Cidadania, Media e Tecnologias Digitais em Educação
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Formação Educacional Geral |
Ocorrência: 2025/2026 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta UC justifica-se pela necessidade repensar os saberes docentes face aos desafios decorrentes da sociedade da informação e do conhecimento. Justifica-se, ainda, quer pelas orientações nacionais e internacionais no âmbito do Plano de Ação para a Educação Digital. A tem um caráter teórico-prático. Do ponto de vista teórico, a UC aborda os conceitos de educação para a cidadania digital e mediática (ECDM). Do ponto de vista prático, os estudantes deverão analisar recursos educativos digitais e mobilizar diferentes media para a elaboração de objetos de aprendizagem envolvendo conteúdos curriculares de disciplinas do grupo 600.
Resultados de aprendizagem e competências
Espera-se:
- Identificar aspetos fundamentais acerca da ECDM e posicionar-se criticamente com base no referencial teórico e normativo
- Avaliar recursos e ambientes educativos digitais quanto ao potencial de participação e de inclusão.
- Produzir objetos de aprendizagem, envolvendo conteúdos curriculares de disciplinas do grupo 600, mobilizando diferentes media
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
não se aplica
Programa
- I. Fundamentos da Educação para a cidadania digital e mediática
- II. Avaliação de recursos educativos digitais
- III. Conceção de objetos de aprendizagem envolvendo conteúdos curriculares de disciplinas do grupo 600, mobilizando diferentes media
Bibliografia
Carvalho, A. (2015) (Org.). Apps para dispositivos móveis: manual para professores, formadores e bibliotecários. https://erte.dge.mec.pt/sites/default/files/Recursos/Estudos/apps_dispositivos_moveis2016.pdf
Coppi, Marcelo, Fialho, Isabel, Cid, Marília, Leite, Carlinda, & Monteiro, Angélica (2022). O uso de tecnologias digitais em educação: Caminhos de futuro para uma educação digital. Práxis Educativa, 17, 1–20. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19842.055
Comissão Europeia (2020). Digital Education Action Plan (2021-2027). https://education.ec.europa.eu/focus--topics/digital-education/action-plan
Monteiro, A. (2021) (Coord.). Educação para a cidadania digital de jovens. https://ciie.fpce.up.pt/pt/resources/youth-digital-citizenship-education
Moreira, J. A., Dias-Trindade, S., Knuppel, M. A., & Serra, I. (2024). Quadro de Referência das Competências Pedagógico-Digitais de Professores. Pedagogical Digcompedu Reloaded. Santo Tirso: Whitebooks. http://hdl.handle.net/10400.2/16347
Bibliografia Obrigatória
Coppi, Marcelo, Fialho, Isabel, Cid, Marília, Leite, Carlinda, & Monteiro, Angélica (2022); uso de tecnologias digitais em educação: Caminhos de futuro para uma educação digital, 2022
Moreira, J. A., Dias-Trindade, S., Knuppel, M. A., & Serra, I.; Quadro de Referência das Competências Pedagógico-Digitais de Professores. Pedagogical Digcompedu Reloaded., 2024 (http://hdl.handle.net/10400.2/16347)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A UC, organizada nos três temas/conteúdos enunciados, é desenvolvida por tópicos centrado no estudante, na acessibilidade e na construção social de saberes. Debates temáticos presenciais, discussões e reflexões em fóruns online correspondem a atividades que procuram promover a interação, a partilha de ideias e a construção conjunta de conhecimento baseado na pluralidade de experiências e saberes e pautado na valorização da diversidade. A UC presencial, complementada por uma sala de aula virtual desenvolvida no Sistema de Gestão de Aprendizagem MOODLE da Universidade do Porto, onde serão colocados, de forma complementar, para cada tema, sugestões de recursos de aprendizagem que servirão de suporte para o estudo e a pesquisa. Estes procedimentos, orientados para a organização e mapeamento de discursos políticos e conceções teóricas, apoiarão análises críticas sustentadas assim como a reconfiguração e partilha e a criação de recursos mediatizados, em aulas teórico-práticas.Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Trabalho escrito |
60,00 |
| Trabalho prático ou de projeto |
40,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Frequência das aulas |
32,00 |
| Estudo autónomo |
49,00 |
| Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Presença am 75% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação das aprendizagens e competências demonstradas envolve duas modalidades: avaliação contínua, individual (60%), onde se contempla o percurso de formação, o envolvimento em processos de pesquisa, a participação nas atividades de interação e de partilha e os argumentos construídos, e o trabalho final, em grupos, (40%), que consiste na elaboração de um objeto de aprendizagem envolvendo conteúdos curriculares de disciplinas do grupo 600, mobilizando diferentes media
Provas e trabalhos especiais
Não estão previstos.
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
de acordo com o regulamento em vigor
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação final poderá ser realizada através da repetição de algumas componentes em que tal seja possível ou através de um plano alternativo a ser negociado com os docentes no início do semestre.