Resumo: Atendendo aos inúmeros estudos que salientam o impacto da pandemia COVID-19 na saúde mental dos trabalhadores, sobretudo nos profissionais da linha da frente (dos quais se destacam profissionais de socorro e de saúde), é importante sensibilizar para o conhecimento de sintomas e para a adoção de estratégias de uma adequada gestão do stress, o qual tem impacto no stress no trabalho e no burnout (reconhecido em Maio de 2019 pela OMS como um fenómeno ocupacional resultante da gestão inadequada do stress crónico no trabalho).
Recorrendo a abordagens no âmbito da Psicologia e da saúde psicológica e mental, a UC pretende contribuir para a promoção do bem-estar individual e prevenção do burnout nos participantes, a nível científico e a nível aplicado/prático. Pretende também contribuir para a melhoria dos conhecimentos e sensibilização para a prevenção do stress elevado, nomeadamente de stress no trabalho, passível de a longo prazo se transformar em burnout, bem como da relação entre stress e outros indicadores de saúde psicológica (ex: coping, resiliência) ou indicadores de risco (ex: ansiedade, depressão, conflito trabalho-família).
A UC pode ainda contribuir para a divulgação de conhecimentos de carácter científico (seja através da formação ou de apresentação de resultados de investigação) e para a prestação de serviços à comunidade no âmbito da educação contínua e da promoção do bem-estar psicológico.
Numa perspetiva individual, o curso pode contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional no âmbito da aprendizagem ao longo da vida, e para a atualização de conhecimentos na área da saúde mental e da gestão do stress do burnout, com enfase no autoconhecimento e na psicoeducação.
Docente Responsável: Professora Doutora Cristina Queirós
Outros docentes: Sílvia Monteiro Fonseca; Jorge Manuel de Sousa Magalhães Rodrigues; Rute Pereira Leite
Duração: 27 horas de contacto
Regime: b-learning
Destinatários: Profissionais de saúde (ex: enfermeiros ou administrativos no SNS ou unidades de saúde privadas) e profissionais de socorro (ex: técnicos de emergência médica, bombeiros, polícias, técnicos de proteção civil), mas também qualquer profissional de outra área que necessite de conhecer estratégias de gestão de stress e esteja interessado na prevenção do burnout.
Vagas totais: 30
Condição específica de ingresso obrigatória:
Os candidatos terão de ser adultos maiores de 23 anos, a residir em território nacional, com 12º ano e a exercer atividade profissional
Critérios seleção/seriação candidatos:
Apresentação no ato de candidatura do CV, de documentos comprovativos das habilitações e da experiência profissional, bem como carta de motivação para a frequência da formação. A ordenação será efetuada através da seguinte fórmula:
- 6 pontos - Área de trabalho (6 pontos em profissões consideradas como linha da frente no combate à pandemia como profissional de saúde, ou de socorro; 5 pontos noutras profissões consideradas stressantes pela investigação científica; 4 pontos em profissões alteradas devido à pandemia como entregas, atendimento por telefone; 3 pontos noutras profissões).
- 4 pontos - Anos de experiência profissional na área (4 pontos para mais de 10 anos; 3 pontos para 3 a 10 anos; 2 pontos para 1 a 2 anos; 1 ponto para menos de 1 ano).
- 4 pontos - Carta de motivação elucidativa da importância de frequentar a UC (4 pontos para excelente; 3 pontos para muito boa, 2 pontos para adequada; 1 ponto para fraca).
- 3 pontos - Atividade científica (3 pontos para papel importante na participação em reuniões cientificas ou autorias; 2 pontos para papel moderado; 1 ponto para participação passiva/assistir).
- 3 pontos - Outros elementos relevantes (3 pontos para muito relevante; 2 pontos para moderadamente; 1 ponto para pouco relevante).
Acesso a conteúdos programáticos, metodologia e avaliação: aqui
Nº aula |
Formato |
data |
dia |
hora |
1 |
Presencial |
15 novembro |
6ª-feira |
18h00-21h00 |
2 |
online |
16 novembro |
sábado |
9h30-12h30 |
3 |
online |
16 novembro |
sábado |
14h00-17h00 |
4 |
Presencial |
22 novembro |
6ª-feira |
18h00-21h00 |
5 |
online |
23 novembro |
sábado |
9h30-12h30 |
6 |
online |
23 novembro |
sábado |
14h00-17h00 |
7 |
Presencial |
29 novembro |
6ª-feira |
18h00-21h00 |
8 |
Presencial |
30 novembro |
sábado |
9h30-12h30 |
9 |
Presencial |
30 novembro |
sábado |
14h00-17h00 |
Candidaturas online:
Modo de candidatura: online - selecionar opção candidatura de ingresso, em opções à direita
Guia para submeter candidatura (descarregar)
1ª fase
Prazo de candidatura: até 24-10-2024
Resultados provisórios: 25-10-2024
Audiência interessados: 28-10-2024 a 11-11-2024
Resultados finais: 12-11-2024
Inscrições: 12-11-2024 a 13-11-2024
2ª fase
Prazo de candidatura: até 11-11-2024
Resultados finais*: 12-11-2024
Inscrições: 12-11-2024 a 13-11-2024
*Dispensa-se fase de audiência interessados de acordo com o artigo 124.º, n.º 1, alínea a) do Código do Procedimento Administrativo, para permitir evitar prejudicar o início previsto da ação e, dessa forma, todos os candidatos de ambas as fases.
Documentos obrigatórios a anexar a formulário de candidatura:
a) CV
b) Certidão de habilitações académicas
c) Comprovativo(s) profissional(ais)
d) Carta de motivação
e) Documento de identificação:
Declaração de Dados de Identificação* (descarregar documento) OU cópia documento identificação original acompanhado de declaração de consentimento expresso para submissão de Documentos (descarregar documento)
g) Comprovativo de residência nacional (ex. recibos ( água, internet, telecomunicações, renda) certidão da Junta de Freguesia, nota de liquidação do IRS, certidão de Domicílio Fiscal,
comprovativo de morada (lojas do cidadão, Portal das Finanças e Juntas de Freguesia), certidão digital obtida via aplicação CC)
Prazo de candidatura: 12-11-2024 a 18-11-2024
* Em alternativa, no caso de não existir consentimento do titular, deverá proceder-se à exibição presencial do documento para efeitos de recolha manual dos dados necessários e/ou confirmação simples da identidade.
** São admitidos como comprovativos de residência os seguintes documentos: recibos (eletricidade, água, internet, telecomunicações, renda, etc…); certidão da Junta de Freguesia; nota de liquidação do IRS; certidão de Domicílio Fiscal; comprovativo de morada (habitualmente obtido nas lojas do cidadão, Portal das Finanças e Juntas de Freguesia); ou certidão digital para fazer prova da morada.
Proteção de Dados
A presente edição da formação Gestão do Stress e Prevenção do Burnout é financiada pelos fundos do programa «Next Generation EU» do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos».
Serviço para a Educação Contínua (SEC)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Rua Alfredo Allen 4200-135 Porto
E-mail: sec@fpce.up.pt Tlf: 226 061 890
F: https://www.facebook.com/sec.fpceup
Docente Responsável: | Cristina Queirós |
Sigla: | GSPBO |
Tipo de curso/ciclo de estudos: | Unidade de Formação Contínua |
Início: | 2021/2022 |