Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > ECERS
Mapa das Instalações

Cursos

Avaliação da Qualidade em Contexto de Jardim-de-Infância: A Escala de Avaliação do Ambiente em Educação de Infância (ECERS-R; Harms, Clifford & Cryer, 1998)

Objetivos

  • Discutir e analisar parâmetros de qualidade em contexto de jardim-de-infância. Perceber o sistema de organização do instrumento no contexto das noções actuais sobre qualidade.
  • Desenvolver competências de observação e de avaliação em profissionais que intervenham em contextos de educação pré-escolar.
  • Estabelecer o rigor de observação e cotação na utilização da ECERS-R com um formador experiente na sua utilização.
  • Identificar áreas fortes e necessidades em salas de educação pré-escolar com o objectivo de desenvolver planos de intervenção.

Informações

Coordenação científica: Professoras Doutoras Isabel macedo Pinto e Teresa Leal
 
Formadora: Mestres Cristina Neves e Mónica Silva
 
Carga horária: 25 horas
 
Unidades crédito (ects): 2.5 ECTS
 
Unidades crédito (ccpfc): 1.0 CCPFC
 
 
Programa:
Questões aprofundadas da avaliação da qualidade em contextos de educação pré-escolar.
Apresentação da escala.
Organização dos itens, sistema de cotação e procedimento de observação.
Reflexão sobre treino de observação e estabelecimento de acordo inter-observadores. Treino de observação com a ECERS-R, com base na visualização de vídeo, com a supervisão de formadores experientes.
Discussão e reflexão sobre o sistema de cotação, os níveis de qualidade obtidos, sobre áreas fortes e necessidades observadas.
Discussão e reflexão sobre os níveis de qualidade obtidos e sobre o grau de acordo da avaliação do formando com a do formador.
Discussão e reflexão sobre áreas fortes e necessidades observadas, bem como o estabelecimento de um plano de acção para uma sala observada.
 
Metodologias / Avaliação: 
Sessões Teórico/Práticas, com recurso a metodologia diversificada, privilegiando os métodos centrados no envolvimento activo (cognitivo e motivacional) dos formandos no processo de aprendizagem (ex. brainstorming; reflexão partilhada; trabalho de grupo; prática de competências). Sessões práticas de observação, recorrendo a imagens e vídeos, com supervisão dos formadores. Avaliação formativa através da apresentação e entrega de trabalhos sobre as temáticas lecionadas.

Dados Gerais

Docente Responsável: Isabel Macedo Pinto
Sigla: ECERS
Tipo de curso/ciclo de estudos: Actualização
Início: 2013/2014
Fim: 2014/2015
Duração: 25 Horas

Planos de Estudos

Edições

Diplomas

  • Avaliação da Qualidade em Contexto de Jardim-de-Infância: A Escala de Avaliação do Ambiente em Educação de Infância (ECERS-R; Harms, Clifford & Cryer, 1998) (2,5 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-04-13 às 03:29:31 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias