação, da gestão e da administração do ensino superior. Pretende-se que adquiram conhecimentos e competências que lhes permitam:
Aos estudantes será dada a possibilidade de se envolverem em projetos de investigação nas áreas de estudos do ensino superior e a opção pelo estágio curricular será apoiada pela inserção em contextos institucionais, com vista a favorecer a iniciação à prática profissional autónoma e integração no meio profissional.
Escola, Participação e Tecnologias Digitais: Os desafios da transição digital fazem-se sentir nas mais diversas esferas da sociedade, provocando mudanças nas políticas e contextos de educação/formação, com efeitos visíveis nas condições de participação e na ação educativa dentro e fora das escolas. Tais efeitos sentem-se, por um lado, através do aumento exponencial da quantidade e variedade de informações e de recursos digitais disponíveis, das possibilidades crescentes de personalização dos ambientes e das situações de aprendizagem, bem como da diversidade de meios de colaboração e comunicação dentro e fora da sala de aula. Por outro lado, coexiste o fenómeno de exclusão digital como consequência quer da falta de acesso às tecnologias digitais, quer da falta de competências para o seu uso crítico e de condições equitativas de participação na sociedade. O domínio “Escola, Participação e Tecnologias Digitais” insere-se na confluência de saberes teórico-práticos das áreas de intervenção: “Educação escolar, Participação e Tecnologias Digitais”, numa proposta que tem como objetivo promover a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências que permitam aos estudantes: i) posicionarem-se criticamente sobre políticas, programas e desafios da transição digital e da participação e nas escolas e em outros contextos educativos; ii) conceber práticas com tecnologias digitais na ação educativa; ii) desenvolver projetos de investigação/intervenção na escola e em outros contextos educativos.
Língua: Português
Horário: Laboral e Pós-laboral
Links úteis:
Alexandra Sá Costa (diretora)
Contactos
Código Oficial: | 6031 |
Diretor: | Alexandra Sá Costa |
Sigla: | MCED |
Grau Académico: | Mestre |
Tipo de curso/ciclo de estudos: | Mestrado |
Início: | 2007/2008 |
Duração: | 4 Semestres |