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Oficina de Introdução à Ética Educacional

Código: E532     Sigla: OIEE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Educação

Ocorrência: 2025/2026 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/ucurr_geral.ficha_uc_view?pv_ocorrencia_id=576861
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCED 14 Plano Oficial 3 - 3 28 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Norberto de Sousa Ribeiro Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,00
Norberto de Sousa Ribeiro 2,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos


  1. Identificar, reconhecer e refletir criticamente sobre a dimensão ética em educação, quer no âmbito profissional quer no âmbito científico.

  2. Desenvolver o domínio de conceitos constitutivos da problemática em estudo.

  3. Compreender a ética e a deontologia enquanto dimensões reguladoras das práticas profissionais.

  4. Compreender e apreciar criticamente documentos orientadores da investigação em educação, como seja a Carta Ética da SPCE.

  5. Desenvolver capacidades de análise de situações educativas numa perspetiva ética.

Resultados de aprendizagem e competências


  1. Capacidade de analisar cenários práticos da educação e investigação à luz de princípios éticos.

  2. Capacidade de desenvolver argumentos bem fundamentados sobre ética na educação e investigação, e de aplicar esses conhecimentos na análise de situações concretas.

  3. Capacidade de analisar documentos éticos e normas deontológicas na educação e na investigação.

  4. Desenvolvimento de uma postura reflexiva e crítica sobre as práticas educativas e investigativas, considerando as implicações éticas de cada decisão.

  5. Capacidade de identificar e agir de forma ética na resolução de questões educacionais complexas.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica.

Programa


  1. A Ética e a Moral no âmago da natureza humana: a necessidade antropológica e social da ética.

  2. A Ética e a Moral como construção social e como construtoras da realidade social e da identidade humana.

  3. Teorias da Ética: Éticas da Convicção, da Responsabilidade e da Convicção Responsável.

  4. Ética e Educação: da Ética Aristocrática à Ética Meritocrática.

  5. Ética e Deontologia profissional.

  6. Ética e Investigação em Ciências da Educação.

Bibliografia Obrigatória

Banks, Sarah & Nøhr, Kirsten; Ética prática para as profissões do trabalho social, Porto Editora, 2008
Baptista, Isabel (coord.), Caetano, Ana Paula, Amado, João, Azevedo, Maria da Conceição & Pais, Sofia Castanheira; Instrumento de Regulação Ético-Deontológica: Carta Ética, SPCE, 2021
Boff, Leonardo; A águia e a galinha uma metáfora da condição humana, Editora Vozes, 1997
Ferry, Luc & Vincent, Jean-Didier; O que é o Homem. Sobre os fundamentos da Biologia e da Filosofia, Edições Asa, 2003
Magalhães, João Batista; Horizontes da ética. Para uma cidadania responsável, Edições Afrontamento, 2010
Nóvoa, António; Carta a um jovem investigador em Educação. Investigar em Educação, II ª Série(3), 13-22

Bibliografia Complementar

Baptista, Isabel; Ética e Avaliação do Desempenho Docente, Ministério da Educação (Coleção Cadernos CCAP, 3), 2011
Arendt, Hannah; Eichmann in Jerusalem: a report on the banality of evil, The Viking Press, 1964
Clifford, W. Kingdon; The Ethics of Belief and Other Essays, Prometheus Books, Publishers, 1877
Le Bihan ; Les grands problèmes de l’éthique, Seuil, 1997
Prairat, Eirick; L'éthique éducative: entre déontologisme et conséquentialisme. Revue française de pédagogie, 137(1), 37-46., 2001

Observações Bibliográficas

Para além das referências bibliográficas indicadas, outras mais específicas serão facultadas, quer para aprofundar a discussão dos conceitos abordados, quer para apoiar os temas de interesse e trabalhos escolhidos pelos/as estudantes.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas.
Exposição.
Debate de casos.
Leitura, apresentação e análise de textos.
Participação em fóruns online.
Produção de trabalhos escritos individuais.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ética nas ciências sociais
Ciências Sociais > Ciências da educação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 30,00
Frequência das aulas 20,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

A obtenção da frequência pressupõe o cumprimento da assiduidade de acordo com o previsto na lei para os restantes cursos da faculdade e sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final resulta dos seguintes componentes de avaliação:
- participação nas aulas (2 valores) + participação nos fóruns online (mínimo 3 entradas) (2 valores)

- realização de um trabalho escrito individual final (10-15 páginas) (16 valores).

 
Para efeitos de avaliação final, a componente do trabalho escrito individual final prevê o mínimo de 9,5.

Em caso de insucesso no trabalho escrito individual na época normal, prevê-se a sua reformulação a entregar na época de recurso.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o regulamento da FPCEUP.

Melhoria de classificação

Através da melhoria do trabalho escrito individual final.

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