Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > MCED

Cursos

Mestrado em Ciências da Educação

O 2º ciclo em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UP tem como objectivos:

  • Proporcionar, no âmbito da Universidade do Porto, uma oferta de formação pós-graduada e especializada em Ciências da Educação, que permita problematizar, numa perspectiva complexa e crítica, fenómenos de educação e de formação, bem como perspectivar modos de acção e de investigação.
  • Proporcionar conhecimentos e competências aprofundados sobre métodos e técnicas de intervenção que permitam desenvolver modelos e dispositivos adequados para a concepção, implementação, avaliação e execução de programas e projectos de formação, gestão e intervenção comunitária e sócio-cultural.
  • Proporcionar conhecimentos aprofundados sobre métodos e técnicas de investigação que permitam desenvolver a investigação em educação.
  • Formar profissionais para o exercício autónomo da formação, da gestão, da direcção, da avaliação e da consultoria em educação.

 

Perfil de Competências de Mestre em Ciências da Educação

Este curso visa, com base no contacto orientado e reflexivo sobre a diversidade de contextos educativos formais e não formais e no desenvolvimento de processos de investigação/acção/intervenção, a formação de profissionais altamente qualificados/as, como Mestres em Ciências da Educação, cujo perfil compreende as seguintes competências:

a) análise crítica de dispositivos, contextos e projectos sócio-educativos de educação formal e de educação não formal e de actividades de natureza cultural e social;

b) concepção, gestão e avaliação de:

i) projectos curriculares, sócio-educativos e/ou comunitários;
ii) programas de orientação psico e sócio-pedagógica nos contextos escolar e familiar;
iii) processos de intervenção educativa e formativa em contextos de institucionalização;
iv) processos de formação de professores, de outros agentes educativos e de educação de adultos;

c) intervenção no quadro:
i) de situações e problemas educacionais e de formação identificados,
ii) do desenvolvimento institucional e comunitário, no sentido da promoção da qualidade de dispositivos de educação/formação;
iii) de consultoria ao desenvolvimento de iniciativas e políticas de educação/formação, nomeadamente no âmbito das cidades educadoras, da vida das escolas, da igualdade e diversidade, da protecção social, da produção e acesso à cultura, ...

d) investigação em educação, em casos específicos, por referência a contextos:
i) de educação formal e não-formal,
ii) de natureza social, cultural, económica, da saúde, da justiça e outras, onde as dimensões educativa e formativa são determinantes.

A partir destas competências, pode afirmar-se que se configura um perfil de gestor/a, avaliador/a, animador/a, consultor/a sócio-educativo e da formação.

PLANO DE ESTUDOS

O Plano de Estudos deste 2º Ciclo pretende constituir-se em articulação com o 1º ciclo, apresentado também no âmbito do Processo de Bolonha, constituído fundamentalmente por uma formação de base e por uma iniciação e integração à profissionalidade, com base num perfil profissional de Mediador/a Sócio-Educativo/a e da Formação, que habilita os seus licenciados para actuarem em instituições com fins educativos formais e não formais.
Para além das pessoas licenciadas em Ciências da Educação com o 1º ciclo (processo de Bolonha), este 2º ciclo em Ciências da Educação dirige-se a estudantes e profissionais de outras áreas que percepcionam como importante, para os seus percursos estudantis e profissionais, o conhecimento e a reflexão sobre modos de concretizar uma intervenção nos domínios da educação – em contextos de educação formal e de educação não formal, de protecção social, de reeducação ou outros -, da formação – de formadores, de gestão e animação da formação, do desenvolvimento pessoal, local e comunitário -, e em actividades de natureza cultural, social e económica, onde as dimensões educativa e formativa são determinantes.

A oferta de formação integra, quer a tradição das Ciências da Educação na FPCEUP, quer outras perspectivas nacionais e internacionais. Ao mesmo tempo, valoriza uma lógica integrada, de rigor e de inovação, na investigação e na intervenção nas realidades sócio-educativas, através de aprendizagens adequadas às transformações da educação e às exigências de empregabilidade.

Ao nível Curricular, este 2º ciclo organiza-se em torno de duas áreas estruturantes - Formação, Mediação e Gestão Educacional e Intervenção Comunitária, Consultoria e Mudança Social – e possui duas vias, uma profissionalizante e outra de investigação. Tendo em conta as vias de formação, as áreas estruturantes e as opções, podem ser diversos os percursos de formação.

As áreas anteriormente mencionadas podem ter diversos enfoques temáticos, como, por exemplo, Educação de Adultos, Educação e Artes, Educação e Culturas, Educação e Currículo, Educação e Género, Educação e Infância, Educação Intercultural, Formação de Profissionais da Formação, Formação de Professores e Formação para a Saúde.

O 2º Ciclo de formação em Ciências da Educação edição de 2013 – 2015 está organizado em cinco domínios: 

  • Desenvolvimento Local e Formação de Adultos – Este domínio do Mestrado em Ciências da Educação pretende proporcionar a aquisição, pelos estudantes, de diversas competências que lhes permitam: refletir sobre os processos de Educação/Formação nas suas diversas dimensões; equacionar diferentes conceções e práticas de Educação/Formação de Adultos e perspetivar a Formação de Adultos enquanto modo de participação nas mudanças do mundo atual; participar e influenciar processos de Desenvolvimento Local e Comunitário e de inserção territorial;  equacionar diferentes articulações entre Formação de Adultos, Desenvolvimento Local e Comunitário, Associativismo  e Animação Sociocultural; ter uma postura de investigação orientada para a melhoria das práticas profissionais em Educação/Formação de Adultos; dirigir, coordenar e implementar serviços e projetos de formação; elaborar, implementar e avaliar estratégias de intervenção no campo da formação e da formação de formadores; realizar consultoria em diferentes domínios da formação de adultos.
  • Intervenção Comunitária  – A área de Intervenção Comunitária emerge de uma linha de investigação CIIE, Política, Políticas e Participação, que se situa na interface entre educação e intervenção especialmente em grupos em risco de exclusão em função da classe social, do estatuto de migrante, da literacia, da orientação sexual, da incapacidade, .. Nos últimos anos, os coordenadores desta área têm estado envolvidos em projetos que atendem à intervenção educativa, social e comunitária, centrando-se tanto nas políticas que configuram estas experiências, quanto em experiências concretas em contextos diversos. A articulação com projetos de investigação e de intervenção em curso será acentuada, incluindo temáticas diversas como as drogas e delinquência juvenil, a pobreza, a mediação comunitária e o comércio justo.
  • Educação e Surdez. Bilinguísmo e Língua Gestual – O domínio “Educação e Surdez” surge da criação e expansão de uma área de investigação/intervenção em “Culturas Surdas, Surdez e Educação”, a qual tem expressão em diversos projetos nacionais e internacionais que constituem uma marca de referência da FPCEUP.Partindo de uma abordagem cultural da surdez, das suas especificidades culturais e linguísticas e das perspetivas de Educação Bilingue, o conjunto das temáticas abordadas pretende ser uma resposta aberta e multifacetada às necessidades de formação, encontrando-se ancorada em autores-charneira e nas mais recentes produções científicas, provenientes de reconhecidos trabalhos de investigação. Visa-se, ainda, fecundar o desenvolvimento de perspetivas críticas dos formandos sobre a surdez, as políticas da diferença, a escola e a sociedade inclusivas e, simultaneamente, fundamentar competências adequadas de investigação neste domínio, bem como formas de intervenção condizentes, junto de crianças, jovens e adultos surdos, na orientação e no acompanhamento das suas famílias, na formação de docentes, na organização escolar, nas comunidades surdas e ouvintes e nos processos de inclusão social e profissional, entre outros.Deste modo, espera-se interessar e cativar um conjunto de candidatos das mais diversas áreas, desde os próprios Surdos, a licenciados em Ciências da Educação, em Psicologia e Sociologia, a Professores, Educadores, Intérpretes e Professores de Língua Gestual, Terapeutas e, também, Pais e Familiares de surdos. Para os estudantes surdos está assegurado o Serviço de Interpretação em LGP.
  • As Crianças e a Família: Questões de Educação e Saúde – Este domínio situa-se no âmbito da linha de investigação do CIIE designada Cidadanias, Diversidades e Conhecimento Histórico. Com este domínio pretende-se proporcionar aos estudantes a aquisição de competências de investigação e de ação no que se refere à família como instância educativa própria e como instância prestadora de cuidados, na sua articulação com instituições educativas (escolares e não escolares) e de saúde. As questões e/ou desafios suscitados pelos direitos próprios das crianças e da infância e pelo estatuto e papéis sociais que as crianças detêm na família impõem-se na abordagem do tema deste domínio. Se a educação e a saúde constituem quer um mandato específico das famílias, quer uma preocupação central quando se procura a correção das assimetrias e das desigualdades sociais, torna-se imperioso identificar e refletir sobre os processos que afetam as famílias na prossecução deste mandato na sociedade portuguesa, bem como identificar estratégias que permitem, consideradas as relações geracionais que lhes subjazem, participar e influenciar processos geradores de uma maior igualdade, cidadania e justiça social.
  • Intervenção Pedagógica em Contextos Educativos Formais – Este é um domínio que visa promover a formação especializada das/os estudantes, capacitando-as/os para a investigação e a intervenção em agrupamentos escolares, departamentos municipais de educação e outras instâncias e projetos que assumam a Escola como referência. Pretende-se que as/os estudantes possam desenvolver as competências necessárias que os habilitem a participar em iniciativas que tenham a ver com o desenvolvimento de: (i) ações relacionadas com a inovação pedagógica e a intervenção com crianças e jovens em situação de conflito, de insucesso e de abandono escolares; (ii) atividades de natureza institucional, entre as quais se valorizam as ações de consultadoria, de formação e de avaliação e (iii) projetos de intervenção relacionados com o desenvolvimento de sinergias entre as escolas e as entidades com as quais estas se relacionam (Associações de Pais, Associações Recreativas, Desportivas e Culturais, CPCJ, IPSS, Centros de Saúde, etc.).

Para todas as edições do curso são organizados domínios, cuja informação será divulgada na informação do concurso de candidatura.

 

CONSULTAR:
Decreto-Lei nº 74/2006
Regulamento dos Segundos Ciclos de Estudo da Universidade do Porto
Regulamento e Plano de Estudos do 2º Ciclo em Ciências da Educação
Normas para a elaboração da Dissertação/Relatório
Regulamento de Estágios
Regulamento das Propinas

 


Informações

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Rua Alfredo Allen, 4200-135 PORTO
Telef.: 351 22 607 97 00
Fax: 351 22 607 97 25

> Serviço de Pós-Graduações
Telef.: 351 22 607 97 00
gpg@fpce.up.pt

> Secretaria
Telef.: 351 22 606 58 87 - 351 22 607 97 00
s_academico@fpce.up.pt

 


Dados Gerais

Código Oficial: 6031
Diretor: Alexandra Sá Costa
Sigla: MCED
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado
Início: 2007/2008
Duração: 4 Semestres

Planos de Estudos

Diplomas

  • Mestrado em Ciências da Educação (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Ciências da Educação (60 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Cursos/Ciclos de Estudos Antecessores

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-12-16 às 04:45:37 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico