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Intervenção e Mediação Socioeducativa em Contexto de Acolhimento Residencial

Código: E531     Sigla: IMSCAR

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Educação

Ocorrência: 2025/2026 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCED 14 Plano Oficial 3 - 3 28 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Carla Daniela Pereira Maia Ferreira Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,00
Carla Daniela Pereira Maia Ferreira 2,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A unidade curricular pretende estimular a reflexão em torno dos processos de intervenção e mediação socioeducativa em contextos de acolhimento residencial. Assim, espera-se que os estudantes, ao longo desta unidade curricular, possam:

  • Conhecer e compreender a evolução do Sistema de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo;

  • Compreender as situações e as características das Crianças e Jovens em Perigo;

  • Refletir e pensar sobre a Intervenção nestes contextos, nomeadamente nas Casas de Acolhimento;

  • Desenvolver a reflexão sobre o papel de um profissional das Ciências da Educação no trabalho com Crianças e Jovens em Perigo.

Resultados de aprendizagem e competências

Construir um pensamento e análise crítica, teoricamente fundamentados, sobre Intervenção e Mediação Socioeducativa;

Construir um pensamento e análise crítica, teoricamente fundamentados, sobre o Sistema de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo;

Analisar criticamente o modo de funcionamento das diferentes instituições que contactam com crianças e jovens em situação de perigo;

Promover o desenvolvimento de competências que apoiem a compreensão das realidades socioeducionais e o exercício de uma profissionalidade de mediador/a socioeducativo/a ancorada em princípios de justiça social.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

N/A

Programa

1.Sistema de Promoção e Proteção:
1.1.Evolução das políticas educativas;
1.2. Níveis de atuação e entidades envolvidas.

2. Crianças e jovens em situação de perigo
2.1. Características e potencialidades.
2.2. Historial de abandono.
2.3. Princípios éticos da intervenção

3. A intervenção em contexto de Acolhimento Residencial
3.1. O lugar da criança e do jovem.
3.2. O papel da escola e da educação.
3.3. A relação com o saber.

Bibliografia Obrigatória

Alvarez, Filipa, Carvalho, Isabel, & Baptista, Marta. ; Adolescentes em contexto institucional, Climepsi Editores, 2014
Alves , Sandra Nunes; Filhos da madrugada : percursos adolescentes em Lares de infância e juventude. ISBN: 972-8726-83-6
Charlot , Bernard; Da relação com o saber : elementos para uma teoria. ISBN: 85-7307-631-3
Delgado , Paulo; Os direitos da criança : da participação à responsabilidade : o sistema de protecção e educação das crianças. ISBN: 972-8562-29-2
Faria, Luísa. ; Desenvolvimento do auto-conceito físico nas crianças e nos adolescentes, Análise psicológica, 4(XXIII), 361-371., 2005
Ferreira, D. and A. Cosme ; A Escola e as crianças e jovens em acolhimento residencial. , Edições Fibra, Editora Fibra, Editora Brasílica , 2019 (Ferreira, D. and A. Cosme (2019). A Escola e as crianças e jovens em acolhimento residencial. Educação e Direitos Humanos. C. Nunes and J. Polli. São Paulo, Edições Fibra, Editora Fibra, Editora Brasílica: 89-96.)
Ferreira, Daniela; Cosme, Ariana (2020) ; O sucesso educativo de crianças em acolhimento residencial, um inédito viável? , Educação, Sociedade & Culturas 56:119-136, 2020
Mota, Catarina Pinheiro, & Matos, Paula Mena. ; Adolescentes institucionalizados: O papel das figuras significativas na predição da assertividade, empatia e autocontrolo. , Análise psicológica, 28(2), 245-254., 2010
Trindade , Rui; Escola, poder e saber : a relação pedagógica em debate. ISBN: 978-989-8148-34-6

Bibliografia Complementar

Carneiro, Roberto, Brito, Alberto, Carvalho, Álvaro, Sampaio, Daniel, Rocha, Dulce, Gomes-Pedro, João, . . . Almeida, Leandro.; Casa Pia de Lisboa: um projeto de esperança: As estratégias de acolhimento das crianças em risco, Principia, 2005
Stoer , Stephen; Educação escolar e exclusão social
Sá, Teresa Casanova; Casas e Pessoas (prefácio). In T. M. P. Santos (Ed.), Acolhimento de Crianças e Jovens em Perigo (pp. ix-xi). , Climepsi Editores., 2008
Gomes, Isabel.; Acreditar no Futuro., Texto Editores., 2010
Rygaard , Niels Peter; A criança abandonada. ISBN: 9727962297

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

No âmbito desta Unidade Curricular, adotaremos metodologias de ensino e aprendizagem que visam atingir os objetivos e conteúdos programáticos estabelecidos.

Nesse sentido, potenciar-se-á aos estudantes espaços-tempos de:

  • Exposição
  • Debate
  • Trabalhos em grupo
  • Pesquisa
  • Apresentações orais
  • Análise de casos reais.

Estas metodologias serão essenciais para criar um ambiente de aprendizagem dinâmico e interativo, propiciando aos estudantes a oportunidade de desenvolver competências críticas e práticas e aprendizagens substanciais referente ao campo em estudo.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Pedagogia social
Ciências Sociais
Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 30,00
Trabalho prático ou de projeto 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 25,00
Frequência das aulas 50,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

O regime de avaliação adoptado pressupõe obrigatoriamente o cumprimento da assiduidade sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação dos discentes. O cumprimento do requisito assiduidade pressupõe a presença em 75% das aulas previstas no início do semestre.

Fórmula de cálculo da classificação final

De acordo com os objetivos e os conteúdos programáticos estabelecidos nesta UC, o processo de avaliação incluirá duas etapas principais: a realização de um trabalho prático em sala de aula (50%), a participação nas tarefas e discussões em aula (205) e a elaboração de uma síntese individual (30%).


Estas atividades avaliativas abordarão duas dimensões fundamentais dos conteúdos programáticos:  O sistema de promoção e proteção e a intervenção em acolhimento residencial.

 

Os trabalhos propostos contarão com o acompanhamento do(s) docente(s)através de tutorias, que poderão ser individuais ou em grupo. O processo de avaliação será fundamentado em uma abordagem formativa, centrada em feedback sistemático e construtivo, visando promover aprendizagens efetivas.

Provas e trabalhos especiais

A obtenção de uma classificação inferior a 8 valores ou a não realização em/de um dos elementos de avaliação terá como mecanismo de recurso no âmbito da avaliação distribuída a:
- realização de novo trabalho prático e sua discussão com os docentes;
- realização de um nova síntese individual na época de frequências e exames subsequente.

Trabalho de estágio/projeto

N/A

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que estejam dispensados por lei do cumprimento do regime de assiduidade devem contactar os docentes, nas primeiras 3 semanas do semestre, para combinar os mecanismos de apoio ao estudo e de tutoria que lhes garantam uma igualdade de circunstâncias em termos de aprendizagem e de avaliação, bem como para tomar conhecimento detalhado das modalidades e critérios de avaliação a que serão sujeitos.

Melhoria de classificação

Para efeitos de melhoria de classificação à UC na sua globalidade, os estudantes dispõem da oportunidade de realizar uma prova escrita sem consulta (exame) que incidirá sobre os conteúdos abordados na Unidade Curricular.
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