Intervenção e Mediação Socioeducativa em Contexto de Acolhimento Residencial
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências da Educação |
Ocorrência: 2025/2026 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| LCED |
14 |
Plano Oficial |
3 |
- |
3 |
28 |
81 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A unidade curricular pretende estimular a reflexão em torno dos processos de intervenção e mediação socioeducativa em contextos de acolhimento residencial. Assim, espera-se que os estudantes, ao longo desta unidade curricular, possam:
-
Conhecer e compreender a evolução do Sistema de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo;
-
Compreender as situações e as características das Crianças e Jovens em Perigo;
-
Refletir e pensar sobre a Intervenção nestes contextos, nomeadamente nas Casas de Acolhimento;
-
Desenvolver a reflexão sobre o papel de um profissional das Ciências da Educação no trabalho com Crianças e Jovens em Perigo.
Resultados de aprendizagem e competências
Construir um pensamento e análise crítica, teoricamente fundamentados, sobre Intervenção e Mediação Socioeducativa;
Construir um pensamento e análise crítica, teoricamente fundamentados, sobre o Sistema de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo;
Analisar criticamente o modo de funcionamento das diferentes instituições que contactam com crianças e jovens em situação de perigo;
Promover o desenvolvimento de competências que apoiem a compreensão das realidades socioeducionais e o exercício de uma profissionalidade de mediador/a socioeducativo/a ancorada em princípios de justiça social.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
N/A
Programa
1.Sistema de Promoção e Proteção:
1.1.Evolução das políticas educativas;
1.2. Níveis de atuação e entidades envolvidas.
2. Crianças e jovens em situação de perigo
2.1. Características e potencialidades.
2.2. Historial de abandono.
2.3. Princípios éticos da intervenção
3. A intervenção em contexto de Acolhimento Residencial
3.1. O lugar da criança e do jovem.
3.2. O papel da escola e da educação.
3.3. A relação com o saber.
Bibliografia Obrigatória
Alvarez, Filipa, Carvalho, Isabel, & Baptista, Marta. ; Adolescentes em contexto institucional, Climepsi Editores, 2014
Alves , Sandra Nunes;
Filhos da madrugada : percursos adolescentes em Lares de infância e juventude. ISBN: 972-8726-83-6
Charlot , Bernard;
Da relação com o saber : elementos para uma teoria. ISBN: 85-7307-631-3
Delgado , Paulo;
Os direitos da criança : da participação à responsabilidade : o sistema de protecção e educação das crianças. ISBN: 972-8562-29-2
Faria, Luísa. ; Desenvolvimento do auto-conceito físico nas crianças e nos adolescentes, Análise psicológica, 4(XXIII), 361-371., 2005
Ferreira, D. and A. Cosme ; A Escola e as crianças e jovens em acolhimento residencial. , Edições Fibra, Editora Fibra, Editora Brasílica , 2019 (Ferreira, D. and A. Cosme (2019). A Escola e as crianças e jovens em acolhimento residencial. Educação e Direitos Humanos. C. Nunes and J. Polli. São Paulo, Edições Fibra, Editora Fibra, Editora Brasílica: 89-96.)
Ferreira, Daniela; Cosme, Ariana (2020) ; O sucesso educativo de crianças em acolhimento residencial, um inédito viável? , Educação, Sociedade & Culturas 56:119-136, 2020
Mota, Catarina Pinheiro, & Matos, Paula Mena. ; Adolescentes institucionalizados: O papel das figuras significativas na predição da assertividade, empatia e autocontrolo. , Análise psicológica, 28(2), 245-254., 2010
Trindade , Rui;
Escola, poder e saber : a relação pedagógica em debate. ISBN: 978-989-8148-34-6
Bibliografia Complementar
Carneiro, Roberto, Brito, Alberto, Carvalho, Álvaro, Sampaio, Daniel, Rocha, Dulce, Gomes-Pedro, João, . . . Almeida, Leandro.; Casa Pia de Lisboa: um projeto de esperança: As estratégias de acolhimento das crianças em risco, Principia, 2005
Stoer , Stephen;
Educação escolar e exclusão social
Sá, Teresa Casanova; Casas e Pessoas (prefácio). In T. M. P. Santos (Ed.), Acolhimento de Crianças e Jovens em Perigo (pp. ix-xi). , Climepsi Editores., 2008
Gomes, Isabel.; Acreditar no Futuro., Texto Editores., 2010
Rygaard , Niels Peter;
A criança abandonada. ISBN: 9727962297
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
No âmbito desta Unidade Curricular, adotaremos metodologias de ensino e aprendizagem que visam atingir os objetivos e conteúdos programáticos estabelecidos.
Nesse sentido, potenciar-se-á aos estudantes espaços-tempos de:
- Exposição
- Debate
- Trabalhos em grupo
- Pesquisa
- Apresentações orais
- Análise de casos reais.
Estas metodologias serão essenciais para criar um ambiente de aprendizagem dinâmico e interativo, propiciando aos estudantes a oportunidade de desenvolver competências críticas e práticas e aprendizagens substanciais referente ao campo em estudo.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Pedagogia social
Ciências Sociais
Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Participação presencial |
20,00 |
| Trabalho escrito |
30,00 |
| Trabalho prático ou de projeto |
50,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
25,00 |
| Frequência das aulas |
50,00 |
| Trabalho escrito |
25,00 |
| Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
O regime de avaliação adoptado pressupõe obrigatoriamente o cumprimento da assiduidade sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação dos discentes. O cumprimento do requisito assiduidade pressupõe a presença em 75% das aulas previstas no início do semestre.
Fórmula de cálculo da classificação final
De acordo com os objetivos e os conteúdos programáticos estabelecidos nesta UC, o processo de avaliação incluirá duas etapas principais: a realização de um trabalho prático em sala de aula (50%), a participação nas tarefas e discussões em aula (205) e a elaboração de uma síntese individual (30%).
Estas atividades avaliativas abordarão duas dimensões fundamentais dos conteúdos programáticos: O sistema de promoção e proteção e a intervenção em acolhimento residencial.
Os trabalhos propostos contarão com o acompanhamento do(s) docente(s)através de tutorias, que poderão ser individuais ou em grupo. O processo de avaliação será fundamentado em uma abordagem formativa, centrada em feedback sistemático e construtivo, visando promover aprendizagens efetivas.
Provas e trabalhos especiais
A obtenção de uma classificação inferior a 8 valores ou a não realização em/de um dos elementos de avaliação terá como mecanismo de recurso no âmbito da avaliação distribuída a:
- realização de novo trabalho prático e sua discussão com os docentes;
- realização de um nova síntese individual na época de frequências e exames subsequente.
Trabalho de estágio/projeto
N/A
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes que estejam dispensados por lei do cumprimento do regime de assiduidade devem contactar os docentes, nas primeiras 3 semanas do semestre, para combinar os mecanismos de apoio ao estudo e de tutoria que lhes garantam uma igualdade de circunstâncias em termos de aprendizagem e de avaliação, bem como para tomar conhecimento detalhado das modalidades e critérios de avaliação a que serão sujeitos.
Melhoria de classificação
Para efeitos de melhoria de classificação à UC na sua globalidade, os estudantes dispõem da oportunidade de realizar uma prova escrita sem consulta (exame) que incidirá sobre os conteúdos abordados na Unidade Curricular.