|
Este curso encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior pelo período de 6 anos (29.06.2016) |
Objetivos
Para obter o grau de licenciado/a é preciso ter demonstrado, através dos processos de ensino/aprendizagem, a posse de conhecimentos, a capacidade de os aplicar, a capacidade de recolher seleccionar e analisar informação, a capacidade de diagnosticar e intervir na resolução de problemas, a capacidade de comunicar informação e de aprender ao longo da vida.
Para o efeito, a estrutura curricular concretiza-se através de 5 tipos de componentes de formação, articuladas entre si:
- uma componente de formação teórica pluridisciplinar em Educação distribuída por várias áreas científicas com património reconhecido no pensamento sobre educação (Educação; Psicologia; Currículo; História; Sociologia; etc.);
- uma componente de formação em metodologias de investigação quantitativas e qualitativas bem como investigação-ação, fundamentadora de uma postura de cariz investigativo e de intervenção acerca dos problemas e dos fenómenos educativos nos seus vários contextos;
- uma componente marcadamente teórico-prática através das quais se procura promover competências gerais de natureza cognitiva e prática, envolvendo dimensões relacionais, de comunicação e de desenvolvimento pessoal e social;
- uma componente de seminário de iniciação à mediação e à formação (SIMF) através da qual os/as estudantes contactam com profissionais e com contextos e práticas profissionais nas várias áreas de profissionalização em Ciências da Educação: Educação, Cidadania e Proteção Social; Educação em Contextos de Cultura e Lazer, Educação/Formação de Adultos e Desenvolvimento Local; Educação e Gestão Educacional;
- uma componente opcional livre, de entre a oferta do grupo de Ciências da Educação do Mestrado Integrado em Psicologia ou em qualquer 1.º ciclo da UP.
Condições de acesso
O acesso ao curso de 1º ciclo em Ciências da Educação não tem pré-requisitos e realiza-se sob duas modalidades previstas na lei:
- Concurso Nacional de Acesso, através da aprovação no ensino secundário ou habilitação equivalente, tendo realizado uma das seguintes provas:
02 Biologia e Geologia (B) ou
02 Biologia e Geologia (G) ou
17 Matemática Aplicada às Ciências Sociais ou
18 Português.
- Concursos Especiais de Acesso ao Ensino Superior:
Titulares de provas de acesso ao ensino superior para maiores de 23 anos;
Titulares de cursos superiores;
Reingresso;
Mudança de Curso;
Transferência.
Nota do último colocado na 1ª fase do concurso de acesso:
em 2015/2016: 133,5
em 2016/2017: 138,0
em 2017/2018: 139,0
Critérios de seleção e seriação
No âmbito do Concurso Nacional de Acesso a nota de acesso é obtida através da média do secundário 50% + provas de ingresso 50%
Legislação
Despacho do registo de adequação do curso:
Despacho nº 4572/2007, de 6 de Fevereiro, publicado no Diário da República, 2ª série, Nº 51, 13 de Março de 2007
Saídas Profissionais
Razões para frequentar o curso
O 1º ciclo de estudos em Ciências da Educação capacita os/as licenciados/as em Ciências da Educação para serem especialistas em educação/formação isto é, profissionais que desempenharão a sua atividade em contextos de educação e de formação diversos, inseridos no sistema educativo e fora dele, como sejam:
- Agências de Desenvolvimento Local
- Associações culturais, recreativas, desportivas
- Câmaras Municipais
- Casas de Juventude
- Centros de Educação e Formação de Adultos
- Centros de Dia
- Centros Sociais
- Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ)
- Departamento de Educação para a Saúde
- Escolas e Agrupamentos do Ensino Básico e Secundário e TEIP
- Instituições de Proteção Social
- Juntas de Freguesia
- Lares de Infância e Juventude
- Serviços Educativos para a Infância, Juventude e 3ª idade
Contactos
Direção do curso:
Manuela FerreiraE. | manuela@fpce.up.pt
Serviço Académico
T. | 22 042 89 00
E. | s_academico@fpce.up.pt