Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > MEAV
Mapa das Instalações

Cursos

Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º. Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

InformaçãoO curso/CE encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).


O Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (MEAV), organizado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUP) e pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), é um mestrado profissionalizante que habilita à docência no grupo disciplinar de artes visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.

O MEAV constitui-se num projeto de formação académica e profissionalizante de professore/as em Artes Visuais, abrangendo as áreas científicas de Artes Visuais e de Ciências da Educação, num total de 120 ECTS, incidindo especificamente na Formação Educacional Geral, na Didática Específica da área de Artes Visuais, na Iniciação à Prática Profissional, incluindo Prática de Ensino Supervisionada, e na Formação na Área da Docência: Artes Visuais.

O curso divide-se em 2 anos curriculares. No 1.º ano as UC propiciam a discussão de questões complexas sobre o ensino e a aprendizagem em artes visuais, fazendo apelo a quadros conceptuais críticos e a metodologias inovadoras de investigação no campo da educação artística. O objetivo essencial é o de assegurar, quer a formação para o trabalho de investigação próprio de um/a professor/a reflexivo/a, quer a aquisição das competências exigidas num estágio (de Mestrado).

O 2.º ano divide-se entre as UC de Estágio Pedagógico e de Relatório. O estágio permite o exercício da prática pedagógica em escolas do 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (com as quais foram previamente estabelecidos protocolos de cooperação), com o acompanhamento e supervisão de professore/as cooperantes no local de estágio e a orientação de docentes da FPCEUP e da FBAUP. O programa da UC de Relatório inscreve-se na área da didática específica e varia de acordo com temáticas, questões e problemas selecionados pelo/as estudantes, atendendo à experiência no contexto de estágio e à problematização da prática de ensino em artes visuais e com a investigação no campo da educação artística. A UC de Relatório (e o MEAV) culmina com a apresentação e defesa pública do relatório final, de carácter individual, perante um júri, especialmente constituído para o efeito.




Destinatários:

O MEAV dirige-se a pessoas interessadas numa formação académica e profissional de qualidade, centrada no desenvolvimento de conhecimentos capazes de responder aos desafios da docência em artes visuais, no contexto da escola e das exigências que se impõem à educação artística. As condições de acesso ao MEAV são, cumulativamente, as seguintes:

  1. Ser titular de uma habilitação académica superior com um mínimo de 120 ECTS na área científica de Artes Visuais (podendo candidatar-se com 75% dos créditos exigidos, condicionado à obtenção dos créditos em falta até à data da matrícula);
  2. Demonstrar o domínio oral e escrito da língua portuguesa (a avaliar, respetivamente, na entrevista e na apresentação, através de carta de motivação, dos motivos subjacentes à candidatura).

O MEAV proporciona competências científicas e pedagógicas necessárias ao exercício da docência no domínio das Artes Visuais, articulando o processo de ensino e aprendizagem com as atuais exigências de qualificação do corpo docente decorrentes das transformações sociais, educativas, científicas e tecnológicas. O MEAV prepara assim os/as seus/suas estudantes/as para o desenvolvimento e/ou potenciamento de uma carreira profissional na Docência e na Formação em Escolas do Ensino Básico e Secundário, no domínio do ensino das Artes Visuais.




Língua: Português

Horário:

1.º Semestre – Segunda e Terça das 16h às 21h;

2.º Semestre – Segunda a Quarta das 16h às 21h/22h.

(Exclusivamente relativo à componente curricular (1.º Ano) do MEAV e não inclui as UC de Opção. O horário das UC de Opção pode variar de acordo com a oferta definida anualmente, consultados os Conselhos Científicos de ambas as Faculdades).



Links Úteis:

Propinas

Regulamento, Plano de Estudos e Normas de Apresentação do Relatório




Comissão Científica

Pedro Ferreira
Diretor do curso


Catarina Sofia Silva Martins

Ana Catarina da Fonseca Almeida

Catarina Sofia Silva Martins

Angélica Maria Monteiro

 



Contactos

Serviço de Pós-Graduações
T.| 22 042 89 20
E.| spg@fpce.up.pt
Serviço Académico
T.| 22 042 89 00
E.| s_academico@fpce.up.pt




A3ES

Este curso encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior pelo período de 6 anos (31.7.2020 a 31.7.2026).

Mais informação pode ser encontrada nos relatórios produzidos pela A3ES.


Dados Gerais

Código Oficial: 6436
Diretor: Pedro Ferreira
Sigla: MEAV
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado
Início: 2008/2009
Duração: 4 Semestres

Planos de Estudos

Unidades Orgânicas Envolvidas

Diplomas

  • Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (60 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-02-22 às 00:28:41 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias