Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > GSPBO
Mapa das Instalações

Cursos

Gestão do Stress e Prevenção do Burnout

Resumo: Atendendo aos inúmeros estudos que salientam o impacto da pandemia COVID-19 na saúde mental dos trabalhadores, sobretudo nos profissionais da linha da frente (dos quais se destacam profissionais de socorro e de saúde), é importante sensibilizar para o conhecimento de sintomas e para a adoção de estratégias de uma adequada gestão do stress, o qual tem impacto no stress no trabalho e no burnout (reconhecido em Maio de 2019 pela OMS como um fenómeno ocupacional resultante da gestão inadequada do stress crónico no trabalho).

Recorrendo a abordagens no âmbito da Psicologia e da saúde psicológica e mental, a UC pretende contribuir para a promoção do bem-estar individual e prevenção do burnout nos participantes, a nível científico e a nível aplicado/prático. Pretende também contribuir para a melhoria dos conhecimentos e sensibilização para a prevenção do stress elevado, nomeadamente de stress no trabalho, passível de a longo prazo se transformar em burnout, bem como da relação entre stress e outros indicadores de saúde psicológica (ex: coping, resiliência) ou indicadores de risco (ex: ansiedade, depressão, conflito trabalho-família).

A UC pode ainda contribuir para a divulgação de conhecimentos de carácter científico (seja através da formação ou de apresentação de resultados de investigação) e para a prestação de serviços à comunidade no âmbito da educação contínua e da promoção do bem-estar psicológico.

Numa perspetiva individual, o curso pode contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional no âmbito da aprendizagem ao longo da vida, e para a atualização de conhecimentos na área da saúde mental e da gestão do stress do burnout, com enfase no autoconhecimento e na psicoeducação.


Docente Responsável: Professora Doutora Cristina Queirós 

Outros docentes: Sílvia Monteiro Fonseca; Jorge Manuel de Sousa Magalhães Rodrigues

Duração: 27 horas de contacto

Regime: b-learning


Destinatários: Profissionais de saúde (ex: enfermeiros ou administrativos no SNS ou unidades de saúde privadas) e profissionais de socorro (ex: técnicos de emergência médica, bombeiros, polícias, técnicos de proteção civil), mas também qualquer profissional de outra área que necessite de conhecer estratégias de gestão de stress e esteja interessado na prevenção do burnout.

Vagas totais: 30

Condição específica de ingresso obrigatória: 

Os candidatos terão de ser adultos maiores de 23 anos, a residir em território nacional, com 12º ano e a exercer atividade profissional

Critérios seleção/seriação candidatos:

Apresentação no ato de candidatura do CV, de documentos comprovativos das habilitações e da experiência profissional, bem como carta de motivação para a frequência da formação. A ordenação será efetuada através da seguinte fórmula:

- 6 pontos - Área de trabalho (6 pontos em profissões consideradas como linha da frente no combate à pandemia como profissional de saúde, ou de socorro; 5 pontos noutras profissões consideradas stressantes pela investigação científica; 4 pontos em profissões alteradas devido à pandemia como entregas, atendimento por telefone; 3 pontos noutras profissões).

- 4 pontos - Anos de experiência profissional na área (4 pontos para mais de 10 anos; 3 pontos para 3 a 10 anos; 2 pontos para 1 a 2 anos; 1 ponto para menos de 1 ano).

- 4 pontos - Carta de motivação elucidativa da importância de frequentar a UC (4 pontos para excelente; 3 pontos para muito boa, 2 pontos para adequada; 1 ponto para fraca).

- 3 pontos - Atividade científica (3 pontos para papel importante na participação em reuniões cientificas ou autorias; 2 pontos para papel moderado; 1 ponto para participação passiva/assistir).

- 3 pontos - Outros elementos relevantes (3 pontos para muito relevante; 2 pontos para moderadamente; 1 ponto para pouco relevante).


Acesso a conteúdos programáticos, metodologia e avaliação: aqui


Informações

Datas das sessões | Horário

9 sessões de 3h cada 

1 Presencial – 2 julho| sábado manhã | 9h30-12h30

2 online – 7 julho | 5ª feira | 18-21h

3 online – 8 julho |6ª feira | 18-21h

4 online – 9 julho | sábado | 9h30-12h30

5 online – 14 julho | 5ª feira | 18-21h

6 online – 15 julho | 6ª feira |18-21h

7 Presencial – 16 julho | sábado | 9h30-12h30

8 Presencial – 16 julho |sábado | 14-17h

9 Presencial – 23 julho | sábado | 9h30-12h30


Propina: 13¤ (regularizável no ato de inscrição em 1 parcela)

Seguro escolar: 2¤ (regularizável no ato de inscrição em 1 parcela)

Candidaturas online:

Modo de candidatura: online - selecionar opção candidatura de ingresso, em opções à direita 

Guia para submeter candidatura (descarregar)

Prazo de candidatura: 28/04/2022 a 27/05/2022 (novo prazo: até 3 junho)

Divulgação resultados provisórios: 31/05 (novo prazo: até 7 junho)

    Lista provisória de resultados de candidatura da 1ª fase

Audiência prévia (10 dias úteis): 01/06 a 15/06 (novo prazo: 08/06 a 23/06)

Afixação de resultados definitivos: 17/06​ (novo prazo: 27/06)

Lista de resultados definitivos  de candidatura 1ª fase

Apresentação de reclamações: 20/06 a 12/07​ (novo prazo: 28/06 a 18/07)

Publicação da decisão de reclamações: 19/07

Matrículas: 17/06 a 30/06 (novo prazo: 27/06 a 30/06)



2ª fase de candidaturas

Prazo de candidatura: 09/06/2022 a 21/06/2022 (prorrogado para 22/06)

Divulgação resultados provisórios: 22/06 (sem efeito pela dispensa de audiência prévia)
    
Audiência prévia (10 dias úteis): de acordo com o artigo 124.º, n.º 1, alínea a) do Código do Procedimento Administrativo, foi autorizado a dispensa desta fase, na medida em que permitirá evitar prejudicar o início previsto da ação e, dessa forma, todos os candidatos e participantes.

Afixação de resultados definitivos: 22/06​  (novo prazo: 27/06)

Lista de resultados definitivos  de candidatura 2ª fase

Apresentação de reclamações: 23/06 a 14/07​ (novo prazo: 28/06 a 18/07)

Publicação da decisão de reclamações: 15/07 (novo prazo: 19/07)

Matrículas: 27/06 a 30/06 





Documentos obrigatórios a anexar a formulário de candidatura:

a) CV 

b) Certidão de habilitações académicas 

c) Comprovativo(s) profissional(ais)

d) Carta de motivação

e)  Declaração de Dados de Identificação (descarregar documento) 

f) Consentimento informado para a submissão de Documentos  (descarregar documento) 

Na 2ª fase de candidaturas, adicionalmente:

g) Comprovativo de residência nacional (ex. recibos ( água, internet, telecomunicações, renda) certidão da Junta de Freguesia, nota de liquidação do IRS, certidão de Domicílio Fiscal,
comprovativo de morada (lojas do cidadão, Portal das Finanças e Juntas de Freguesia), certidão digital obtida via aplicação CC])

                                                                   
 Obs.: caso o curso não atinja o número mínimo de inscritos  igual a 12, as datas previstas de candidatura e realização poderão sofrer alterações.

(Contacte o SEC caso tenha dificuldades no processo de candidatura) 







Proteção de Dados
 
Para além das finalidades regulares de utilização dos seus dados pela U.Porto, relacionados com a seleção e seriação das candidaturas e, posteriormente, com a gestão académica dos candidatos selecionados, informamos que, face ao enquadramento da presente formação no âmbito do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos» (PRR), a identificação de todos os participantes (nome, NIF e contacto) terá de ser comunicada à Direção-Geral do Ensino Superior para efeitos de monitorização da execução do projeto.
 
Quaisquer dúvidas sobre o tratamento dos seus dados poderão ser endereçadas à Encarregada da Proteção de Dados da U.Porto, para dpo@reit.up.pt.





A presente edição da formação Gestão do Stress e Prevenção do Burnout
 é financiada pelos fundos do programa «Next Generation EU» do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos».

 


Contactos

Serviço para a Educação Contínua (SEC)

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Rua Alfredo Allen 4200-135 Porto


E-mail:  sec@fpce.up.pt           Tlf: 226 061 890  

F: https://www.facebook.com/sec.fpceup

Dados Gerais

Docente Responsável: Cristina Queirós
Sigla: GSPBO
Tipo de curso/ciclo de estudos: Unidade de Formação Contínua
Início: 2021/2022

Planos de Estudos

Diplomas

  • Gestão do Stress e Prevenção do Burnout (3 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2023 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2023-02-04 às 12:50:44 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias