Questões aprofundadas da avaliação da qualidade em contextos de educação pré-escolar.
Apresentação da escala.
Organização dos itens, sistema de cotação e procedimento de observação.
Reflexão sobre treino de observação e estabelecimento de acordo inter-observadores. Treino de observação com a ECERS-R, com base na visualização de vídeo, com a supervisão de formadores experientes.
Discussão e reflexão sobre o sistema de cotação, os níveis de qualidade obtidos, sobre áreas fortes e necessidades observadas.
Discussão e reflexão sobre os níveis de qualidade obtidos e sobre o grau de acordo da avaliação do formando com a do formador.
Discussão e reflexão sobre áreas fortes e necessidades observadas, bem como o estabelecimento de um plano de acção para uma sala observada.
Metodologias / Avaliação:
Sessões Teórico/Práticas, com recurso a metodologia diversificada, privilegiando os métodos centrados no envolvimento activo (cognitivo e motivacional) dos formandos no processo de aprendizagem (ex. brainstorming; reflexão partilhada; trabalho de grupo; prática de competências). Sessões práticas de observação, recorrendo a imagens e vídeos, com supervisão dos formadores. Avaliação formativa através da apresentação e entrega de trabalhos sobre as temáticas lecionadas.