Oficina de Introdução à Ética Educacional
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências da Educação |
Ocorrência: 2025/2026 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| LCED |
14 |
Plano Oficial |
3 |
- |
3 |
28 |
81 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Identificar, reconhecer e refletir criticamente sobre a dimensão ética em educação, quer no âmbito profissional quer no âmbito científico.
- Desenvolver o domínio de conceitos constitutivos da problemática em estudo.
- Compreender a ética e a deontologia enquanto dimensões reguladoras das práticas profissionais.
- Compreender e apreciar criticamente documentos orientadores da investigação em educação, como seja a Carta Ética da SPCE.
- Desenvolver capacidades de análise de situações educativas numa perspetiva ética.
Resultados de aprendizagem e competências
- Capacidade de analisar cenários práticos da educação e investigação à luz de princípios éticos.
- Capacidade de desenvolver argumentos bem fundamentados sobre ética na educação e investigação, e de aplicar esses conhecimentos na análise de situações concretas.
- Capacidade de analisar documentos éticos e normas deontológicas na educação e na investigação.
- Desenvolvimento de uma postura reflexiva e crítica sobre as práticas educativas e investigativas, considerando as implicações éticas de cada decisão.
- Capacidade de identificar e agir de forma ética na resolução de questões educacionais complexas.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não se aplica.
Programa
- A Ética e a Moral no âmago da natureza humana: a necessidade antropológica e social da ética.
- A Ética e a Moral como construção social e como construtoras da realidade social e da identidade humana.
- Teorias da Ética: Éticas da Convicção, da Responsabilidade e da Convicção Responsável.
- Ética e Educação: da Ética Aristocrática à Ética Meritocrática.
- Ética e Deontologia profissional.
- Ética e Investigação em Ciências da Educação.
Bibliografia Obrigatória
Banks, Sarah & Nøhr, Kirsten; Ética prática para as profissões do trabalho social, Porto Editora, 2008
Baptista, Isabel (coord.), Caetano, Ana Paula, Amado, João, Azevedo, Maria da Conceição & Pais, Sofia Castanheira; Instrumento de Regulação Ético-Deontológica: Carta Ética, SPCE, 2021
Boff, Leonardo; A águia e a galinha uma metáfora da condição humana, Editora Vozes, 1997
Ferry, Luc & Vincent, Jean-Didier; O que é o Homem. Sobre os fundamentos da Biologia e da Filosofia, Edições Asa, 2003
Magalhães, João Batista; Horizontes da ética. Para uma cidadania responsável, Edições Afrontamento, 2010
Nóvoa, António; Carta a um jovem investigador em Educação. Investigar em Educação, II ª Série(3), 13-22
Bibliografia Complementar
Baptista, Isabel; Ética e Avaliação do Desempenho Docente, Ministério da Educação (Coleção Cadernos CCAP, 3), 2011
Arendt, Hannah; Eichmann in Jerusalem: a report on the banality of evil, The Viking Press, 1964
Clifford, W. Kingdon; The Ethics of Belief and Other Essays, Prometheus Books, Publishers, 1877
Le Bihan ; Les grands problèmes de l’éthique, Seuil, 1997
Prairat, Eirick; L'éthique éducative: entre déontologisme et conséquentialisme. Revue française de pédagogie, 137(1), 37-46., 2001
Observações Bibliográficas
Para além das referências bibliográficas indicadas, outras mais específicas serão facultadas, quer para aprofundar a discussão dos conceitos abordados, quer para apoiar os temas de interesse e trabalhos escolhidos pelos/as estudantes.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas.
Exposição.
Debate de casos.
Leitura, apresentação e análise de textos.
Participação em fóruns online.
Produção de trabalhos escritos individuais.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ética nas ciências sociais
Ciências Sociais > Ciências da educação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Participação presencial |
20,00 |
| Trabalho escrito |
80,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
30,00 |
| Frequência das aulas |
20,00 |
| Trabalho escrito |
50,00 |
| Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
A obtenção da frequência pressupõe o cumprimento da assiduidade de acordo com o previsto na lei para os restantes cursos da faculdade e sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final resulta dos seguintes componentes de avaliação:
- participação nas aulas (2 valores) + participação nos fóruns online (mínimo 3 entradas) (2 valores)
- realização de um trabalho escrito individual final (10-15 páginas) (16 valores).
Para efeitos de avaliação final, a componente do trabalho escrito individual final prevê o mínimo de 9,5.
Em caso de insucesso no trabalho escrito individual na época normal, prevê-se a sua reformulação a entregar na época de recurso.
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Trabalho de estágio/projeto
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com o regulamento da FPCEUP.
Melhoria de classificação
Através da melhoria do trabalho escrito individual final.