Objetivos
Reflexão sobre práticas adequadas ao desenvolvimento de competências sociais e de literacia emergente em contextos educativos dos 3 aos 8 anos. Desenvolvimento de hábitos de planificação, integrando diferentes áreas de desenvolvimento. Desenvolvimento supervisionado de estratégias específicas de intervenção com vista ao desenvolvimento de competências sociais e de literacia. Utilização de recursos de auto-avaliação que apoiem a prática do educador no processo de construção de um ambiente adequado ao desenvolvimento dos níveis de competência já referidos. Promoção da articulação entre diferentes contextos (e.g. famílias, jardins-de-infância, escolas, serviços de apoio a crianças com incapacidades) implicados no processo de desenvolvimento e educação das crianças, com vista ao estabelecimento de práticas de transição/continuidade adequadas.
Informações
Coordenação científica: Professora Doutora Teresa Leal
Formadora: Doutora Carla Peixoto e Mestre Ana Sofia Dias
Unidades crédito (ccpfc): 2,6 U.C. (CCPFC)
Programa:
Conceitos introdutórios a nível do desenvolvimento social: Interacções sociais e comunicação; aceitação da diversidade humana; lidar com sentimentos; resolução de problemas sociais. Conceitos introdutórios a nível do desenvolvimento da literacia: Linguagem, literacia, literacia emergente, leitura e escrita. O desenvolvimento de competências sociais e de literacia em crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 8 anos de idade. Práticas adequadas ao desenvolvimento destas competências. Desenho, modelação e supervisão de estratégias promotoras de competências sociais e de literacia fundidas nas rotinas da sala de actividades a nível de: Animação de diferentes tipos de livros centrados em temáticas do desenvolvimento social em articulação com a promoção de competências de literacia. Articulação entre famílias e contextos educativos formais. Facilitação da interacção e da comunicação entre as crianças e entre as crianças e os profissionais de educação. Construção e aplicação de instrumentos de avaliação do ambiente educativo.