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Cidadania, Media e Tecnologias Digitais em Educação

Código: MEAV07     Sigla: CMTDE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Formação Educacional Geral

Ocorrência: 2025/2026 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º. Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEAV 26 Plano de Estudos 2025 1 - 3 30 81
Plano de Estudos 2025 - Transição 1 - 3 30 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Angélica Maria Reis Monteiro Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,00
Angélica Maria Reis Monteiro 1,00
Thiago Freires Rodrigues 1,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta UC justifica-se pela necessidade repensar os saberes docentes face aos desafios decorrentes da sociedade da informação e do conhecimento. Justifica-se, ainda, quer pelas orientações nacionais e internacionais no âmbito do Plano de Ação para a Educação Digital. A tem um caráter teórico-prático. Do ponto de vista teórico, a UC aborda os conceitos de educação para a cidadania digital e mediática (ECDM). Do ponto de vista prático, os estudantes deverão analisar recursos educativos digitais e mobilizar diferentes media para a elaboração de objetos de aprendizagem envolvendo conteúdos curriculares de disciplinas do grupo 600. 

Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se: 

  1. Identificar aspetos fundamentais acerca da ECDM e posicionar-se criticamente com base no referencial teórico e normativo
  2. Avaliar recursos e ambientes educativos digitais quanto ao potencial de participação e de inclusão.
  3. Produzir objetos de aprendizagem, envolvendo conteúdos curriculares de disciplinas do grupo 600, mobilizando diferentes media

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

não se aplica

Programa


  1. I. Fundamentos da Educação para a cidadania digital e mediática

  2. II. Avaliação de recursos educativos digitais

  3. III. Conceção de objetos de aprendizagem envolvendo conteúdos curriculares de disciplinas do grupo 600, mobilizando diferentes media 


 Bibliografia


Carvalho, A. (2015) (Org.). Apps para dispositivos móveis: manual para professores, formadores e bibliotecários. https://erte.dge.mec.pt/sites/default/files/Recursos/Estudos/apps_dispositivos_moveis2016.pdf  


 


Coppi, Marcelo, Fialho, Isabel, Cid, Marília, Leite, Carlinda, & Monteiro, Angélica (2022). O uso de tecnologias digitais em educação: Caminhos de futuro para uma educação digital. Práxis Educativa, 17, 1–20. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19842.055   


 


Comissão Europeia (2020). Digital Education Action Plan (2021-2027). https://education.ec.europa.eu/focus--topics/digital-education/action-plan   


 


Monteiro, A. (2021) (Coord.). Educação para a cidadania digital de jovens. https://ciie.fpce.up.pt/pt/resources/youth-digital-citizenship-education  


  


Moreira, J. A., Dias-Trindade, S., Knuppel, M. A., & Serra, I. (2024). Quadro de Referência das Competências Pedagógico-Digitais de Professores. Pedagogical Digcompedu Reloaded. Santo Tirso: Whitebooks.  http://hdl.handle.net/10400.2/16347 

Bibliografia Obrigatória

Coppi, Marcelo, Fialho, Isabel, Cid, Marília, Leite, Carlinda, & Monteiro, Angélica (2022); uso de tecnologias digitais em educação: Caminhos de futuro para uma educação digital, 2022
Moreira, J. A., Dias-Trindade, S., Knuppel, M. A., & Serra, I.; Quadro de Referência das Competências Pedagógico-Digitais de Professores. Pedagogical Digcompedu Reloaded., 2024 (http://hdl.handle.net/10400.2/16347)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A UC, organizada nos três temas/conteúdos enunciados, é desenvolvida por tópicos centrado no estudante, na acessibilidade e na construção social de saberes. Debates temáticos presenciais, discussões e reflexões em fóruns online correspondem a atividades que procuram promover a interação, a partilha de ideias e a construção conjunta de conhecimento baseado na pluralidade de experiências e saberes e pautado na valorização da diversidade. A UC presencial, complementada por uma sala de aula virtual desenvolvida no Sistema de Gestão de Aprendizagem MOODLE da Universidade do Porto, onde serão colocados, de forma complementar, para cada tema, sugestões de recursos de aprendizagem que servirão de suporte para o estudo e a pesquisa. Estes procedimentos, orientados para a organização e mapeamento de discursos políticos e conceções teóricas, apoiarão análises críticas sustentadas assim como a reconfiguração e partilha e a criação de recursos mediatizados, em aulas teórico-práticas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 60,00
Trabalho prático ou de projeto 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 32,00
Estudo autónomo 49,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Presença am 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação das aprendizagens e competências demonstradas envolve duas modalidades: avaliação contínua, individual (60%), onde se contempla o percurso de formação, o envolvimento em processos de pesquisa, a participação nas atividades de interação e de partilha e os argumentos construídos, e o trabalho final, em grupos, (40%), que consiste na elaboração de um objeto de aprendizagem envolvendo conteúdos curriculares de disciplinas do grupo 600, mobilizando diferentes media

Provas e trabalhos especiais

Não estão previstos.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

de acordo com o regulamento em vigor

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação final poderá ser realizada através da repetição de algumas componentes em que tal seja possível ou através de um plano alternativo a ser negociado com os docentes no início do semestre.
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